CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
Seguridade Social - Conceito
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
A Responsabilidade Social na Administração Pública
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
4 a 6 de dezembro de 2009 Brasília - DF. Os desafios para alcançar a universalização da seguridade social Renato Francisco dos Santos Paula Ministério.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Direito Constitucional II
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
H I S T Ó R I C O Lei Eloy Chaves (origem do sistema previdenciário e de assistência médica no Brasil - Caixa de Aposentadoria e Pensão -Estrada.
Reforma da Previdência Social Brasileira Jorge Gerdau Johannpeter Comissão Especial da Câmara dos Deputados Brasília, 24 de abril de 2003.
Uma estratégia democrática e criativa para a reforma trabalhista
SAÚDE ENFª Esp. Mª das Mercês A. Mota.
Políticas Sociais em Saúde Pública
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Especialização em Gestão Social em Políticas Públicas UNISUL-EGEM-AMESC Disciplina: Política Pública II – Assistência Social e Saúde SEGURIDADE SOCIAL.
Dilemas da institucionalização de políticas sociais em 20 anos de Constituição Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato Universidade Federal Fluminense
Projeto de saúde e qualidade de vida
Resistência das democracias liberais à crise económica e política
Políticas públicas e cidadania
Ministério da Previdência Social e o INSS
Estrutura e Dinâmica Social
Ministério da Previdência Social-MPS Ministério da Previdência Social-MPS Secretaria de Políticas de Previdência Social-SPS Secretaria de Políticas de.
Seguridade Social Orçamento da União Fontes de financiamento
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
TRABALHO DO MENOR.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Previdência social princípios.
– Análise financeira do período 1995 – 2006
Previdência Complementar 2012
Segurança do Trabalho no Ordenamento Jurídico Brasileiro
TRABALHO E SEGURIDADE.
Cenário Desejável  Leis Estaduais de ATER  Frentes Parlamentares nas AL dos Estados  Criação de uma Secretária de ATER no MDA  Extensionistas.
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
Seminário “O Futuro da Previdência no Brasil” Organização MPS / IPEA 16 e 17 de março de 2011 Panorama Internacional da Previdência Social Jorge Cezar.
REFORMA SANITÁRIA.
A Politica de Assistência Social
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Direito Previdenciário Aula 2
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
Consuêlo Rodrigues da Silva
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Formação Econômica e Social do Brasil
DIREITO À SAUDE.
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
Uma breve reflexão sobre a greve dos/as docentes da Ufac de 2015.
. O que é uma política pública?
Cidadania. Cidadania Civil: liberdades individuais (liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa, direito à propriedade, direito à justiça). Instituição.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Políticas de Saúde no Brasil
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
BOM DIA.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

ADRIANA ALVES OUTUBRO - 2009 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DO TRABALHO TRABALHO E SEGURIDADE ADRIANA ALVES OUTUBRO - 2009

TRABALHO – POLITICA PUBLICA Proteção Social – ações compensatórias para impossibitados de prover o seu sustento através do trabalho, de cobertura de riscos do trabalho nos casos de doenças, acidentes, invalidez e desemprego temporário e manutenção da renda do trabalho, seja por motivo de velhice, morte, suspensão definitiva ou temporária da atividade laboral.

TRABALHO ASSALARIADO X INTERVENÇÃO DO ESTADO Estado – regulação jurídicas das condições e relações de trabalho dando origem a chamada legislação trabalhista; desdobramentos, proteção social e/ou seguridade social Publicização do privado – intervenção do Estado nos contratos nos contratos de compra e venda da força de trabalho, nas condições de trabalho, na súde e na segurança social dos trabalhadores, por meio da legislação trabalhista, acidentária, sanitária e securitária

Seguridade social Brasil – Constituição 1988 Previdência – restrita aos trabalhadores contribuintes Saúde – universalizada Assistência – seletiva Lógica – contrato e seguro

SEGURIDADE SOCIAL Gênese: Proteção ao trabalhador Inspiração – Alemanha – Governo de Bismark – acesso condicionado a contribuição anterior Início dos anos 20 do século XX surgimento da legislação acidentária, sanitária e da lei Eloy Chaves que criou as caixas de aposentadorias e pensões; Anos 30 do século XX regulação do Estado sobre o trabalho com a criação dos IAPs; Legislação sindical Consolidação da CLT Criação do SESC, SENAC, SENAI (reprodução ampliada da força de trabalho)

SEGURIDADE SOCIAL Gênese: Anos 40 do século XX Welfare State – financiamento público da economia capitalista, financiou parte dos custos da reprodução da força de trabalho,viabilizando a estabilização política da sociedade salarial e a socialização dos custos do trabalho. Promoveu a universalização da cobertura dos benefícios sociais, ampliou o conceito de proteção e atribuiu-lhes o estatuto de um direito social. Pela garantia da seguridade e da legislação social a gestão social transita da esfera do contrato de trabalho (empresa e trabalhador) para a do contrato social (relação estado x sociedade), questão que afeta as esferas públicas e políticas.

SEGURIDADE SOCIAL GESTÃO ESTATAL Incidência Direta Indiretas organização do mercado de trabalho, reprodução ampliada da força de trabalho e regulação das normas de produção e consumo. Direta Através das suas instituições Indiretas Praticas privadas lucrativas ou não.

SEGURIDADE SOCIAL Anos 80 do século XX Anos 90 do século XX Seguridade social – garantida na constituição Contribuição prévia e o valor do benefício é proporcional a contribuição efetuada; Anos 90 do século XX Prescrições neoliberais e reformas voltadas para o desmonte dos recém instituídos direitos sociais. a produção flexível requer a liberdade do mercado e a abolição de parte dos controles do Estado sobre o uso capitalista da força de trabalho (em outros termos, a supressão dos direitos e garantias sociais dos trabalhadores)

Seguridade social Discussão /reflexão Rompimento dessa lógica: Trabalhadores a margem do mercado de trabalho ficam em situação de ausência de direitos do trabalho e recorrem a assistência social Efetivação de direitos mediante efetivação do trabalho Rompimento dessa lógica: Garantia de direitos com base nas necessidades sociais que não sejam condicionadas a uma contribuição prévia Direito complementar que contribui para a redução das desigualdades não sendo incompatível com o trabalho e não deve substituir este (Brasil situação contrária – programas de transferência de renda tem caráter substitutivo ao trabalho)

SEGURIDADE SOCIAL Tendências na atualidade/Desmonte na Previdência social Abertura na legislação para implantação de previdências privadas; Reforço da lógica de seguro – redução do valor do benefício; ampliação do tempo de trabalho e contribuição; Fusão da Receita Federal e Previdenciária Desvinculação do valor do benefício do salário mínimo Fragilização do espaço de participação – conselhos Orçamento – estabilidade das fontes de recursos

INVESTIMENTOS 1994 PLANFOR - Plano nacional de formação profissional com recursos do FAT fundo de amparo ao trabalhador Políticas de emprego e renda