CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
DIREITO ADMINISTRATIVO
O CONCEITO DE ACCOUNTABILITY
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
A Gestão Social pode ser vista como...
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
Marcos Históricos da Governança Corporativa
OLIVIERI, Cecília. O Controle Interno como instrumento de Accountability Horizontal: uma Análise Exploratória da Controladoria Geral da União. Considerações.
ROCHA, Arlindo Carvalho
Eduardo Cechinel Julia Vieira Juliana Bittencourt Nathaly Pizzolatti
CENEVIVA, Ricardo; FARAH, Marta Ferreira Santos
ABRUCIO, Fernando Luiz; LOUREIRO, Maria Rita
NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA
Sistemas de Accountability
Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) Sistemas de Accountability
Democracia, Avaliação e Accountability
CONTROLE SOCIAL Acadêmicas: Emanuella Koerich Zapellini Fernanda de Paula Laura Roza Conrado Mariana Leite Bado.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
O Terceiro Setor e a sua interface com o Estado
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Ricardo Ceneviva e Marta Ferreira Santos Farah
DIREITO ADMINISTRATIVO
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
GRUPOS PRATA E DOURADO Cenário Externo: -Mundo globalizado, competitivo impõe a necessidade de internacionalização; -Há restrições típicas das instituições.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Planejamento estratégico de gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais Izabela Moreira Corrêa Seminário:
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG
Ouvidoria Órgão de Participação Social
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Descentralização: impactos e desafios na sociedade civil organizada 3 Seminário da Série Aprimorando o Debate II Descentralização das Políticas e Ações.
Democracia.
CÉTICOS E ESPERANÇOSOS: PERSPECTIVAS DA LITERATURA SOBRE PARTICIPAÇÃO E GOVERNANÇA Soraya Vargas Côrtes UFRGS PPG em Sociologia.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
CADEIA DE VALOR Versão em Construção – 13/03 Gestão e Suporte GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Gerir compras e contratações Gerir contratos de bens e serviços.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
HISTÓRIA, OBJETIVOS E AVANÇOS NOS 16 ANOS DA LRF
Introdução ao Direito Administrativo Aula 1: As interfaces entre o direito administrativo e as políticas públicas ou por que estudar Direito em um curso.
Transcrição da apresentação:

CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança. São Paulo,. Considerações

1. INTRODUÇÃO Uso de responsabilização como equivalente à accountability.

2. DEFININDO E DELIMITANDO O CONCEITO DE ACCOUNTABILITY Quais mecanismos de controle são mecanismos de accountability? Apenas os mecanismos formais e institucionalizados. Não somente os formais, mas todo aquele que garante sanção (não só legal, mas também simbólica ou de caráter reputacional). Toda atividade de controle, fiscalização ou monitoramento. É adotado a noção intermediária que engloba não apenas atores institucionais, mas também organizações da sociedade civil e a mídia.

Quais os objetos dos mecanismos de accountability? A noção de accountability refere-se à responsabilização política de governantes e burocratas por seus atos e omissões e não apenas à responsabilização legal ou jurídica. Qual a capacidade de sanção dos mecanismos? Deve haver sanções, mesmo que de forma indireta. Ex.: Ministério Público, a má reputação de um candidato.

Accountability apenas na relação principal-agente? Não, já que algumas instituições estariam ausentes da accountability. Ex.: Tribunais de Contas, Ministério Público. Quais atores podem exercer o accountability? Não somente atores institucionais, mas também associações de cidadãos ou usuários de serviços públicos, organizações da sociedade civil e a mídia.

3. TIPOLOGIAS E MODELOS ACCOUNTABILITY ACCOUNTABILITY VERTICAL Atividades de fiscalização dos cidadãos e da sociedade civil que procuram estabelecer formas de controle ascendente sobre governantes e burocratas. ACCOUNTABILITY HORIZONTAL Atividades intra-governamentais de fiscalização e controle mútuos. * Não há possibilidade de classificar certas relações como horizontais, já que há hierarquia. Dessa forma se enquadra mais apropriadamente à imagem de verticalidade.

ACCOUNTABILITY INTRA-ESTATAL OU CONTROLE INSTITUCIONAL DURANTE O MANDATO Relações principal-agente: “o principal acha-se numa posição propícia pra controlar e, eventualmente, punir o agente”. Sistema Legal, ou outros atores estatais com poder de sanção: ex Judiciário. Atores e agências estatais com a função específica de fiscalizar e controlar autoridades e organizações públicas: Tribunais de Contas e Ministério Público.

ACCOUNTABILITY DURANTE O MANDATO Controle Parlamentar: fiscalização e monitoramento ostensivo do Executivo pelo Legislativo. Controles Judiciais: verificar e garantir que os representantes políticos e burocratas cumpram rigorosamente as leis e as regras estabelecidas (Tribunais e Ministério Público). Controle administrativo-financeiro: não permitir o mau uso dos recursos públicos e a corrupção, através de mecanismos internos da administração, auditorias independentes e/ou tribunais de contas.

ACCOUNTABILITY DURANTE O MANDATO Controles de resultados: responsabilizar o Poder Público pelo desempenho das políticas, programas e projetos governamentais através de órgãos do próprio governo, como também por burocratas ou técnicos contratados e até mesmo por agentes externos. Quem é o agente avaliador? O que avaliar?

ACCOUNTABILITY DURANTE O MANDATO Controle social: participação do cidadão por meio de auditorias externas independentes, audiências e consultas públicas; Forma de accountability vertical; Possibilidade de ampliação do espaço público; Assimetrias entre os controladores e os controlados; O vigiado estabelece as regras da vigilância; Democratização das relações entre Estado e sociedade;

Controle social: ACCOUNTABILITY DURANTE O MANDATO O aumento das oportunidades de participação tem como efeito o aprimoramento da capacidade estatal de elaborar políticas: Quando o cidadão pode expressar suas preferências publicamente; A voz popular pode reduzir os problemas de informação e diminuir os custos de transação; As autoridades estatais não podem prever todos os bens e serviços públicos que os cidadãos desejam.

Controle social: ACCOUNTABILITY DURANTE O MANDATO Produtos: Democratização do Estado ou uma reconciliação entre burocracia e cidadãos (Barzelay); Aprimoramento da capacidade estatal de produção e gestão de políticas. Condições para o êxito: Articulação com as instituições da democracia participativa; Fortalecimento das capacidades institucionais do Estado; Criar ou fortalecer canais e arenas que deêm espaço para a participação; Visibilidade das ações do Poder Público.

Accountability: CONSIDERAÇÕES FINAIS É um atributo do sistema político, e não dos agentes públicos; Refere-se ao arcabouço institucional e ao sistema político de um país e não a sua cultura política; Não é um predicado dos sujeitos, e sim, um atributo do sistema político que se impõe aos agentes públicos, governantes ou burocratas.

OBRIGADA!