SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Advertisements

EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Altinópolis.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
ACADÊMICAS BOLSISTAS: Elisa Beatriz Schmitt; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER Supervisor: Alfred Nagel Neto
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
PIBID – Programa Institucional de Iniciação à ocência. Cursos: * Educação Física * Pedagogia. Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes. Data:
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES/MEC com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes.
Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
O Programa PIBID na UFRN
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
1ª Formação de Professores Coordenadores
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO: Pedagogia COORDENADORA de ÁREA: Clarice Pires

PIBID – Portfólio Grupo CEI Tia Ana Julho 2014 Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. PIBID – Portfólio Grupo CEI Tia Ana Julho 2014 Portfólio referente a elaboração do projeto para a montagem de uma biblioteca infantil, formação realizada no II Encontro Regional do PIBID, na UNIVALI, fundamentação sobre o tema SUPERVISORA/ ORIENTADORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva BRUSQUE 2014

Dados de Identificação Introdução Objetivos SUMÁRIO:   Dados de Identificação Introdução Objetivos Processo de Investigação: Execução e Análise Planejamento das ações Reflexão e análise Referências

INTRODUÇÃO: Criação do Projeto da Biblioteca: Na sequencia da programação das atividades as bolsistas iniciaram a montagem do Projeto para a criação de uma biblioteca infantil no C.E.I. Tia Ana; Evento PIBID UNIVALI: As bolsistas tiveram a oportunidade de participar do II Encontro Regional das Licenciaturas – PIBID na Univali; Confecção Material Didático: iniciou-se a confecção de alguns materiais que serão utilizados na biblioteca infantil.

OBJETIVOS: Aprimorar as práticas desenvolvidas em projetos do PIBID; Construir o Projeto destinado à construção da Biblioteca Infantil; Adequar o espaço da sala para as crianças frequentarem a Biblioteca Infantil.

CRONOGRAMA: DATA: ATIVIDADES: LOCAL: 02/07/14 Encontro para elaboração do Projeto: Criação de Biblioteca na Educação Infantil C.E.I TIA ANA 21/07/14 Formação no II Encontro Regional das Licenciaturas (PIBID) UNIVALI 22/07/14 30/07/14 Confecção de materiais para a Biblioteca Infantil C.E.I. TIA ANA

PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO: EXECUÇÃO E ANÁLISE: Durante reunião realizada com todas as bolsistas, supervisora e coordenadora, foi elaborado o Projeto para a criação da biblioteca infantil no C.E.I., de acordo com modelo padrão disponibilizado pela coordenadora de área do PIBID. Nos dias 21 e 22 as acadêmicas participaram do II Encontro das Licenciaturas na UNIVALI, onde tiveram a oportunidade de participar de palestras e oficinas;

PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO: EXECUÇÃO E ANÁLISE: Oficinas: Práticas de Leitura; Alfabetização e letramento (Curta Metragem); Cartografia para Bebês; Artes; Dobraduras; Atividades Físicas

A elaboração do Projeto da biblioteca permitirá o encaminhamento pelas bolsistas de ações qualitativas no apoio a gestão da escola. Este apoio refere-se a estrutura e organização deste espaço, que deverá garantir tanto ao professor, quanto as crianças, o prazer pela leitura. A participação das bolsistas e supervisora no evento do PIBID na universidade do vali do Itajaí consolida uma etapa importante desta caminhada que é a formação continuada das bolsistas. No decorrer desta atividade, tivemos a oportunidade de aprender e aprimorar as práticas pedagógicas voltadas para este foco: a mediação de leitura. Reflexão e análise: