O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Realidade dos Centros Urbanos
Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
ROCHA, Arlindo Carvalho
CENEVIVA, Ricardo; FARAH, Marta Ferreira Santos
NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
PLANO DE GESTÃO.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
AÇÕES, CAMPANHAS E PROJETOS, DE ROTARACT
Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável
Gestão para Resultados
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO – SÃO PAULO
PLENÁRIA FINAL.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
44ª Assembleia Nacional da Assemae
José Alberto Ribeiro Carvalho
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Política Nacional de Habitação
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Gestão Municipal da Habitação
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Transcrição da apresentação:

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Bruna Pizzetti Trevisol Fernanda de Mendonça Gabriela de Lima Laís Silveira Santos Priscila Bertoncini Tamilly Viríssimo

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 1 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY INTRODUÇÃO Global Accountability Report (2005): avaliou 30 organizações globais sobre as dimensões de transparência, participação, avaliação e canais de ouvidoria. As organizações com melhores resultados possuem apenas sistemas básicos de prestação de contas, sendo a transparência a questão menos desenvolvida. Accountability revela-se como “a obrigação de prestar contas a portadores de expectativas” (HEIDEMANN, 2009, p. 303). Objetivo geral: compreender o processo de construção da accountability e sua aplicação nas relações entre os gestores do Projeto do Maciço do Morro da Cruz, seus parceiros e a comunidade beneficiária. Objetivos específicos: Definir categorias de análise que possibilitem a identificação de práticas de accountability entre os atores envolvidos; Identificar à maneira pela qual as diretrizes do projeto estão sendo colocadas em prática; Verificar mecanismos de transparência e de responsabilização incorporados pelos gestores.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO: PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO: PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ Alternativa a situação de marginalidade encontrada na área central da cidade de Florianópolis. Intervenção em 16 comunidades, beneficiando diretamente 5.667 famílias e um total estimado de 22.708 habitantes (40% de toda população de interesse social do município). Áreas de atuação: rede de esgoto, água, energia elétrica, pavimentação, construção de muro de contenção, habitações , transporte vertical, recuperação ambiental, atividades de organização comunitária e educação sanitária e ambiental. Parque Urbano (educação e recuperação ambiental, além da geração de trabalho e renda). Figura 2 - Foto aérea da área de abrangência Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis, 2009.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO Figura 2 - Foto aérea da área de abrangência Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis, 2009.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO Ações preliminares realizadas antes do início das obras: Aprovação da LC Nº. 207/2005 - Zonas de Interesse Social; Traçado das poligonais que delimitam as comunidades; Mapeamento de todos os equipamentos existentes na área; Sobrevôo e Mapeamento de áreas para localização dos equipamentos comunitários; Elaboração de projetos de infra-estrutura; Levantamento sócio-econômico. 2008 – PAC: Assinatura da ordem de serviço das obras de infra-estrutura urbana; Assinatura da ordem de serviço para as obras de saneamento básico nas comunidades do Alto da Caeira e Serrinha; Assinatura da ordem de serviço referente ao contrato de supervisão e fiscalização; Figura 2 - Foto aérea da área de abrangência Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis, 2009.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO 1 – Morro da Mariquinha; 2 – Monte Serrat/ Nova Descoberta; 3 – Morro do Tico-Tico; 4 – Morro do 25/ Nova Trento; 5 – Morro do Horácio; 6 – Morro da Penitenciária; 7 – Morro da Queimada e Jagatá; 8 – Morro do Céu; 9 – Vila Santa Vitória; 10 – Serrinha; 11 – Caeira; 12 – Angelo ; 13 – Santa Clara; 14 – Laudelina da Cruz; 15 – José Boiteux; 16 – Morro do Mocotó. Figura 2 - Foto aérea da área de abrangência Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis, 2009.

Atores envolvidos e seus contextos O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 3 Atores envolvidos e seus contextos Organizações financiadoras: relação com o projeto acontece de forma top-down. Apoio da Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades como um dos principais financiadores. Líderes comunitários: parceiros na fiscalização e avaliação das ações, participando de reuniões e conselhos.

