CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Plano de Trabalho Docente
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Discutindo práticas em Matemática
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Programa aluno pesquisador
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Educação no contexto do Trabalho
Rotina na Alfabetização:
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Trabalhando com Grupos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Atividade complementar 04
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE

PROPOSIÇÕES CURRICULARES ENSINO FUNDAMENTAL I – CIÊNCIAS Cenário educacional atual: Aponta a necessidade do desenvolvimento e implantação de ações pedagógicas que desafiem o educando;

Nesse contexto a capacidade de aprender terá que ser trabalhada Pensar/refletir, Fazer escolhas, Propor soluções para questões e problemas contemporâneos, Preparando-o para trabalhar, exercer a cidadania e cuidar do ambiente onde vive. Nesse contexto a capacidade de aprender terá que ser trabalhada

Essa atitude de estímulo à autonomia do educando indica outro perfil de educando e professor. Professor participante da aprendizagem Educando sendo o verdadeiro agente, questionador e participativo

PERSPECTIVA DA PROPOSIÇÃO Representa um exercício para definir metas, contextos, fazer escolhas e considerar dimensões do conhecimento. Superar a visão dicotomizada de ensino e aprendizagem, considerando como o aprendizado escolar e o não escolar, o saber disciplinar e o não disciplinar podem se relacionar e melhorar uns aos outros.

A elaboração desta Proposição foi orientada por uma concepção sociointeracionista, que considera Ciências como forma de ação e de interação entre os homens – sociedade e Natureza.

O sistema escolar tem sido desafiado a assumir a função de espaço criador de condições que possibilitem a socialização e a produção do saber entre educadores e educandos. Existe um consenso sobre a necessidade de transformações significativas na estrutura da escola, na reorganização dos tempos e espaços escolares, nas formas de ensinar e aprender, avaliar, organizar e desenvolver o currículo, e nos modos de trabalhar o conhecimento, com o respeito às singularidades do desenvolvimento humano.

“Nós fazemos o currículo e o currículo nos faz.” (SILVA, 1996, p. 165). O currículo é, assim, o que professores e educandos vivem, ao pensarem e resolverem problemas sobre objetos e acontecimentos que se tornam habituais. Ensinar e aprender Ciências significa conhecer os fenômenos naturais e as relações entre sociedade e natureza. Conhecê-los significa refletir sobre a vida cotidiana para interferir no que ela apresenta.

A aproximação dos educandos de seu cotidiano, Possibilita a compreensão do mundo a sua volta, Desperta a orientação social do ensino de Ciências para a tomada de decisões e para a resolução de problemas do seu dia a dia, Cria oportunidades para o exercício da cidadania com responsabilidade.

PRINCÍPIOS NORTEADORES O papel dos conhecimentos prévios dos educandos no processo de ensino e de aprendizagem. Os processos de construção de conhecimentos pelos educandos. O tratamento recursivo aos conteúdos a serem ensinados numa perspectiva integradora. A constituição de espaços coletivos de organização do trabalho pedagógico (sala de aula, sala ambiente, laboratórios, hortas, jardins e outros). A avaliação de ensino e de aprendizagem numa perspectiva formativa.

Em conformidade com os princípios os conteúdos foram organizados em eixos, temas e capacidades a partir de situações que tenham sentido para o educando, considerando; As diferentes idades, A situação sociocultural, As suas vivências/experiências, A organização e o tempo escolar.

Professor atua como mediador na; Construção do conhecimento Organização escolar em ciclos de formação considera desenvolvimento do educando; Professor atua como mediador na; Construção do conhecimento Possibilidade que o educando tem de, aos poucos, ampliar sua rede de significados, de tal forma que sua aprendizagem a respeito de um determinado assunto seja cada vez mais compreensiva e significativa

Com readequação do tempo, recursividade Consiste em retomar um conceito, acrescendo a ele novos elementos, novos contextos, com um grau de complexidade maior, possibilitando ao educando que não aprendeu aprender.

Flexibilidade Capacidade de vislumbrar e buscar diversificados caminhos para atingir objetivos previamente estabelecidos, ainda que o ponto de chegada possa ser redefinido ao longo do caminho

Problematização Transformar o conteúdo a ser aprendido em problemas significativos para os educandos, no processo de construção de conhecimento

Autonomia Liberdade de escolha para trilhar diferentes caminhos, utilizar diferentes estratégias, métodos, recursos que contribuam para o processo de aprendizagem.

Desafio para o professor Adequar a forma de ensinar à forma de aprender dos educandos.