Fórum de TI para ATM/CDM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Tipos de Sistemas de Informação
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
UFRGS APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS NA ADMINISTRAÇÃO: O CASO DE 3 SUPERMERCADOS Aluna: Lóren Pinto Ferreira Gonçalves Orientador: Professor.
ad – direção para, tendência para;
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
Análises Espaciais e Tomada de Decisão
INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA
Ferramenta para desenvolvimento de Protocolos de Comunicação Serial Portáteis Orientador: Alexandre Carlos Brandão Ramos Autores: Bruno Martins Lino Anderson.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Medição & Verificação Porque o M&V é importante e como isto pode ser incorporado no mercado Brasileiro.
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Soluções para transporte inteligente
ATM 005.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Fatores-chave, tendências e principais características.
Prof. Leopoldino Vieira Neto, Dr.
LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO DE TRÁFEGO AÉREO LabGETA Prof. Carlos Müller
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Porque escolher a BESMAC?. O nosso expertise é criar e implementar com sucesso negócios na América do Sul, nomeadamente Brasil eColombia.
Modelagem, Análise e Decisão em Sistemas de Transporte Ferroviário
Aluno: Lucas Bucci da Silveira Orientador: Carlos Roberto Lopes
Princípios do SCO.
IFSul – Campus Venâncio Aires
1  World Trading Cargo foi fundada como um ponto de hub alternativa para o transporte internacional. Nosso objetivo é oferecer uma solução logística.
Sistema de Comando em Operações
Redes de Transporte Aéreo João Victor Wanderley Ramos Rafael Barbosa Gonçalves {jvwr, cin.ufpe.br Tópicos Avançados em Inteligência Artificial.
Tecnologia da Informação
Tecnologia da informação
Sistema OnTheFly Deni Cavalcanti Emannuel Macêdo Fernando Silva
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Planejamento estratégico
Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI)
Francisco Gerlandio de Sena Histórico  LPEM criado em projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico.
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
A EVOLUÇÃO DA TOMADA DE DECISÃO COLABORATIVA NO GERENCIAMENTO DE FLUXO DE TRÁFEGO AÉREO Antonio Carlos de Arruda Junior Li Weigang Leonardo Cruciol 2014.
Gestão de Meios de Hospedagem
Análise de decisão multicritério (MCDA)
Iniciando na logística empresarial
Modelagem de Processos de Negócio
COMPLIANCE 30/03/2010.
ADS – 5º Semestre Trabalho de Conclusão de Curso
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
A PESQUISA EM PSICOLOGIA DA AVIAÇÃO NO MUNDO
Jogos Satisficing para Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroporto
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 1 Vocalização Digital de Textos ORIENTADOR: Prof. Dr. Ricardo Luis de Azevedo da.
Capítulo 8: Implementando SAD orientado a grupo
João Luiz de Castro Fortes Daniel Alberto Pamplona Carlos Müller
Disciplina: Inteligência Artificial
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Gerenciamento de riscos
1 Algoritmos Genéticos em Otimização de Planejamento l Planejamento ocorre em todas as atividades e envolve: PLANEJAMENTO Recursos Tarefas Tempo Objetivos.
Objetivos do Capítulo Identificar as várias maneiras pelas quais as tecnologias de informação afetam o trabalho dos gerentes nas empresas de e-business.
Portfólio de Serviços TI
Laboratório de Banco de Dados Projeto da Disciplina AV Transportes Aéreos Ltda.
Alan Mateus Vieira Neves Mestrando em Ciência da Computação Prof. Dr. Ricardo Massa Orientador Um framework estratégico para tomada de decisão em ambiente.
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
1. 2 INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL PELO TRANSPORTE AÉREO Brasília, julho 2008 Ronaldo Seroa da Motta Diretor da ANAC.
Transcrição da apresentação:

Fórum de TI para ATM/CDM Free flight, CDM and capacity management, the impossible equation --Prof. Felix Mora-Camino, ENAC/França Ferramentas de TI Operacional para Sensores de Vigilância --1º Ten Eng Ricardo Pereira Matheus, PAME-RJ/DECEA  Os desafios da certificação de segurança de Sistemas de Controle de Tráfego Aéreo frente às novas tecnologias --Prof. João Batista Camargo Jr., GAS/POLI/USP Os desafios de modelagem de tráfego aéreo --Prof. Carlos Müller, LabGETA/ITA NextGen: Collaborative Management (CDM/CTOP) for Brazil --Prof. Li Weigang, TransLab/UnB

NextGen: Collaborative Air Traffic Management (CDM/CTOP) for Brazil Li Weigang e Leonardo Cruciol TransLab – Universidade de Brasília ATL – Georgia Institute of Technology Fórum de TI para ATM/CDM

Agenda Next Generation Air Transportation System Collaborative Decision Making - CDM Collaborative Trajectory Options Program - CTOP Benefícios para o National Airspace System Desafios nos CDM e CTOP Pesquisa em CDM e CTOP

NextGen Next Generation Air Transportation System Evolução natural no ATM Ground Delay Program - GDP Airspace Flow Program – AFP Collaborative Decision Making - CDM Collaborative Trajectory Options Program - CTOP Possibilita a atribuição de Atrasos ou Novas Rotas, ou ambas, tornando mais fléxivel o processo de tomada de decisão pela FAA e melhores ganhos negociais aos envolvidos devido a maneira de negociação. Colocado em funcionamento no espaço aéreo dos EUA pela FAA em 2014.