Atores Envolvidos e seus contextos O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 1 Atores Envolvidos e seus contextos ATOR PAPEL GRAU DE ENVOLVIMENTO GRAU DE IMPORTÂNCIA Líderes comunitários Fiscalizadores, parceiros e representantes Alto Média Comunidade Beneficiária Médio Muita Prefeitura (Secretaria) Financiadora, parceira e criadora do projeto Muito Governo Estadual Financiador Governo Federal (Ministério das Cidades) Baixo Caixa Econômica Federal Comitê Gestor do Projeto Executor, Fiscalizador e representante

Comunidade Prefeitura MACIÇO DO MORRO DA CRUZ CAIXA Governo Federal Líderes Comunitários Comitê Gestor Governo Estadual

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 5 Pontos positivos Implantação de rede de esgoto (CASAN), água (CASAN) e energia elétrica (CELESC) nas comunidades; Pavimentação e reestruturação de ruas; Construção de muros de contenção; Habitações; Recolhimento regular de lixos nas comunidades; Recuperação e preservação ambiental; Atividades de educação sanitária e ambiental; Regularização dos terrenos e cadastramento junto à prefeitura, dando a garantia de posse ao morador. Possibilidade de acesso de transporte coletivo em localidades onde antes era impossível o acesso; Valorização e reconhecimento de localidades onde antes só se conhecia por serem localidades de interesse social (“Favelas”);

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 6 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 7 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Pontos Resultados Negativos e dificuldades de implementação Pontos negativos: Atraso na construção de unidades habitacionais, diminuição das áreas verdes do parque, vulnerabilidade da vegetação do entorno do projeto. Dificuldades de Implementação: Carregamento do Material para obra; Periculosidade de execução das obras, por se tratar de regiões com alto índice de violência; Resistência de alguns moradores para que a obra aconteça; Falta de mão-de-obra qualificada para executar a obra Licitações para execução da obra que são abertas e não aparecem candidatos

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 8 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Accountability: Uma breve revisão Sobre o conceito de accountability faz-se necessário entender sobre a relevância da transparência das políticas/projetos públicos para que através de mecanismos haja o planejamento, a fiscalização e o controle das ações. O conceito de accountability é recente, porém atualmente muito utilizado na esfera pública, a idéia inicial da utilização deste era a “prestação de contas”, mas conhecendo o conceito de diversos atores podemos confirmar que a utilização é mais abrangente.  Accountability: Abrucio e Loureiro (2004, p.81) “a construção de mecanismos institucionais por meio dos quais os governantes são constrangidos a responder, ininterruptamente, por seus atos e omissões perante os governados”.

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 9 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Accountability: Uma breve revisão Miguel (2005, p.87) “diz respeito à capacidade que o constituinte têm de impor sanções aos governantes, notadamente reconduzindo ao cargo aqueles que se desincumbem bem da sua missão e destituindo os que possuem desempenho insatisfatório”. Falconer apud Silva (2009, p.1) “princípio de que as organizações devem fornecer informações suficientes para a sociedade se posicionar ao seu respeito”. Três pilares da accountability por Silva (2009, p.2) “transparência da execução dos serviços e nas relações com a sociedade; b) prestação de contas da alocação de recursos e resultados alcançados e; c) existência de mecanismos de responsabilização”

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 10 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Procedimentos metodológicos Classificação Estudo natureza qualitativa (descrever um fenômeno e suas relações). Procedimento de Pesquisa Estudo de caso avaliativo sob a perspectiva da accountability. Coleta de dados Dados secundários: materiais de divulgação, notícias na mídia, no site institucional da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental e outros trabalhos acadêmicos . Dados primários: entrevista com roteiro semi-estruturado. Diretor do Departamento de Habitação e Projetos Especiais, Engenheiro Américo Pescador, da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental e o líder comunitário do Alto da Caeira, Sr. Valdecir Moreira.

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 11 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY ANÁLISE DO PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY ORGANIZAÇÃO DA ANÁLISE: SISTEMAS HORIZONTAIS E VERTICAIS DE CONTROLE E AVALIAÇÃO FORMAS DE ACCOUNTABILITY DURANTE O MANDATO A QUESTÃO DA SANÇÃO LIMITES E AVANÇOS DA ACCOUNTABILITY

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 12 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Análise: Sistemas de Controle e Avaliação da Atuação Fiscalização dos Moradores da comunidade, principalmente dos líderes comunitários ; Reuniões de trechos, feita a cada início de obra;e, Controlado pela Caixa Econômica Federal.

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 13 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Análise: Sistemas de Controle e Avaliação da Atuação Avaliação através de uma equipe interna, composta por gestores públicos e líderes comunitários; É formativa, já que ocorrem durante a realização de suas atividades; O Comitê Gestor: acompanhar, verificar divulgar e prestar contas das obras e ações sociais realizadas.

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 14 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Análise: Accountability durante o mandato no projeto Controle Parlamentar: baixo – aprovação de lei; Controle Judicial: ativado por meio do controle social e análise de documentos pelo TCU e TCE; Controle de Resultados: PAC – Ministério das Cidades. Resultados parciais e finais, prazos; execução orçamentária; imprensa. Controle Administrativo-Financeiro: antes do início (Caixa) das obras e no decorrer (terceirizada) Controle Social: maior relevância. Líderes comunitários: elo entre Prefeitura e comunidade; Fiscalizador; Reuniões de trechos e reuniões mensais com líderes: informativa.

