Amostragem: noções básicas Metodologia Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto ANO 2010
Amostragem em Pesquisas Sócio-Econômicas
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
PESQUISA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
Prof. Esp. Mick Lennon Machado
Estatística Generalidades
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Bioestatística Profª. Janaína Jaeger
Estatística Aula 19 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
ENERBIO - PLANEST ESTATÍSTICA Professor Carlos Efrain Stein.
Estatística Aplicada (Aula 4)
Pesquisa HOSS, Osni.
Distribuição de probabilidade
Distribuição de probabilidade
Intervalo de Confiança para a média da população
Procedimentos para o uso da calculadora:
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA APLICADA AO CONTROLE E À MELHORIA DE PROCESSOS
Estatística Inferencial
Avaliação de Testes Diagnósticos
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
ESTATÍSTICA.
Estatística Descritiva (I)
ME623A Planejamento e Pesquisa
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
Intervalo de Confiança para a proporção da população
Estatística e Probabilidade
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Disciplina Auditoria I
Métodos Quantitativos II
Etapa Estatística Planejamento Análise Estatística Efeito de sequência
Estimação por ponto (o que trabalhar na amostra)
Estatística Descritiva
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Estatística Inferencial (cap. 7 Martins)
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Profº: Glauco Vieira de Oliveira AGR/ICET/CUA/UFMT
Introdução à Estatística
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Amostragem probabilística Amostragem não-probabilística
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Monografia Adirleide Greice Carmo de Souza
Intervalo de Confiança para Proporção
Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil 2011 BIOESTATÍSTICA-aula 2 Prof. Cristina Ortiz Valete.
Revisão básica Distribuição normal: conhecido o valor de z, podemos dizer qual a probabilidade de encontrar valores entre quaisquer dois números. Por.
Aula 3 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
ESTATISTICA Aula 1 PROF: CÉLIO SOUZA.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Introdução à Estatística
Conceitos de amostragem
INTERVALOS DE CONFIANÇA
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
Estimação Profa Ana Clara Guedes. Introdução O propósito de um estudo estatístico costuma ser a extração de conclusões acerca da natureza de uma população.
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
Estatística Inferencial. É um processo de tomada de decisão baseado em probabilidades e pode ser de dois tipos: - Estimação de parâmetros – usando a informação.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
1 A AMOSTRAGEM NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dr. Roberto Morais.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MEDIA POPULACIONAL (σ 2 desconhecido ) Sabemos que se o tamanho da amostra for superior a 30 a distribuição amostral das.
CONCEITOS IMPORTANTES
M EDIDAS DE DISPERSÃO Estatística Rosebel Prates 1.
Transcrição da apresentação:

Amostragem: noções básicas Metodologia Científica A questão básica da amostra Saber QUANTAS e QUAIS pessoas entrevistar. Conceitos Preliminares - Universo ou População: todos os indivíduos do campo de interesse da pesquisa, ou seja, o fenômeno observado. Sobre ela se pretende tirar conclusões. Fala-se de população como referência ao total de habitantes de determinado lugar. Todavia, em termos estatísticos, uma população pode ser definida como o conjunto de alunos matriculados no curso de Administração da Faculdade dos Guararapes. - Amostra: a parte da população que é tomada como objeto de investigação da pesquisa. É o subconjunto da população. Ex.: alunos matriculados no curso de Administração com especialização em Sistemas de Informações da FG. Metodologia Científica

Amostragem: noções básicas O cálculo do tamanho da amostra O objetivo e critério maior da amostragem Maximizar a REPRESENTATIVIDADE, ou seja, tornar a amostra o mais significativa possível. Dois critérios para maximizar a representatividade - Intencionalidade: o pesquisador intervém na escolha dos indivíduos por razões ligadas aos objetivos da pesquisa. - Aleatoriedade: quando não há razões ligadas aos objetivos da pesquisa. O cálculo do tamanho da amostra Fatores que determinam o tamanho da amostra - Amplitude do universo Os universos de pesquisa podem ser finitos ou infinitos. Convencionou-se que os finitos são aqueles cujo número de elementos não excede a 100.000. Universos infinitos, por sua vez, são aqueles que apresentam elementos em número superior a esse. Influência na fórmula da amostra!! Metodologia Científica

O cálculo do tamanho da amostra - Nível de confiança estabelecido O nível de confiança de uma amostra refere-se à área da curva normal definida a partir dos desvios-padrão em relação à sua média. Curva normal ou Sino 1 desvio padrão = 68% de representatividade 2 desvios = 95,5% de seu total 3 desvios = 99,7% da amostra ou população ATENÇÃO: quanto maior o nível de confiança, maior o tamanho da população. Fatores que determinam o tamanho da amostra - Erro máximo permitido Os resultados obtidos numa pesquisa elaborada a partir de amostras não são rigorosamente exatos em relação ao universo. Esses resultados apresentam sempre um erro de medição. Nas pesquisas sociais trabalha se usualmente com uma estimativa de erro entre 3 e 5%.

O cálculo do tamanho da amostra ATENÇÃO: quanto maior a amostra, menor o erro. - Percentagem com que o fenômeno se verifica A estimação prévia da percentagem com que se verifica um fenômeno é muito importante para a determinação do tamanho da amostra. Fórmula para cálculo de amostras para populações finitas Quando a população pesquisada não supera 100.000 elementos, a fórmula para o cálculo do tamanho da amostra é a seguinte: e2 (N-1) + 2 p.q 2. p . q . N n = onde: n =Tamanho da amostra. 2 = Nível de confiança escolhido, expresso em número de desvios-padrão. p = Percentagem com a qual o fenômeno se verifica. q = Percentagem complementar (100-p). N = Tamanho da população. e2 = Erro máximo permitido.

Fórmula para cálculo de amostras para populações infinitas A fórmula básica para o cálculo do tamanho de amostras para populações infinitas passa a ser a seguinte: e2 2. p. q n = onde: n = Tamanho da amostra 2 = Nível de confiança escolhido, expresso em número de desvios- padrão p = Percentagem com a qual o fenômeno se verifica q = Percentagem complementar (100 - p) e2 = Erro máximo permitido

Exemplo População Finita Uma pesquisa que tenha por objetivo verificar quantos dos 10.000 empregados de uma fábrica são sindicalizados. Presume-se que esse número não seja superior a 30% do total, deseja-se um nível de confiança de 95% (dois desvios) e tolera-se um erro de até 3%. Então: e2 (N-1) + 2 p.q 2. p . q . N n = População Infinita Verificar o número de protestantes residentes em determinada cidade com uma população superior a 100.000 habitantes. A percentagem com que o fenômeno se verifica é de 10%. O nível de confiança bastante alto (superior a 99,9%), aplica-se à fórmula 3 desvios e o erro máximo tolerado de 2%. Assim, tem-se a equação: e2 2. p. q n =