CÉLULAS DE TRABALHO OU DE MANUFATURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Just-in-Time - Sistema de Puxar
Advertisements

Sistemas de produção enxuta
Ferramentas e sistemas da qualidade
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Automação em Sistemas Industriais
SIG Organização: Funções, Processos, Níveis Objetivo: contextualizar a organização descrevendo suas funções, processos e a interdependência com os SI’s.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO É o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados, de acordo com critérios específicos de homogeneidade,
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Prof. Miguel Antonio Pelizan
EM335 – Tecnologia Mecânica
Tipos de Processos Produtivos
3. Sistemas de Informação e a Produção
CAD - Projeto auxiliado por computador - software que permite dar suporte à função de projeto - arquivos técnicos (ex.: desenhos) armazenados por meio.
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Agrupamento de Atividades ou Departamentalização
Sistemas de Informação
Fluxo Contínuo de Material- Grupo 4
Processos e Layouts Produtivos
Administração da Produção I
Arranjo Físico - Layout
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
A influência do layout da operação em uma pequena empresa prestadora de serviços técnicos em informática: Um estudo de caso Lucas Fernando Chagas Maciel.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Layout OS&M Layout.
Programação da Produção I
Arranjo Físico e Fluxo Arranjo Físico = Layout
Layout Ana Maura Carla Alexandra Josiene Matos Jonathas Trindade
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira TECNOLOGIA DE PROCESSOS
Engenharia de produção Mecânica
Estratégia de Operações
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
LAYOUT PARA LINHA DE PRODUÇÃO E TECNOLOGIA CAD / CAM
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Arranjos físicos Tipos básicos
Programação da Produção I
FLEXIBLE MANUFACTURING SYSTEM
Programação da Produção I
ARRANJO FÍSICO CÉLULAS
Arranjo físico (layout)
Just in time Aula 07.
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Profº Eduardo Batman Júnior
Capítulo 8 Layout de Instalações 1.
SISTEMA JUST IN TIME TOYOTA
Arranjo físico e fluxo Aula 11.
PLANEJAMENTO DE PROCESSOS 5ª A 8ª AULA CURSO AUTOMAÇÃO.
ARRANJO FÍSICO (LAY OUT) Prof. Luís Felipe Tolentino
DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
MANUTENÇÃO.
TIPOS DE LOCALIZAÇÃO Clusters: caracteriza um agrupamento natural de empresas similares em determinada região geográfica, com as mesmas características.
1 M ODELO P ORTER DAS E STRATÉGIAS G ENÉRICAS Estratégia de liderança em custos/cadeia de valor Sistemas de informações gerenciais eficientes em custos.
Ferramentas e sistemas da qualidade
ARRANJO FÍSICO (LAY-OUT)
Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção Matéria – SEP 201 – Projeto de Fábrica Prof. Oswaldo Luiz Agostinho.
Arranjo Físico e Fluxo.
ARRANJO FÍSICO ou LAYOUT
TECNOLOGIA DE GRUPO É UM FILOSOFIA DE MANUFATURA NA QUAL
PRODUÇÃO ENXUTA JUST IN TIME
JIT (Just in Time) - História
Sistemas de Planejamento de Produção
Arranjo Físico e Fluxo. Introdução O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação; Definir.
Módulo: Qualidade e organização da produção
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
Layout de Empresas Industriais
Administração da Produção e Operações
Arranjo Físico de Produção
Transcrição da apresentação:

CÉLULAS DE TRABALHO OU DE MANUFATURA

Layout O arranjo físico é o posicionamento físico dos recursos de transformação de uma operação produtiva. Definir o layout é decidir onde colocar todas as instalações, equipamentos e pessoal da produção. Além disso, o layout determina a maneira segundo a qual os recursos transformados – materiais, informações e clientes – fluem pela organização.

Tipos de layout: Focalizado no produto (em linha) Focalizado no processo (funcional) Celular

Layout focalizado no produto É usado para descrever um tipo de organização da produção em que os departamentos de produção são organizados de acordo com o produto ou serviço produzido. Os produtos ou serviços tendem a avançar em linha reta ao longo da produção sem sofrer interrupção .

Layout focalizado no produto

Layout focalizado no processo É usado para descrever o tipo de organização na qual as operações de produção são agrupadas de acordo com o tipo de processo. Em outras palavras, todas as operações de produção que têm processo tecnológico similares são agrupadas para formar um departamento. Ex: todas as operações de produção de uma fábrica que envolvem pintura são agrupados para formar um departamento de pintura.

Layout focalizado no processo

Layout celular A manufatura baseada em células (manufatura celular), representa uma tentativa de combinar a eficiência do layout do produto orientado a um fluxo com a flexibilidade do layout de processo orientado a centro de trabalho ou células. As peças devem possuir uma identificação (código), no qual descrevem seu processo de fabricação. Sendo assim, peças com processo de fabricação semelhante podem ser agrupados em famílias de peças, uma vez que são feitas de forma semelhantes deverão ser agrupadas em uma mesma máquina ou célula reduzindo assim o tempo de preparação da máquina (setup).

Layout celular /Tecnologia de grupo

Vantagens da célula de manufatura As mudanças de máquinas entre lotes de peças são simplificadas, reduzindo assim os custos das mudanças e aumentando a capacidade de produção. A variabilidade de tarefas é reduzida e os períodos de treinamento para trabalhadores são abreviados. Há mais roteiros diretos ao longo da produção, permitindo que as peças sejam feitas mais rapidamente e o embarque seja mais rápido.

Vantagens da célula de manufatura As peças despendem menos tempo esperando e os níveis de estoques em processo são reduzidos. Uma vez que as peças são feitas sob condições de menor variabilidade de projeto de peças por trabalhadores que são mais especificamente treinados para peças, o controle da qualidade é melhorado.

Layout celular Dificuldades: O controle da produção torna-se mais complicado. Aumento do trabalho em processo Requer uma alta habilidade dos funcionários em relação ao layout do produto. Há mais problemas na manutenção.