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 15 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Através dos Mecanismos Institucionalizados: TCU e TCE Caixa Econômica Federal Ministério Público Análise: Questão da Sanção

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 16 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Análise: Avanços Conscientização dos moradores locais para atuarem como fiscalizadores; Existe uma ampla divulgação das atividades que são executadas; Há uma equipe interna, o comitê gestor, que é responsável por avaliar e divulgar as ações desenvolvidas; Prestação de contas contínua dos Gestores do Projeto ao órgão fiscalizador institucional;

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 17 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Análise: Avanços As atas de todas as reuniões , até o ano de 2008, estão publicadas

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 18 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Análise: Limites Existem alguns moradores que não participam e não aceitam o projeto; Caixa Econômica Federal não conhece a realidade do MMC; As atas das reuniões do ano de 2009 não foram publicadas até o momento; Informativo de ações do P.A.C. na Comunidade do Maciço do Morro da Cruz elaborado pela prefeitura; Interesse próprio versus o interesse coletivo.

O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY 19 O PROJETO DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ SOB A ÓTICA DA ACCOUNTABILITY Considerações Finais

20 ABRUCIO, Fernando Luiz; LOUREIRO, Maria Rita. Finanças públicas, democracia e accountability. In: ARVATE, Paulo Roberto; BIDERMAN, Ciro. Economia do Setor Público no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004. BLAGESCU, Monica; LAS CASAS, Lucy de; LLOYD, Robert. Pathways to Accountability: A Short Guide to the GAP Framework. One World Trust, London (UK), 2005. CAMPOS, Ana Maria. Accountability: Quando poderemos traduzi-la para o português? Revista da Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV, fev./abr. 1990. CENEVIVA, Ricardo. Accountability: novos fatos e novos argumentos – uma revisão da literatura recente. Anais do EnAPG 2006. Encontro de Administração Pública e Governança da ANPAD. São Paulo, novembro de 2006. CENEVIVA, Ricardo & FARAH, Marta Ferreira Santos. Democracia, Avaliação e Accountability: a avaliação de políticas públicas como instrumento de controle democrático. Anais do EnANPG-2006. São Paulo. Novembro de 2006. HEIDEMANN, Francisco Gabriel. Ética de responsabilidade: sensibilidade e correspondência a promessas e expectativas contratadas. In: HEIDEMANN, F.G., SALM, J. F. (Org.) Políticas públicas e desenvolvimento: Bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: UnB, 2009. p. 301-309. IORIO, Cecília. Normas, procedimentos e instrumentos de transparência das organizações da sociedade civil sem fins lucrativos do Brasil. In: Hábitos de doar a captar recursos no Brasil. Ciclo Assessoria para o Desenvolvimento, Márcia Brito e Maria Emilia Melo (org.). São Paulo: Peirópolis, 2007. MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3. ed. Porto Alegre: ArTmed, 2004. MINISTÉRIO DAS CIDADES. O ministério. Disponível em: <http://www.cidades.gov.br/ministerio-das-cidades/historico>. Acesso em 14 nov. 2009. Parceiros Voluntários; BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. E o que é Transparência e Prestação de Contas? Disponível em: <http://www.parceirosvoluntarios.org.br/projetosemparceria/BID/porque_participar.asp>. Acesso em: 12 out. 2009. PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS - PMF. Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental. Relatório de atividades 2008. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/habitacao/publicacoes_/relatorios/smhsa_relatorio_atividades_2008.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2009. Habitação e Saneamento Ambiental. Regimento interno do comitê gestor. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/habitacao/publicacoes_/atasmmc/comite_gestor/regimento_interno_comite_gestor.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2009. Habitação e Saneamento Ambiental. Projeto do maciço do Morro da Cruz. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/habitacao/habitacao_/hb_morrodacruz.htm>. Acesso em: 29 out. 2009. RANGEL, Angelita; MELO, Maria Emilia.Transparência através da WEB1: Mecanismos e indicadores para o fortalecimento institucional de ONGs. Núcleo de Apoio à Pesquisa e Educação Continuada. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <www.icomfloripa.org.br/transparencia/.../pesquisa_transparencia.pdf>. Acesso em: 14 out. 2009. RICHARDSON, Roberto Jarry; PERES, José Augusto de Souza. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. ROCHA, Arlindo Carvalho. O processo orçamentário brasileiro como instrumento de accountability. Anais do III EnAPG-2008. Salvador. Novembro de 2008. SILVA, Carlos Eduardo Guerra. Prestação de Contas e Controle Social no Terceiro Setor de Belo Horizonte. In: XXXIII EnANPAD - Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2009, São Paulo. Anais do XXXIII EnANPAD, 2009. YIN, Robert, K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.