CDM O processo de decisão colaborativo, possibilita que todos os afetados com os resultados das ações a serem tomadas possam participar do processo de tomada de decisão, e assim, informar as suas preferências se beneficiando dos resultados a serem alcançados.

CDM O algoritmo Ration-By-Schedule (RBS), que trata da redistribuição dos SLOTS para a nova quantidade de aeronaves que podem operar por hora no aeroporto. O algoritmo Compression é executado na terceira etapa do programa de espera em solo (GDP), quando um SLOT é deixado vazio, o Compression tenta alocar a ele outro voo da companhia aérea proprietária daquele SLOT. Se ele encontrar um voo elegível, respeitando-se as restrições de horário, ele reserva o SLOT vazio ao voo. Mas se não existirem voos disponíveis, então o algoritmo buscará um voo possível pertencente à outra companhia aérea.

CTOP Ao serem identificadas restrições de voo em uma determinada região, por exemplo: condições meteorológicas adversas, a FAA informa aos envolvidos os parâmetros do CTOP estabelecido. Informando o horário de início e fim, a capacidade de voos para cada período e quais os voos foram capturados daquela companhia aérea. Cada companhia aérea tem conhecimento somente sobre os seus voos capturados.

CTOP TOS – Trajectory Option Set Assim, cada companhia aérea irá avaliar os seus voos capturados e enviar os seus TOSs para a FAA, considerando as suas regras de negócio. Por exemplo, para a companhia aérea um voo pode ter prioridade devido ao número de passageiros com conexões. Possibilita que todos os envolvidos possam informar a FAA quais as suas preferências para cada voo. Por exemplo, para um determinado voo a companhia prefere ter um maior custo operacional em rota, do que um maior atraso em solo gerando demais problemas.

Figura 1. Visão Geral do CTOP (FAA, 2014)

CTOP Considerando a Figura 1, existem 3 FCAs (Flow Constrained Areas) e para o voo em questão existem 5 opções de trajetória (LAX para ATL). Sendo uma delas, voando fora da área restrita. A companhia aérea poderia enviar qualquer uma das opções, todas as opções ou somente algumas delas. Assim, a FAA irá considerar estas opções e as demais restrições para satisfazer de uma melhor maneira todos os envolvidos.

Benefícios para o NAS Economia para todos os envolvidos As companhias aéreas podem submeter opções de trajetória de voo eletronicamente, considerando os melhores resultados negociais para cada voo. Maior satisfação dos envolvidos Com esta nova maneira de interação, os envolvidos possuem a oportunidade de maximizar seus ganhos durante a rota, reduzir os atrasos com medidas proativas, melhorar o serviço prestado aos clientes, dentre outros.

Desafios no CTOP Poucas companhias aéreas entederam, até o momento, o grande ganho que elas podem ter enviando melhores opções de trajetórias para cada voo. A complexidade da incerteza no processo de tomada de decisão ao escolher os TOSs dificulta uma rápida adesão de todos os envolvidos.

Pesquisa em CTOP Considerando que a companhia aérea A não possui nenhum conhecimento sobre quais os demais voos foram capturados. Qual seria o melhor TOS a ser enviado para cada voo, maximizando assim os resultados da companhia A. Considerando que este processo de negociação ocorre frequentemente, como a companhia A poderia aprender e sempre buscar a maximização dos seus ganhos. Menor custo operacional em seus voos

TransLab O TransLab é um Centro de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento de Modelos Computacionais e Inteligência Artificial aplicados ao Transporte Aéreo com focos no Gerenciamento de Tráfego Aéreo. Portfólio do grupo é desenvolver Know How de sistema complexo como Collaborative Decision Making - CDM. Além de diversos projetos relacionados que aplicam Inteligência Artificial para redes sociais e data mining, contamos com apoios financeiros do CNPq, FINEP, CAPES e outras instituições de fomento à pesquisa.

SiGePA pela FINEP

Linha de pesquisa Decisão Colaborativa com Método Inteligente para Alocação de Slots de Partidas em Aeroportos – CoDMAN (projetos CNPq e FINEP). Sistema e Tecnologia de Tomada de Decisão Colaborativa para os Aeroportos Brasileiros (cooperação com ENAC, França) Modelagem de funções Satisficing para suporte a tomada de decisão colaborativa nos aeroportos. Implementação da solução de CTOP para aumentar a satisfação dos envolvidos (projeto do CNPq e cooperação com GATech, USA).

Equipe Dr. Cícero R. F. de Almeida, TransLab da UnB. Antonio C. de Arruda Junior, aluno doutorado da UnB e ENAC, França. Leonardo L. B. V. Cruciol, aluno doutorado da UnB e GATech, USA. Vitor Filincowsky Ribeiro, aluno doutorado da UnB. Deborah Mendes Ferreira, aluna mestrado da UnB.

Exellencia

Obrigado weigang@cic.unb.br