Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.

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Transcrição da apresentação:

Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011

Gestão da Qualidade com foco nas pessoas

Módulo Motivação Humana – Bibliografia Human Motivation Yoshio Kondo 3A Corporation

Motivação Humana – Não trabalhamos somente por dinheiro. – A motivação humana básica independe de nacionalidade, religião, cultura, etc. – Motivação se torna mais e mais importante à medida em que se elevam os níveis de vida e de cultura das pessoas.

Teorias – Hierarquia de necessidades de Maslow – Sobrevivência – Segurança – Sociabilidade – Auto estima – Auto realização – Teoria de Motivação de Herzberg – Satisfações – Insatisfações

Os três elementos do trabalho – Criatividade (o prazer de pensar) – Atividade (o prazer de fazer) – Sociabilidade (o prazer de compartilhar resultados)

Trabalho x Lazer – O prazer dos esportes Autonomia e voluntariado O inesperado A tensão Ritmo Comparação justa - Medição

Trabalho x Lazer – O prazer dos esportes Resultados Imediatos Resultado antes do estilo Esforço e Habilidade Progresso e Reconhecimento Resultados x Prêmios financeiros

Senso de Responsabilidade 1. Os objetivos do trabalho devem ser claros 2. Deve se dar o maior grau de liberdade possível para a definição dos meios e métodos para se alcançar os objetivos A META É UMA EMPRESA SAUDÁVEL.

Standartização x Criatividade Atingindo as metas e respeitando-se especificações e restrições, deve-se permitir e incentivar a participação das pessoas na melhoria dos processos e procedimentos. A criatividade pode e deve ser utilizada para reduzir custos ou aumentar a produtividade dos processos existentes, mesmo eles já padronizados

Aprendendo com os Resultados – Aprendizado é fonte de motivação. – Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) – Acompanhamento Pontos falhos Pontos bons – Crítica a administração por objetivos

Teamwork – Espírito de Equipe – Objetivos devem ser amplos e não individuais – Incentivo a se ver o todo, inclusive com participação – Deve-se evitar fronteiras muito claras entre o trabalho das pessoas – Cooperação x Competição

Liderança e Participação – O líder tem um sonho – O líder é perseverante na busca do sonho – O líder dá apoio aos seus funcionários – O líder não interfere naquilo que os funcionários podem fazer por si – O líder dá os conselhos certos na hora certa – O líder é bem sucedido, mas não às custas do sacrifício de seus funcionários

Conclusão – As pessoas se motivam quando os objetivos do ambiente onde atuam estão integrados aos seus objetivos pessoais.