Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Uso do Ambiente de Ensino On-line
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Portfólio de Matemática
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
O Aluno.
Evasão em Cursos A Distância.
O Aluno a Distância.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
Produção do conhecimento em EAD
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação profissional e EAD
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Tipos de Tutoria.
Histórico do Monitor.
O papel do conteudista.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Introdução à Educação à distância
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Laboratório de Ensino a Distância
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Papel do Tutor em EAD.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Pedagogia Específica. A educação online exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico... Esse tipo de comunidade comtempla três Critérios.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Tecnologias na educação a distância IntroduçãoIntrodução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditosReferências.
O computador como Meio e como Fim...
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Transcrição da apresentação:

Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD Perguntas desenvolvidas pelos GTs (Grupos de Trabalho)

Perguntas do GT Pedagogia Específica para o GT Interatividade 1) Quais as modalidades da interatividade? 2) A medida que as tecnologias da informação e comunicação tem participado cada vez mais da E.A.D de acordo Azevedo cite algumas características desse modelo. 3) Segundo Gíacca o miolo (do modelo) parece estar no tipo de interação entre professor e aluno e interatividade de para  qualquer processo educativo; diante dessa afirmação responda como pensar em educação sem troca , seja presencial ou a distância? 4) Como buscar um novo paradigma para atender a necessidade de ensino na pedagogia especifica online? 5) O que Silva (2000) explica  sobre a comunicação interativa?

Perguntas do GT Interatividade para o GT Pedagogia Específica 1) A EDUCAÇÃO ON-LINE EXIGE QUE TIPO DE DESENVOLVIMENTO? 2) VOCÊ CONCORDA QUE A INTERNET SE TORNOU UM IMPORTANTE RECURSO PEDAGÓGICO? POR QUE? 3) QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS USADOS EM EAD? 4) EXISTE ALGUM MODELO ESPECÍFICO QUE O PROFESSOR DEVE SEGUIR PARA O MAGISTÉRIO PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA? QUAL? 5) COMO NASCEU A NOVA EAD?

Perguntas do GT Investimento em Peopleware para o GT Papel do Professor 1) Qual o tipo de professor proposto por Azevedo?  2) Segundo o texto é primordial que o Professor EAD tenha uma característica especifica. Sobre elas Julgue a alternativa CORRETA. a) Ser individualista em seus ideais. b) Não ser colaborativo é fundamental uma vez que os conhecimentos em cibernética deve priorizar o saber de cada individuo. c) O planejamento e veiculação do curso deve ser um trabalho de equipe em seu desenvolvimento. d) A Principal característica do professor EAD é ser, colaborativo em sua prática e individual em suas habilidades técnicas.

Perguntas do GT Investimento em Peopleware para o GT Papel do Professor (cont.) 3) Os alunos estão em busca de um novo modelo de educador em EAD, cite algumas características que segundo o texto esse educador deve possuir. 4) De acordo com a UCF, 2000, em seus cursos online os participantes deveriam ter diversas habilidades cite-as. 5) Segundo a renomada professora e pensadora contemporânea Jurema Sampaio sobre que veiculo parece não haver um consenso sobre as suas necessidades básicas? a) Cibernética b) Comunicação c) Internet d) Sistemas Educacionais EAD

Perguntas do GT Papel do Professor para o GT Investimento em Peopleware 1) O que é Peopleware 2) Temos hoje um número cada vez maior de artigos, publicações, cursos, eventos e sites voltados para formação e aperfeiçoamento do professor online. Qual a característica que aponta para formação desse tipo de atividades. 3) Que tipos de cursos, seminários, oficinas, são mais adequados para formar e desenvolver competência na realização da EAD presencial e online 4) Como tornar o professor de ensino presencial um professor de EAD 5) Quais professores acreditam nesse novo paradigma

Perguntas dos demais GTs para o GT Outros Aspectos Qual o outro aspecto destacado em E.A.D? 2) Quais são as maiores preocupações em relação a adoção da EAD? 3) Maria Cecilia dos Santos Chaves defende a criação de conselhos EAD. Segundo o texto em que e como esses conselhos ajudariam os usuários da EAD? 4) A motivação está diretamente ligada a qual ponto importante