Profª Rennata Paolla rennatapaolla@hotmail.com LIDERANÇA Profª Rennata Paolla rennatapaolla@hotmail.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA.
Coordenação (Cont. Organização)
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Valor Consultoria Empresarial
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Motivação Liderança Administração do tempo Aconselhamento pessoal
Práticas de Apoio à Gestão
O LÍDER COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
CAPÍTULO 12 Liderança.
AUTOCRÁTICO Designado para a chefia do grupo por alguma autoridade
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Liderança e comprometimento com a equipe de trabalho
LIDERANÇA Profª Denise Ferreira.
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
LIDERANÇA EM ENFERMAGEM
L I D E R A N Ç
MERCADO DE TRABALHO.
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Gilmar Silva de Andrade
Gestão por Competências
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
Gestão de Recursos Humanos
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Empreendedorismo.
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
O Papel da Liderança no Desenvolvimento do Corpo de Cristo
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Liderança.
“LIDERANÇA HUMANIZADA”
A Liderança e seus Conceitos
LIDERANÇA REQUERIDA NESSES NOVOS TEMPOS
2 º Q UESTIONÁRIO A VALIATIVO Profª Rennata Paolla
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
A Liderança transformacional
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
Habilidades e características do líder
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Liderança e Relacionamento.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança.
Ana Isabela Maciel Francielly Tristão Gisele Aparecida Iris Natália Gonçalves Laís Pereira de Faria Larissa Mesquita Teles da Silva Docentes: Flaviane.
Transcrição da apresentação:

Profª Rennata Paolla rennatapaolla@hotmail.com LIDERANÇA Profª Rennata Paolla rennatapaolla@hotmail.com

Chefia x Liderança Considerando o cenário atual de um mercado competitivo, globalizado e de constantes mudanças, podemos afirmar que, nas organizações, não basta ser chefe, tem que ser líder. Chefe está mais focado na realização das tarefas para a obtenção dos resultados. Líder preocupa-se constantemente em motivar pessoas, reconhecendo a importância da cada função, de cada indivíduo e do grupo para garantir um trabalho com qualidade e obtenção de resultados da empresa.

Um bom chefe não é, necessariamente, um bom líder Um bom chefe não é, necessariamente, um bom líder. Dar ordens, instruções, cobrar resultados, qualquer um pode fazer, mas, envolver as pessoas para alcançar os resultados e metas com entusiasmo e comprometimento, só líderes podem realizar.

O Líder necessita liderar pelo exemplo O Líder necessita liderar pelo exemplo. E um bom líder não se sustenta pelo poder, pois, existe uma grande diferença entre ter poder sobre as pessoas e ter autoridade com as pessoas. Enquanto o poder pode ser oferecido ou retirado de qualquer pessoa, a autoridade é construída pelos valores, conhecimentos e, principalmente, conquistada pelas atitudes do líder com as pessoas e sua equipe.

Competências do Líder Saber trabalhar em equipe Saber ouvir Ser comunicativo e assertivo Ser motivado e motivador Ser criativo e inovador Ser humilde Ser ético Saber planejar, organizar e tomar decisões Saber delegar Ter agilidade e flexibilidade Ser empreendedor Saber negociar Saber relacionar

Em relação a sua equipe, o líder deve: Deixar claro os objetivos e resultados, envolvendo as pessoas no processo Estimular a participação e o comprometimento das pessoas e da equipe Incentivar as pessoas a assumir desafios Elogiar as pessoas e a equipe Inspirar atitudes positivas e solidárias Investir no desenvolvimento das pessoas

Estilos de liderança Liderança Autocrática Líder centralizador, que define os objetivos e o método de trabalho, não dando à equipe oportunidade de participar do planejamento das tarefas.

Liderança Democrática O líder tende a tomar decisões através do consenso da equipe, incentivando a participação de todas as pessoas, procurando ouvir as opiniões e sugestões da equipe.

Programação dos trabalhos Estilos de Liderança: Liderança Autocrática Democrática Tomada de decisão Apena o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder. Programação dos trabalhos O líder determina providências para a execução das tarefas, na medida em que são necessárias e de modo imprevisível para o grupo. O próprio grupo esboça providências e técnicas para garantir o alvo com o aconselhamento técnico do líder. Divisão do Trabalho O líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar e qual seu companheiro de trabalho. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus próprios colegas. Participação O líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um. O líder procura ser objetivo e imparcial nos elogios e nas críticas (feedback).

Liderança Situacional O líder situacional parte do princípio que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação, pelo contrário, cada tipo de situação requer um estilo de liderança diferente para ser alcançar à eficácia da equipe de trabalho.

O líder deve ter flexibilidade na relação com seus liderados, alterando seu estilo de atuação em função da situação apresentada. Sua atuação pode ser mais autocrática em determinadas situações, e em outras, mais democrática, sempre visando atender às necessidades da empresa e da equipe.