Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.

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Transcrição da apresentação:

Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011

Gestão da Qualidade com foco nas pessoas

Gestão da Qualidade Quem somos – Nome – Formação – Empresa ( Ramo, No. Func., Equip. Principais, Faturamento, etc.) – Função na Empresa. Acionista? – Diferencial Competitivo – Porque veio fazer o curso

Gestão da Qualidade Capacidade de mudar para melhor uma situação existente Visão de negócio Visão estratégica – Diferenciação

Módulo I Gestão do Conhecimento – Bibliografia Capital Intelectual Thomas A. Stewart Editora Campus

Gestão do Conhecimento A Era da Informação – A vitória do know how sobre a natureza

Gestão do Conhecimento A Era da Informação – Fontes de fundamentais de riqueza: Conhecimento e Comunicação, ocupando o lugar dos recursos naturais e do trabalho físico. – A parte eletrônica de um carro custa mais caro que o aço contido nele.

Gestão do Conhecimento A Era da Informação – Os efeitos da Revolução da Informação na indústria ( e portanto na sociedade industrial de hoje ) se assemelham aos efeitos da Revolução Industrial na agricultura ( e por conseguinte na sociedade agrícola da época ).

Gestão do Conhecimento A Empresa do Conhecimento – A questão básica é a utilização da tecnologia de informação

Gestão do Conhecimento A Empresa do Conhecimento – Uso tradicional da tecnologia de informação: automatizar os processos com a mesma visão do século XIX.

Gestão do Conhecimento A Empresa do Conhecimento – Novo uso da tecnologia de informação: usar as informações obtidas com a TI para criar novos domínios de atividade. Busca de detalhes valiosos - CRM Realização de simulações Geração de novos negócios - Consultoria

Gestão do Conhecimento A Empresa do Conhecimento – Os ativos intelectuais substituem os ativos físicos.

Gestão do Conhecimento A Empresa do Conhecimento – Exemplo consagrado: JUST IN TIME – Exemplo na Indústria Gráfica: Malas diretas personalizadas Pré Impressão

Gestão do Conhecimento O Trabalhador do Conhecimento – Novo perfil: de funcionário para profissional liberal. AnoOperários de Produção Serviço Pessoal Trabalho de Gerência ou Administração Técnicos e Profissionais Liberais ,4%9,0%13,3%4,3% ,2%11,7%23,6%7,5% ,2%13,3%36,1%16,1%

Gestão do Conhecimento O Trabalhador do Conhecimento – Maior expertise – Empowerment

Gestão do Conhecimento O Trabalhador do Conhecimento – Nova Gerência Alianças de Ocupações x Pirâmides de Controle O novo gerente deixa de ser administrador para ser líder. Criar o ambiente adequado para o trabalho dos profissionais liberais Os profissionais são avaliados (e remunerados) não pelas tarefas que executam, mas pelos resultados que alcançam

Gestão do Conhecimento Capital Intelectual – Onde está ? No talentos de seus funcionários Na eficácia dos seus sistemas gerenciais No caráter dos seus relacionamentos com os clientes

Gestão do Conhecimento Capital Intelectual – Definição funcional É a soma das patentes, processos, habilidades dos funcionários, tecnologias, informações sobre clientes e fornecedores e a velha e boa experiência de uma organização

Gestão do Conhecimento Capital Intelectual – Definição mesmo A inteligência torna-se um ativo quando se cria uma ordem útil a partir da capacidade intelectual geral – ou seja, quando assume uma forma coerente (uma mala direta, um banco de dados, uma agenda para uma reunião, a descrição de um processo); quando capturada de uma forma que permite que seja descrita, compartilhada e explorada; e quando pode ser aplicada a algo que não poderia ser realizado se continuasse fragmentado como moedas em um bueiro. O capital intelectual é o conhecimento útil em uma nova embalagem.

Gestão do Conhecimento Capital Humano – O sucesso vem de se extrair ganhos do capital humano a partir do capital físico e financeiro.

Gestão do Conhecimento DIFÍCIL DE SUBSTITUIR, POUCO VALOR AGREGADO Operações difíceis, mas não vitais Habilidades alavancadas (não específicos, mas valiosos) TRANSFORMAR DIFÍCIL DE SUBSTITUIR, MUITO VALOR AGREGADO Estrelas: Pesquisa, Vendedor, Gerente de Projeto Habilidades proprietárias (onde a organização constrói o seu negócio) CAPITALIZAR (CAPITAL HUMANO) FÁCIL DE SUBSTITUIR, POUCO VALOR AGREGADO M.O. especializada e semi- especializada Habilidades do tipo commodity AUTOMATIZAR FÁCIL DE SUBSTITUIR, MUITO VALOR AGREGADO Trabalho importante, mas com abundância no mercado Habilidades do tipo commodity DIFERENCIAR ou TERCEIRIZAR

Gestão do Conhecimento Capital Humano – Duas questões fundamentais Separar sentimento de objetividade. Saber quem é ativo valioso e quem é custo. As pessoas são um ativo da empresa, mas não podemos ser seus donos.

Gestão do Conhecimento Capital Humano – Informação relevante: Nos EUA um aumento de 10% na instrução da força de trabalho levava a um aumento médio de 8,6% no fator de produtividade total, enquanto que um aumento de 10% no capital físico (ou seja equipamentos) representa um aumento de apenas 3,4% na produtividade

Gestão do Conhecimento Capital Humano – O capital humano cresce de duas formas: quando a empresa utiliza mais o que as pessoas sabem (Participação) e quando um número maior de pessoas sabe mais coisas úteis para a organização (Foco e Acúmulo de talento por meio de contratação ou treinamento).

Gestão do Conhecimento Capital Humano – Os trabalhadores do conhecimento... provavelmente dividirão sua lealdade entre sua profissão e seus pares, por um lado, e a organização empregadora, por outro. Eles permanecem comprometidos com empresas específicas desde que estas empresas lhes ofereçam os recursos necessários para trabalhar em projetos interessantes. Se isso não ocorrer, os trabalhadores do conhecimento procurarão espaços maiores para brincar com as idéias... Para ser eficazes, os trabalhadores do conhecimento precisam ter laços com a empresa empregadora.

Gestão do Conhecimento Plano de Ação: – Indústria Gráfica: onde está o Conhecimento. – Sua empresa: Tem diferencial focado no Conhecimento? Quem são os profissionais do conhecimento? Como eu venho tratando os profissionais do conhecimento? Que medida estratégica devo tomar em relação a este tema?