Administração de Sistemas de Informação Modelagem de processos empresariais Prof(a) MSc Simone Canuto
Cenário - As Forças da Mudança EMPRESA
Cenário - As Forças da Mudança E AMBIENTAL RESP.SOCIAL CAPACIDADE DE RESPOSTA PRIVATIZAÇÕES EMPRESA GLOBALIZAÇÃO PARCERIAS NECES. ADAPTAÇÃO DOS REC. HUMANOS OUTSOURCING
A Nova Empresa
Suporte da Mudança Ações para mudar a Empresa Nova Empresa Forças da
A Mudança na Organização A Nova Empresa A Mudança na Organização Empresa ampliada Reformulação dos rela- cionamentos externos Transformação da organização Organização integrada Modelagem/melhoria do processo empresarial Equipe de Alta performance
Habilitadores Modelagem de Processos Empresariais Informação Nova Forças da Mudança Nova Empresa Informação Tecnologia da Informação
MPE DEFINIÇÃO Entendimento dos processos do negócio, seus relacionamentos, estruturados em uma visão top/down até um nível que permita a perfeita compreensão do negócio e das informações necessárias para conduzi-lo.
Não podemos resolver um problema que não conhecemos completamente!!! Por que modelagem???? Não podemos resolver um problema que não conhecemos completamente!!! Modelagem é uma técnica para entendimento de um problema e determinação de soluções potenciais
Modelo Representação de um objeto planejado ou existente Descrição Hipotética usada para analisar alguma coisa Pessoa ou objeto olhado como um padrão para ser imitado Representação simplificada do mundo real
Modelos visualizam o negócio Permitem formar uma imagem mental de alguma coisa que não está fisicamente ao alcance de nossa visão.
Modelos Entendimento da situação atual Entendimento comum para toda a Empresa Representar muitas perspectivas Avaliar alternativas Otimizar o negócio e implementações de TI Auxiliar a adaptar mudanças
PROCESSO
Visão Tradicional da Organização Visão por Função Diretoria Desenvolv. Produto Fabricação Vendas Finanças Controle Qualid.. Produção Tesou- raria
Visão Tradicional Área Funcional A Área Funcional B Área Funcional C
Processo - Definição Processo é um conjunto de atividades com INÍCIO E FIM que gera coletivamente VALOR para um CLIENTE fluxo de atividades que agregam valor Necessidades do Cliente Satisfação do Cliente
Visão por Processo Ordenação Específica das atividades com um começo, um fim e inputs e outputs claramente identificados. Visão por Processo
Visão por Processo Visão por Processo Área Funcional A Área Funcional B Área Funcional C Área Funcional D
Visão por Processo EMPRESA Desenvolvimento de mercado Pesquisa e Desenvolvimento Marketing Fabricação Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de produto Função Processo
Administrar Financeiro Exemplo de Processos Como organizar os Processos da Empresa??? Prospecção/ Fidelização Especificar Produto Vender Produtos Operacionalizar Administrar Financeiro
Como Organizar os processos de uma empresa? Exemplo de Processos Como Organizar os processos de uma empresa? Estruturando os Processos Especificar Produtos Vender Produtos Operacionalizar
Modelagem de Processos Empresariais O objetivo da Modelagem de Processos Empresariais é estruturar, organizar, melhorar, documentar, implantar e administrar os processos de negócio.
Visão por Processos do Negócio - Montagem da Arquitetura de Negócio (Cadeia de Valor), que representa o desenho da operação empresarial. A análise estruturada das atividades a partir da Cadeia de Valor permite melhor compreender o comportamento dos custos, tempos e qualidade dos processos, facilitando a detecção e a implementação das possibilidades de melhorias.
Arquitetura de Negócio - Estruturação Cadeia de Valor (Michael Porter) Cadeia de Valor (Michael Porter) Fornecedor Cliente
Arquitetura de Negócio - Estruturação Processo chave(Core process) – é o agrupamento de atividades associadas à cadeia de produção dos serviços e produtos da empresa. Processo suporte – é o agrupamento de atividades que provêm recursos para a execução dos processos chave e outros processos de suporte.
Elementos de um Processo Produto Serviço Informação Insumo Políticas E Regras Dono do Processo Fornecedor Cliente Executores / Participantes Recursos Tecnologia da Informação
Hierárquica dos Processos
Hierarquia do processo Os macroprocessos são as atividades-chave necessárias para administrar e/ou operar uma organização. A MPE trabalha no sentido de promover o entendimento dos macro processos.
Hierarquia do processo Macroprocesso Sub-processos Atividades
Hierarquia do processo Macroprocesso “São as atividades principais necessárias para administrar e/ou operar uma organização.”
Macro Processos Macro processos chave Desenvolvim. de Mercado Produto/Serv. Geração da Receita Geração do Produto/Serv.
