"Inovação e Eficiência Operacional: os caminhos do futuro para a indústria gráfica" Flávio Botana Outubro 2013
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MICHAEL PORTER SWOT Ameaças Oportunidades Pontos Fortes Pontos Fracos
AMEAÇAS
FUTURO - AMEAÇAS Economia Meios Eletrônicos China Eventos
ECONOMIA Crescimento contido (2% ao ano) Baixa Produtividade -> Competitividade Recuperação dos EUA Diminuição do crescimento da China Juros mais altos Governos gastam mal
MEIOS ELETRÔNICOS
CHINA
EVENTOS ( e depois...) Copa do Mundo Olimpíadas
OPORTUNIDADES
CLIENTES Surge um novo cliente Precisa de assessoria Precisa de soluções Precisa resolver os seus problemas
CONCORRENTES Menos espaço para amadores.
PONTOS FORTES
MERCADO Conheça profundamente o negócio do seu cliente
ESTRATÉGIA Uma boa estratégia melhora as suas decisões no presente e ajuda na priorização da utilização de recursos e de esforços
EQUIPE É o único diferencial competitivo consistente no futuro.
OS CAMINHOS DO FUTURO
OS CAMINHOS DO FUTURO INOVAÇÃO
INOVAÇÃO Tecnologia Serviços Integração Vertical Seja único para o seu cliente Tecnologia Serviços Integração Vertical Seja “parte” do cliente
INOVAÇÃO Vida Curta Imitação Renovação
EFICIÊNCIA OPERACIONAL OS CAMINHOS DO FUTURO EFICIÊNCIA OPERACIONAL
EFICIÊNCIA OPERACIONAL Redução de Custos para poder oferecer redução de preços sem comprometer o seu resultado.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL Plena utilização dos recursos Recursos Tecnológicos Recursos Humanos Recursos de Informação Recursos Financeiros
EFICIÊNCIA OPERACIONAL Produção Ocupação alta Alto desempenho Baixo desperdício
QUEM VENCERÁ? OS ESTRATÉGICOS OS CONSISTENTES OS ANALÍTICOS
LIVROS
A Indústria Gráfica não vai acabar, CONCLUSÃO A Indústria Gráfica não vai acabar,
CONCLUSÃO A Indústria Gráfica não vai acabar, mas ela será mais seletiva….
FLAVIO BOTANA www.flaviobotana.com “Manual do Gestor da Indústria Gráfica” Senai-SP Editora