TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO INTRODUÇÃO: O PROCESSO,HOJE, POSSUÍ CARATER PÚBLICO, MAS NO INÍCIO O PROCESSO ERA VISTO COMO PRIVATISTA. CONCEITO: O PROCESSO É UM INSTRUMENTO.
Advertisements

Teoria Geral do PROCESSO
Introdução ao Processo Penal
“Direito ao exercício da atividade jurisdicional”
TGP – Direito Processual III
Profa. Grasiele A.F. Nascimento
Direito Processual Penal I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
15. a) Princípio da justiça gratuita.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
SUJEITOS DO PROCESSO TEMA 15 – AULA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ROSA MARIA DA SILVA LEITE
TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
Intervenção de terceiros
AÇÃO POPULAR.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I/NITERÓI – TGP II/MACAÉ
Justiça Pública e Poder Judiciário
Prática Jurídica I Petição Inicial.
TGP – Direito Processual IV
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO
UNIVERSIDADE TIRADENTES PROCESSO CIVIL I PONTO 2
Ponto 1: PROCESSO EMENTA: Meios de Solução de Conflitos. Conceito e aspectos do Processo. Pressupostos (existência e validade). Classificação: cognitivo,
Posição enciclopédica do direito processual
CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Processual Civil II
TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO
Prof. Eudes Vitor Bezerra
Prática Jurídica I Contestação.
Comunicação dos atos processuais
Teoria Geral do Processo Plano de Ensino: Unidade VlI. O PROCESSO
Professora Lucélia de Sena Alves
Prof. Gilmar Vieira Processo Civil I
27, 28 e Profº Carmênio Barroso (96)
CURSO DE DIREITO Teoria Geral do Processo
PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL Conceitos básicos Prof. Marlon Corrêa
Pressupostos Processuais. Existência 1. Demanda “Petição inicial, ainda que inepta, ajuizada por iniciativa da parte, pois todo processo só começa pelo.
Petição Inicial.
TEORIA GERAL DO PROCESSO Conceitos básicos Prof. Marlon Corrêa
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PARTES Arts. 7º a 45, CPc.
DAS NULIDADES NO PROCESSO DO TRABALHO
PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL – AULA 03 PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: RODOLFO HARTMANN Aula 3 PROAB.
12, 13 e Profº Carmênio Barroso (96)
Profº Carmênio Barroso
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
Sujeitos processuais Prof. Héber Uzun.
Curso de direito do processo do trabalho–processo e procedimento  Ação trabalhista:  Compete a Justiça do Trabalho processar e julgar as ações oriundas.
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
ELEMENTOS DA AÇÃO.
PROCESSO PENAL DIRCEIA MOREIRA.
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
- MARCHA AVANTE - CAMINHADA - SEGUIR ADIANTE. - Latim “PROCEDERE”
A Tutela jurisdicional fenômeno do plano processual que visa a tutela dos direitos fenômeno do plano material.
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
TEORIA GERAL DO PROCESSO CAUTELAR
Legislação Trabalhista
PRINCÍPIOS PROCESSUAIS Professora Larissa Pochmann.
AULA 03 – PROCESSO CIVIL Capacidade Postulatória Encontra-se intimamente ligada à aptidão de realizar os atos do processo de maneira eficaz. (Art. 36 CPC)
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula 6 – CAUSAS DE EXTINÇÃO DO PROCESSO.
AÇÃO. “Ao vetar a seus súditos fazer justiça pelas próprias mãos e ao assumir a jurisdição, o Estado não só se encarregou da tutela jurídica dos direitos.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Sujeitos do Processo Processo é o instrumento para a resolução imparcial dos conflitos da vida social. Sujeitos que compõe.
COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS Para que o processo seja público e para que se consiga a plena efetivação do contraditório, é indispensável que haja a.
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
Profº. Jonathas Barbosa PL Silva
TGP – Processo II Litisconsórcio – pluralidade de pessoas no pólo ativo ou passivo (relação de direito material abrange mais de uma pessoa) Em ambos os.
LITISCONSÓRIO. Conceito 1.Conceito:É o laço que prende no processo dois ou mais litigantes, na posição de autores ou réus; Justificativa princípio da.
Transcrição da apresentação:

TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO Conceito O processo, então pode ser encarado pelo aspecto dos atos que lhe dão corpo e das relações entre eles e igualmente pelo aspecto das relações entre os seus sujeitos. É por definição o instrumento através do qual a jurisdição opera.

CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO   Complexidade (composto por uma pluralidade de atos) Interdependência entre os atos (um ato depende da pré-existência de outro) Progressividade (desenvolve-se até a produção do resultado final)

NATUREZA JURÍDICA As muitas teorias sobre a natureza do processo revelam a visão publicista ou privatista assumida por seus formuladores, sendo que algumas delas utilizam conceitos romanísticos à sua aplicação. As principais são: a) o processo como contrato; b) o processo como quase-contrato; c) o processo como relação processual; d) o processo como situação jurídica; e) o processo como procedimento informado pelo contraditório. De todas as apresentadas, a teoria que melhor desfruta de simpatia da doutrina, inegavelmente, é a relação processual. Então a natureza jurídica do processo é de RELAÇÃO JURÍDICA.

A relação jurídica processual distingue-se da relação jurídica substancial em três pontos:   Quanto aos sujeitos – a relação processual ocorre entre autor, juiz e réu; e a substancial apenas entre autor e réu; Quanto ao objeto – a relação processual tem por objeto a prestação jurisdicional – O SERVIÇO, enquanto a relação jurídica substancial o bem da vida pretendido pelo autor em face do réu; Quanto aos pressupostos – a relação processual possui pressupostos específicos para sua constituição e validade, são os chamados pressupostos processuais, sem os quais a relação processual não se forma ou não se desenvolve validamente.

SUJEITOS DO PROCESSO   A relação jurídica processual tem uma configuração tríplice – Estado/juiz, autor e réu. JUIZ Sujeito imparcial, investido de autoridade, não pode eximir-se de atuar no processo, desde que tenha sido adequadamente provocado. Dotado de poder/dever. AUTOR E RÉU Sujeitos parciais do processo. Autor é aquele que deduz em juízo uma pretensão e réu aquele em face de quem aquela pretensão é deduzida. ADVOGADO ART. 133, CF, o advogado é indispensável à administração da justiça, capacidade postulatória. MINISTÉRIO PÚBLICO Que assume muitas vezes a posição de parte, conforme o caso ele pode ser parte, substituto processual, representante da parte, parte adjunta, fiscal da lei.

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS   Os pressupostos processuais são requisitos necessários à existência e validade da relação processual. São eles: - uma demanda regularmente formada; - citação válida, inexistência de impedimentos – coisa julgada, litispendência, - a capacidade de quem a formula; - a investidura do juiz

PROCEDIMENTO   É o conjunto de normas que vai determinar o desenvolvimento do processo, estabelecendo o tempo, o lugar e a forma como vão se desenvolver os atos processuais. Ou segundo Rocha o procedimento é “o conjunto de normas que vão estabelecer quais os atos de que se compõe a atividade que denominamos processo, qual a sequência ou a ordem a ser observada entre os diversos atos que compõem o processo, a forma desses atos, o lugar onde devem ser realizados, os prazos em que devem ser praticados etc.”.