Macro Processos Macro processos de apoio Administração de RH Materiais Administração Financeira
Macro Processos Macro processo chave - é o agrupamento de atividades do negócio, correspondente a cada uma das etapas do ciclo de desenvolvimento do produto, Macro processo apoio - é o agrupamento de atividades do negócio que disponibilizam e gerenciam recursos.
Ciclo de vida= Estruturação Subprocesso “É o agrupamento de atividades de um macro processo do negócio correspondente a cada uma das etapas do ciclo de vida do macro processo.” Ciclo de vida= Estruturação
Decomposição Macroprocessos Subprocessos Atividades Procedimentos Tarefas
Modelo do Negócio Representa os macroprocessos e CHAVE Fases Macro Processos mercado produto vendas produção APOIO mate -riais finan -ças recs. human. informá -tica Planeja- mento Infra- estrutura Incorpora- ção Administra- Desincorpo- ração Controle Representa os macroprocessos e subprocessos da empresa
Atividades Estruturação= Sequencia natural das atividades “São as ações necessárias para produzir um resultado particular.”
Representar junto às atividades DADOS ENVOLVIDOS UNIDADES ORGANIZACIONAIS RESPONSÁVEIS REQUISITOS DE QUALIDADE MÓDULOS SISTÊMICOS
Costrução da matriz Arquitetura da Informação Representar junto às atividades OBJETIVO PERMITIR UMA VISÃO ESTRUTURADA E ABRANGENTE, ATRAVÉS DE UMA FRAMEWORK, DAS INFORMAÇÕES QUE SÃO CRIADAS E UTILIZADAS AO LONGO DOS SUBPROCESSOS, ESTABELECENDOA CADEIA DE VALÔRES DA INFORMAÇÃO.
Arquitetura da Informação Arquiteturas Assuntos de Informação Processos Esta matriz fornece as interações entre os processos do negócio e suas necessidades de informações, indicadas por cria’s (C) e usa’s (U), estabelecendo uma maneira de permitir que os requisitos de informação do negócio estejam alinhados com suas atividades.
Arquitetura da Informação Arquiteturas C = Cria U = Usa Controle Receita ASSUNTO Plano Venda Canal Venda Controle Estoque Serviços Adm. Cliente Faturamento Expedição Pedido PROCESSO Planej. Vendas C U U U U Gerenciamento Vendas c U U Serviço Cliente C U U U Atende Pedido U U C U U U C Faturamento U U C Limite de Crédito U U U U Estoque Prod.Acabado U U C Apuração Receita U U C Distribuição Produto U U U C Controle de Vendas U C Estatística de Vendas U U U C
Modelagem de Processos TÉCNICAS IDEF0 (SADT: Structured Analysis and Design Technic ) IDEF3 (Workflow) USE-CASE (UML) O que vamos ver: Um breve histórico sobre as metodologias suportadas pela ferramenta BPwin: IDEF0, baseada na técnica SADT. DFD com notação Chris Gane e IDEF3 voltada para workflow. Vamos falar um pouco sobre modelagem de processos utilizando o BPwin. Vamos ver como o modelo de processos pode ser integrado com o modelo de dados e por último, se tivermos sorte, iremos fazer uma demonstração do BPwin.
IDEF : Integration Definition for Function Modeling U.S. Air Force Program - ICAM - 1970 IDEF0 - Modelo de Funções (Processos) IDEF1 - Modelo de Informações (Dados) IDEF2 - Modelo Dinâmico (Comportamento) IDEF3 (Workflow) U.S. Air Force - 1983 - IDEF1X U.S Departament of Defense - 1991 (IDEF0 - IDEF1X adotadas como padrão Hoje são aceitas e usadas como padrão em diversos órgãos governamentais dos USA As metodologias IDEF, cujo siginificado é Integrated Definition Function for Modeling, surgiram na força aérea americana na década de 70 num projeto denominado ICAM (Integrated Computer Aided Manufacturing) o qual tinha como missão definir metodologias que pudessem agregar produtividade na análise de processos manufaturados e que pudessem ser utilizadas tanto manualmente quanto através do uso de computadores. Para tanto deveria oferecer uma linguagem padronizada que facilitasse a comunicação para todos os envolvidos na definição dos processos: projetistas, analistas de negócio, usuários, etc. Desta forma foi definida a IDEF0 voltada para processos, a IDEF1 voltada para dados e a IDEF2 voltada para modelos dinâmicos ou de comportamento. Mais tarde, na década de 80, foi definida a IDEF3 voltada para Workflow. Em 83 a força aérea americana extendeu algumas características semanticas de IDEF1 e lançou a IDEF1X, na qual está baseada o ERwin. Em 93 as metodologias IDEF0 e IDEF1X foram adotadas como padrão pelo Departamento de Defesa Americano. Hoje, estas metodologias estão sendo utilizadas por diversos órgãos governamentais americanos e por diversas empresas do setor privado. Portanto, sofreram, ao longo destes 20 anos, um processo depurativo e por serem amplamente utilizadas tem grandes chances de continuarem por um bom tempo no mercado.
