O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Proposta para formação continuada
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Construindo uma identidade profissional
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Ajude – me!!.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Currículo oficial de São Paulo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
A Função do Professor Articulador
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
3ª Coordenadoria Regional de Educação
SITUAÇÕES.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Cristiane Jonas Francisconi
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
1ª Formação de Professores Coordenadores
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Termo de Terminalidade
Matriz de avaliação processual
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”? ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DIDÁTICO O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”? VOCÊ COSTUMA ORGANIZAR ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM SUA PRÁTICA DIÁRIA? COMO E QUANDO? Profª. Denise Tonello

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TEMPO DIDÁTICO Atividades Diversificadas ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TEMPO DIDÁTICO Profª. Denise Tonello

Atividades Diversificadas A escola é um espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores. Nela os indivíduos se socializam, brincam e experimentam a convivência com a diversidade humana.

Atividades Diversificadas Por meio de uma ação planejada e refletida do professor no dia-a-dia da sala de aula, a escola realiza seu maior objetivo: FAZER COM QUE OS ALUNOS APRENDAM E ADQUIRAM O DESEJO DE APRENDER CADA VEZ MAIS E COM AUTONOMIA. Profª. Denise Tonello

Atividades Diversificadas Para atingir esse objetivo, é preciso focar a prática pedagógica no desenvolvimento dos alunos, o que significa observá-los de perto, conhecê-los, compreender suas diferenças, demonstrar interesse genuíno por eles, conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades. Profª. Denise Tonello

Assim, você, educador, deve considerar que: Atividades Diversificadas Assim, você, educador, deve considerar que: O ambiente precisa ser organizado de acordo com o tipo de atividade realizada e com as necessidades que as crianças apresentam. Profª. Denise Tonello

Atividades Diversificadas Mais do que trecho de um relatório essa é uma ação educativa que visa à organização e a transmissão de atitudes e procedimentos. Além de a iniciativa servir para desenvolver uma competência essencial: a AUTONOMIA. Profª. Denise Tonello

Cantos de Atividades Diversificadas Objetivos Didáticos: (ou o que o professor espera que as crianças aprendam) Escolher com autonomia tendo suas decisões respeitadas e apoiadas pelos adultos. Realizar ações sozinhas ou com pouca ajuda do adulto e de outros parceiros. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, compartilhando suas vivências. Se relacionar com os outros, adultos e crianças, demonstrando suas necessidades, interesses, gostos e preferências. Profª. Denise Tonello

Cantos de Atividades Diversificadas Conteúdos: Participação em situações de brincadeiras e jogos nas quais pode escolher parceiros. Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente. Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo. FONTES DE PESQUISA: www.ibmcomunidade-kidsmart.com (para consultar RCNEI MEC, Parâmetros Curriculares, Manual da Formação KidSmart Brasil – 2002, Fórum de discussão e demais materiais de apoio a formação) www.institutoavisala.org.br (para consultar antigas edições da revista avisalá)

Educadores, teorias e atividades diversificadas São várias as teorias, de educadores renomados, que embasam e justificam as vantagens da organização e realização de atividades diversificadas. Saiba mais sobre estes educadores consultando o texto de leitura obrigatória deste Módulo. Para saber mais sobre a teoria de cada educador mencionado a seguir, consulte o Índice especial Grandes Pensadores da Revista Nova Escola http://antigo.revistaescola.abril.com.br/ed_anteriores_especiais/Esp_022.shtml

atividades diversificadas Educadores, teorias e atividades diversificadas Célestin Freinet Cantos diversificados e temáticos na sala de aula. Henri Wallon Grupo social e a interção são indispensáveis para a aprendizagem da criança. Friedrich Froebel Criança aprende de acordo com seus interesses e por meio da atividade prática. Jean Piaget Conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz.

Atividades Diversificadas Se planejadas e organizadas intencionalmente em consonância com todos estes objetivos, a organização de atividades diversificadas como parte da rotina diária, poderá possibilitar aos alunos: Profª. Denise Tonello

MELHOR APROVEITAMENTO Atividades Diversificadas MELHOR APROVEITAMENTO Prof. Denise Tonello

POSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAR-SE PELA ORGANIZAÇÃO... Atividades Diversificadas POSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAR-SE PELA ORGANIZAÇÃO... Prof. Denise Tonello

Atividades Diversificadas E PELA ESCOLHA Profª. Denise Tonello

Atividades Diversificadas MAIOR AUTONOMIA Prof. Denise Tonello

Atividades Diversificadas INTERAÇÃO

APRENDIZAGEM COMPARTILHADA Atividades Diversificadas APRENDIZAGEM COMPARTILHADA Profª. Denise Tonello

INTERVENÇÃO MAIS INDIVIDUALIZADA DO PROFESSOR Atividades Diversificadas INTERVENÇÃO MAIS INDIVIDUALIZADA DO PROFESSOR

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

MATEMÁTICA COM REGISTRO Uma proposta para organizar a sua sala de aula MATEMÁTICA COM REGISTRO ESCRITA JOGO LEITURA ARTE Profª. Denise Tonello

Atividades Diversificadas Profª. Denise Tonello

Atividades Diversificadas Prof. Denise Tonello

Atividades Diversificadas Jogos – que garantam a autonomia, o respeito às regras, além de conhecimentos relacionados à determinada área do conhecimento (Matemática, Escrita ou Leitura, Arte, etc.). Prof. Denise Tonello

Atividades Diversificadas Prof. Denise Tonello

Atividades Diversificadas Prof. Denise Tonello

Atividades Diversificadas Estas realmente são apenas algumas sugestões! Não há uma rigidez na organização das atividades! Você pode ter duas atividades relacionadas à Matemática, ou escrita, ou duas de jogos – uma relacionada ao jogo e a outra, por exemplo, relacionada à soma dos pontos do jogo vivenciado no dia anterior. Mas o mais importante de tudo: lembre-se que este será um momento “especial” em você poderá dar uma atenção mais individualizada a um grupo bem menor de alunos, realizar interferências mais pontuais e acompanhar o que sabem e o que não sabem, atuando de maneira mais pontual e conhecendo de maneira mais consistente a cada um de seus alunos. Prof. Denise Tonello