47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Blogs como fonte de negócios Gabriel Galvão – Ponto Marketing.
Advertisements

Você conhece o Rafinha? Você consegue se comunicar com ele?
A INTERNET MERECE SER VISTA COM MAIS ATENÇÃO. ATUALIZE SEU CONHECIMENTO SOBRE O MEIO NOS SLIDES SEGUINTES.
FUTEB L 2007 Jornadas Esportivas.
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
Seminário Jovens Leitores ANJ – 27/03/2006 COMO GANHAR E CATIVAR JOVENS LEITORES EDUARDO TESSLER INNOVATION/BRASIL INNOVATION.
MICROCAMP. Dados da internet no Brasil Web 1.0, 2.0, e 3.0 O que são redes sociais? Cuidados com as redes Orkut Facebook Twitter LinkedIn Blogs – Blogger.
A evolução da internet e o novo consumidor
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
Educação, Comunicação e Internet Educação, Comunicação e Internet.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Aula 5: Blogs UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Agência de Marketing Digital
? O que é. É o portal com o mais evoluído conceito editorial: Conteúdo Premium para uma Audiência Premium MotorDream introduz na imprensa brasileira uma.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Introdução Hoje a internet é um dos maiores meios de comunicação em massa, atingindo milhares de consumidores. O Google possui uma das maiores e melhores.
Felipe Farias de Andrade
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
#Julho12.
Informações Gerais Rio de Janeiro; BEAT98; Ambos, C; anos.
Professora: Rosana Santos
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital
Para ajudar os leitores a organizar as contas e aplicações em meio a esse cenário instável, o GLOBO está lançando uma série de serviços em seu site.
O que é internet? Tipos de conexões? Funcionamento?
O Uso Pedagógico do Blog
A Revolução das Mídias Sociais
REDES SOCIAIS Elisângela Marquez Covre Marcelo Augusto da Silva.
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
PERFIL DOS MEIOS SEXO IDADE CLASSE SOCIAL 2
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
A Mídia e suas diversas faces
SEO O processo de fazer com que o seu site se destaque e apareça no topo dos mecanismos de busca é denominado SEO ( Search Engine Optimization ).
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Projecto IMD_TP_1L Internet e Multimedia Digital Paulo Correia Nº : TEMA Grupos de Notícias; Comunicação Interactiva; Envio Instantâneo de Mensagens.
Capacitação da ferramenta:
COM 126 – Oficina de Jornalismo Digital Profª Suzana Barbosa
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.
Como funciona a imprensa
Mídia e Violência Primeiros resultados Desafios para a cobertura policial ABRAJI 2008.
Uma competição completa da Sua Marca Que tal uma competição premiada promovida pela sua empresa? O que você diria de milhares de pessoas.
REDES SOCIAIS.
Mídia Social. Mídia Social é tudo isso e mais...
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Campanha de Páscoa nas mídias sociais Ketchum Digital
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Editora coordenadora do G1 e GE.com
As mídias sociais e web 2.0 – Como gerar negócios.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
dpsprogblog.wordpress.com Profº Douglas Pereira da Silva
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Gerente de Cidades Redes Sociais: palanque ou corpo a corpo?
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Auditoria de Imagem nas Mídias Sociais Abril de 2014 Manifestações MÍDIAS SOCIAIS.
PORQUE VOCÊ DEVE ANUNCIAR NO PORTAL
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Curso de Programador de Sistemas Disciplina: Utilização de Frameworks Prof. Alaelson Jatobá Aula 2 29 de novembro de 2012.
Comunicar na Internet Informar Procurar Monitorar Encontrar oportunidades Escutar.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.
Transcrição da apresentação:

47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias

Em 2000 eram 4,9 milhões os internautas no Brasil. Em 2011 foram 45 milhões os que são usuários ativos da internet.

Em 2000 em média os internautas acessavam sete horas por mês. Em 2010, em média, foram 32 horas por mês

25% dos brasileiros acima de 10 anos acessam a internet todos os dias. Destes, 38% para se comunicar. 32% enviam\recebem s. 30% mandam\recebem mensagens instantâneas.

A grande maioria é jovem, possui idade entre 15 e 21 anos. 55 % desse público procura por informações nos sites de busca e 51% nas redes sociais.redes sociais

41% deles possuem computador no próprio lar, 79% ainda não confiam nos sites de compra pela internet e 48% dos usuários levam em consideração a opinião dos outros usuários na escolha de um produto.

Um levantamento importante da pesquisa são os dados referentes aos usuários, que são receptores e ao mesmo tempo emissores de informação: 57% deles geram conteúdo s enquanto 70% compartilham com outros usuários. 42% pertencem às classes AB e 8 em cada 10 são economicamente ativos. Fonte :

Fonte: na-rede/pesquisa-mostra-que-brasileiros-usam-a- internet-para-se-informar-sobre-politica.html na-rede/pesquisa-mostra-que-brasileiros-usam-a- internet-para-se-informar-sobre-politica.html E internauta-brasileiro internauta-brasileiro E perfil-do-internauta-brasileiro-e-faca-bons- negocios/ perfil-do-internauta-brasileiro-e-faca-bons- negocios/

pesquisa-indica-perfil-do pesquisa-indica-perfil-do

O problema é que raríssimas escolas de jornalismo e redações ensinam como relacionar-se com o público. Uma exceção é a BBC (rede britânica de televisão) que criou o cargo de Administrador de Comunidades cuja função é treinar e aconselhar os jornalistas no relacionamento com redes sociais e usuários individuais.

Sem este treinamento para interagir com o público, os profissionais do jornalismo continuarão a ver as redações como uma espécie de trincheira que os separa de leitores, ouvintes, espectadores e internautas. Redações isoladas são mortais para qualquer projeto informativo na era da internet.

Carlos Castilho em: alismo-online-enfrenta-tres-grandes- dilem

Comentários; Blogs da redação; Chats Repórter Cidadão; Redes sociais (face e twitter)

Como reagir à críticas? Como corrigir erros de linguagem? Como corrigir erros de apuração? O jornalista que erra deve ser punido? Qual o tipo de punição que ele merece, caso ela deva ser punido?

Jornalistas já não se considerarem como selecionadores do que é ou não notícia, mas como interpretes e controladores da qualidade do que é publicado. Ou seja, a função do jornalista como gatekeeper não desaparece mas transforma-se. A informação valerá cada vez mais não pela quantidade mas pela qualidade...

Elizabete Barbosa em t/02/barbosa-elisabete-jornalistas- publico.pdf

A informação circula com rapidez e para um público diverso. Lembrem-se das aulas anteriores: nós podemos publicar uma notícia e temos certo controle sobre isso, porém, a forma como ela será recebida pelo público atinge significados diversos.

5 Tipos de reação: - Não respondem, mas, buscam melhorar; -Devolvem na mesma moeda para o leitor; -Não responde e finge que não é com ele; -Escreve outra matéria sobre o mesmo assunto para provocar quem criticou; -Acha que está ruim mesmo e não escreve mais nada sobre o assunto.

Quem recebe o conteúdo deve ser um aliado, não um inimigo. Críticas ocorrem, mas, como profissionais com trabalho público estamos sujeitos à críticas, façam elas sentido ou não. Quando reconhecer que o leitor está certo, cabe uma reflexão de como melhorar.