DIAGRAMA SADT (BOX / ICOM) IDEF0 Componentes DIAGRAMA SADT (BOX / ICOM) Control 1 NOME DA ATIVIDADE Input Output Purpose: Comentários... Call Mechanism Viewpoint: Comentários... A-0 TÍTULO DO PROJETO
IDEF0 - SADT - Componentes DECOMPOSIÇÃO DE DIAGRAMAS Arquivos Controle de Crédito ( ) Processar Pedido Pedido Fatura 1 Arquivos Vendedor Pedido Consultar Registros Arquivos Preço e Condições 1.1 Contas a Receber Dados do Cliente ( ) Emitir Nota Fiscal Produtos Solicitados 1.2 Transação Vendedor Emitir Fatura 1.3 Fatura
IDEF0 - SADT - Componentes NODETREE Cada nodo representa um nível de trabalho e cada linha representa o relacionamento da decomposição PROCESSAR PEDIDO CONSULTAR REGISTROS EMITIR NOTA FISCAL EMITIR FATURA
IDEF3 - Workflow Workflow Componentes UOW Processar Venda Links & & 1 Workflow Componentes Referência GO-TO UOW Decomposta UOW Referência UOW UOW contr. Pagto. Links GO-TO Rec. pagto. Processar pagto. 1.2 1.1 Aceitar pagto. Cliente 1.3 Reservar mercadoria & Despachar Mercadoria & 1.5 Junção Fan-out Emitir nota fiscal Junção Fan-in 1.4
Workflow Componentes - Junção IDEF3 - Workflow Workflow Componentes - Junção Nome Significado Fan-in Significado Fan-out (precedentes) (subsequentes) & X AND Assincrona O Sincrona OR XOR OR Exclusivo Todos processos devem ser completados Todos processos devem ser iniciados Todos processos completados simultaneamente Todos processos devem ser iniciados simultaneamente Um ou mais processos devem ser completados Um ou mais proc. devem ser completados Um ou mais processos devem ser compl. simultaneamente Um ou mais proc. devem ser compl. simultaneamente Exatamente um dos processos deve ser completado Exatamente um dos processos deve ser completado
IDEF0 Componentes Input VENDER Questão: O QUÊ eu preciso para vender? COSMÉTICOS NODE: A-0 TITLE: Vender Cosméticos NUMBER:
IDEF0 Componentes Output Questão: O QUÊ devo fazer quando vender? COSMÉTICOS NODE: A-0 TITLE: Vender Cosméticos NUMBER:
IDEF0 Componentes Controls VENDER Questão: ONDE, QUANDO e QUEM pode fazê-lo VENDER COSMÉTICOS NODE: A-0 TITLE: Vender Cosméticos NUMBER:
IDEF0 Componentes Mecanismos VENDER Questões: QUEM vende? COSMÉTICOS Questões: QUEM vende? QUAL sistema suporta? QUAIS outros recursos suportam a venda? NODE: A-0 TITLE: Vender Cosméticos NUMBER:
MPE DEFINIÇÃO Entendimento dos processos e seus relacionamentos, estruturados em uma visão top/down até um nível que permita a perfeita compreensão e determinação de melhorias imediatas
MPE ELIMINAR PROCESSOS / ATIVIDADES REDUNDANTES E QUE NÃO AGREGAM VALOR. UNIFICAR AS ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS QUE SE FIZEREM NECESSÁRIOS. FACILITAR PRIORIZAÇÃO DOS SISTEMAS MENSURAR O IMPACTO CAUSADO POR UM MACRO PROCESSO DO NEGÓCIO EM RELAÇÃO AOS CLIENTES, POR FALTA OU INCONSISTÊNCIA DE INFORMAÇÃO.
Modelagem de Processos Empresariais “O desafio é estar apto a documentar seu negócio, comunicar seus objetivos, gerenciar o processo de mudança .”
Gerenciamento de Processos Definição Conjunto de técnicas para garantir que os processos empresariais sejam monitorados e aperfeiçoados constantemente (melhoria contínua). Determinação de indicadores de desempenho que permitam a elaboração de um sistema de medição
Gerenciamento de Processos Estruturação Estabelecimento do Owner de cada Processo Estabelecimento do Comitê Estabelecimento de Indicadores Estabelecimento de Pontos de Controle
Gerenciamento de Processos Produtos Indicadores e Metas para Manutenção e Melhoria Procedimentos de Gerenciamento dos Processos
Gerenciamento de Processos Benefícios Gerenciamento do processo por indicadores; Imprescindível para Gestores e Participantes do Processo Monitoramento do desempenho da equipe; Assegura a estabilidade do processo; Diagnóstico efetivo do processo.