PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Letramento: um tema em três gêneros
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Avaliação Psicomotora
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Transtornos da Aprendizagem
Rotina na Alfabetização:
O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA Reflexões para a educação infantil.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Caderno Interfaces Curriculares
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O Desenvolvimento Psicomotor
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Características da criança: perspectivas teóricas
O aluno elaborando conceitos
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PSICOMOTRICIDADE.
Os conceitos de alfabetização
A DISGRAFIA No âmbito escolar das séries iniciais do ensino fundamental Daiane Machado Ávila Christakis Paranaguá - PR.
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Dislexia.
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Atividade complementar 04
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Desenvolvimento motor
PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
4 Fases na formação de novos educadores.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
A pré história da linguagem escrita
DISLEXIA e OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Transcrição da apresentação:

PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.

APRENDIZAGEM Processo neuropsicocognitivo que ocorre em um determinado momento histórico, em uma determinada sociedade e uma cultura particular. Integra o cerebral, o psíquico, o cognitivo e o social. Segundo Wallon o desenvolvimento da criança aparece descontínuo, marcado por contradições e conflitos, resultado da maturação e das condições ambientais, provocando alterações qualitativas no seu comportamento em geral. O desenvolvimento integrado envolve os campos da afetividade, motricidade e inteligência. or

CONTRIBUIÇÕES DE WALLON Integrar as dimensões afetivas, psicomotoras e cognitivas do ser humano de maneira articulada. Ressaltar a organização escolar como espaço privilegiado de desenvolvimento humano. Planejar ações e atividades em que se priorize o movimento e o agir do sujeito que aprende.

FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO Segundo pesquisas da neurociência a aprendizagem modifica a estrutura física do cérebro. Ele realiza novas conexões de acordo com as necessidades que enfrenta. Está constantemente reorganizando-se. É flexível, capaz de aprender e adaptar-se, de melhorar e aperfeiçoar as habilidades mais utili- zadas em consequência da estimula- ção.

JANELAS DE OPORTUNIDADE

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA APRENDER Cada indivíduo aprende de forma particular, dependendo de fatores cognitivos e afetivos. Os fatores neuropsicocognitivos complexos que interferem na aprendizagem são: processamento perceptivo, psicomotor, atenção, memória, pensamento e linguagem.

ESTILOS DE APRENDIZAGEM Área observada Visual Auditivo Cinestésico Estilos de aprendizagem Aprende por meio da observação Aprende por meio de instruções verbais Aprende fazendo as coisas. Envolve-se diretamente. Leitura Gosta das descrições, desfruta imaginando as cenas. Boa capacidade de concentração. Desfruta do diálogo. Evita descrições longas. Não se fixa nas ilustrações. Prefere as histórias nas quais há ação. Movimenta-se enquanto lê. Não é um grande leitor. Ortografia Tem boa ortografia porque visualiza a palavra. Não costuma ter boa ortografia porque escreve como ouve. Com frequência tem má ortografia. Escreve as palavras como sente Memória Gosta de tomar notas, escreve as coisas para recordar. Lembra-se de rostos mas não de nomes. Lembra de nome mas se esquece dos rostos. Retém por repetição. Recorda mais o que fez e não o que viu ou falou. Resolução de problemas Planeja antecipadamente, orga-niza seus pensamentos escrevendo. Fala de seus problemas, coloca possíveis soluções oralmente. Impulsivo. Com frequência escolhe a solução que envolve maior atividade física.

A leitura e a escrita: processos e dificuldades na sua aquisição Silvia Deflor Citoler Rolando Ortuzar Sonz A leitura e a escrita são uma aquisição fundamental para as aprendizagens posteriores, já que, na escola, faz-se necessário ler e escrever para aprender. 1- Processos implicados nas capacidades de leitura e escrita 2- diferentes tipos de atrasos e as explicações de sua origem 3- metodologia utilizada para a iniciação à leitura. 4- maturidade para a aprendizagem da leitura e escrita

Fatores que influem na aquisição da leitura e escrita: Fatores intrapessoais: capacidades cognitiva, personalidade, estilos e estratégias de aprendizagem, motivação; Fatores interpessoais: situações de ensino-aprendizagem: características do professor, estilos de ensino, interações aluno- aluno, aluno-professor; Fatores contextuais: contexto educativo e familiar.

O que é ler? É uma atividade complexa composta por uma série de processos psicológicos de diferentes níveis que começa com um estímulo visual e permite através de uma atuação global e coordenada a compreensão do texto. Embora os processos psicológicos sejam múltiplos os autores agrupam em dois grupos: 1º o reconhecimento das palavras ( são aqueles que traduzem a letra impressa para a letra falada) e 2º a compreensão (tem como finalidade captar a mensagem ou a informação que nos proporcionam os texto escritos)

O que acontece com a escrita? A finalidade da expressão escrita é a comunicação através de uma mensagem escrita. A sua aquisição requer a integração de diferentes subprocessos. A produção de palavras trata-se de codificar ou converter significados e sons em sinais, que é a operação inversa da leitura.

Dislexia e Disgrafia Dislexia: problemas específicos de leitura. No enfoque da inclusão, são disléxicos aqueles que possuem uma leitura abaixo do nível esperado, independente da causa. Do ponto de vista do ensino deve-se considerar um problema educativo e não médico, e avaliar quais são os processos e operações que não funcionam adequadamente Disgrafia: dificuldades na produção de palavras que podem ou não estar associadas a problemas na execução motora.

Atraso na leitura de escrita Déficit linguístico – os leitores com atrasos executam pior uma série de tarefas verbais que implicam a produção, percepção, memória, decodificação e segmentação da linguagem. Em geral todos os sintoma apontam para um problema em nível fonológico no reconhecimento das palavras. A investigação dos movimentos oculares e a análise da percepção é uma linha importante de trabalho.

Fases de aquisição da leitura e escrita No ensino-aprendizagem, globalmente existem três fases: 1) preparação: denominada como maturidade para, 2) aprendizagem propriamente dita e 3)Consolidação. Aquisição da leitura e escrita que realçam os aspectos metacognitivos: 1) fase cognitiva: compreensão das tarefas que são exigidas, investigação dos processos metacognitivos na aprendizagem em geral, 2) fase de aquisição: prática da tarefa até estar dominada, 3) fase da automatização: a tarefa é executada