Do’s and Dont’s Copa do Mundo 2014. FIFA A FIFA é a instituição organizadora da Copa do Mundo de 2014 e, para promover o evento, conta com o patrocínio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização e Técnicas Comerciais
Advertisements

África do Sul 2010, é aqui na Super Rádio Tupi AM + FM!!!
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Sistemas da Informação e Tecnologia Guarani Futebol Clube
Trabalho 1 – Sistemas de Informação e Tecnologia Análise de site esportivo Tatiani Velardi.
Beatriz A. Benedetti 1 GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Trabalho 01.
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Capítulo 3 Formas de comunicação do processo de CIM
Modelo de Negócios e Receitas
PRÊMIO ABC DE PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA. É um incentivo para a inovação científica cardiovascular, que visa estimular Jovens Pesquisadores, Professores, Orientadores,
O Guia de Serviços do Cardiologista GUIA DE INFORMAÇÕES CIENTIFICAS PARA O CARDIOLOGISTA – SBC 2011.
Guia de Bolso dos Associados da SBC
A Contabilidade se caracteriza como um processo de comunicação;
KAUANA COM. IMP. EXP. LTDA.
LEI GERAL – COPA 2014 MINISTÉRIO DO ESPORTE TEMAS CENTRAIS MINISTÉRIO DO ESPORTE TEMAS CENTRAIS.
FACULDADE PITÁGORAS Prof. Humberto Magno. TERMO DE RESPONSABILIDADE A Editora Rideel alerta que este conteúdo é parte integrante da obra, um acessório.
Direitos e Deveres das Torcidas Organizadas
DEFINIÇÃO DA MARCA – O que é e como fazer?
Prof. Fabio Aguiar Infodesign – aula 1.
Nelson José Comegnio MARKETING CULTURAL POSTOS DE GASOLINA.
Ações propostas para o cenário Propaganda Como funciona essa empresa?
PROMOÇÃO.
Novo Contrato Lojista Afiliação e Credenciamento ao cartão Tricard
Uso do Logo.
Nelson José Comegnio MARKETING CULTURAL EMPRESAS EM GERAL.
É A MAIOR RÁDIO DO ESTADO
Primeiro Passo da Etapa 1
O PROGRAMA  Em Janeiro personagens da vida real irão narrar suas experiências aos quatro cantos do mundo em um programa que leva o telespectador a viagens.
Apresentação | | +55 (11)
Grandes Eventos: Copa do Mundo FIFA 2014 Rafael Braga – Coordenador de Comunicação e Monitoramento de Mídia do Ministério da Defesa.
Promover seu clube, o Rotary e envolver a comunidade.
AULA 2 LICENÇA DE SOFTWARE LEGISLAÇÃO APLICADA A INFORMÁTICA
Criação de Marcas Corporativas
Brand Equity.
Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal.
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
CAPÍTULO 12 Educando o Cliente e Promovendo os Serviços.
CAMPANHA POUPANÇA ETAPA KIDS.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
BEM-VINDO AO E-MARKETING. Estratégias de Marketing na Internet Marketing viral; Marketing afiliado; Marketing de permissão; Marketing; Marketing.
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Atividades de uma agência de Comunicação
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A.
PROMOÇÃO Introdução. A promoção tem o significado de comunicação. O mercado precisa ser continuamente informado e persuadido a respeito dos produtos e.
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
PROPOSTA COMERCIAL Clique aqui para ver o vídeo.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Direito Autoral Dispõe a Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso XXVII: XXVII – Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação.
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da República Argentina
LEI GERAL DA COPA DISPOSICÕES PENAIS RICARDO SAYEG.
AULA DE DIREITO PENAL IV – AULA 2
Aluno:Alex da Fonseca Junior Professor: Rogerio Sorvillo Conceitos e Categorias 1PPM I.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
A marca de NA Perguntas frequentes sobre a utilização do nome e dos símbolos de nossa irmandade.
Comunicação Comunitária
Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 1 Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas PV – Promoção de Vendas Profa. Martha C Cruz Gabriel Profa.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
 “...refere-se ao uso estratégico, coordenado, de elementos promocionais para garantir o máximo de impacto persuasivo sobre os consumidores atuais e.
PORTIFÓLIO CAMPEÃO PANAMERICANO
Estratégias de Marketing
Produzido pela Equipe de Mídias Sociais G&A. Análise junho| 2014 Como não houve investimento em posts pagos durante o mês de Junho, verificamos queda.
Diretora de Vendas Independente Mary Kay
PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROF. WILIAM CARVALHO. CONVENÇÃO DE PARIS PARA A PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL 1880 BRASIL CONSIGNATÁRIO INPI – INSTITUTO.
Transcrição da apresentação:

Do’s and Dont’s Copa do Mundo 2014

FIFA A FIFA é a instituição organizadora da Copa do Mundo de 2014 e, para promover o evento, conta com o patrocínio de algumas empresas. Sendo assim, em contrapartida, os patrocinadores oficiais recebem especial proteção da FIFA, como, por exemplo, o direito de usar, com exclusividade, quaisquer marcas relacionadas à Copa do Mundo. Monitoramento: -autoridades alfandegárias, parceiros comerciais e equipes de proteção às marcas. -internet, áreas de restrição comercial, etc.

Lei Geral da Copa Dispõe sobre as principais diretrizes da Copa do Mundo de 2014 de modo protecionista, a fim de resguardar os direitos da FIFA e dos patrocinadores. -Símbolos Oficiais; -Áreas de Restrição Comercial; -Exclusividade dos direitos de transmissão e retransmissão do evento; e -Marketing de emboscada.

Símbolos Oficiais Pela Lei, são considerados “Símbolos Oficiais” os sinais visivelmente distintivos, emblemas, marcas, logomarcas, mascotes, lemas, hinos e qualquer outro símbolo de titularidade da FIFA. Crimes: reproduzir, imitar, falsificar ou modificar indevidamente quaisquer Símbolos Oficiais de titularidade da FIFA. Importar, exportar, vender, distribuir, oferecer ou expor à venda, ocultar ou manter em estoque Símbolos Oficiais ou produtos resultantes da reprodução, imitação, falsificação. Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano ou multa.

Marcas Nominativas

Uso das Marcas

Áreas de Restrição Comercial Locais Oficiais de Competição: locais oficialmente relacionados às competições, tais como estádios, centros de treinamento, centros de mídia, centros de credenciamento, áreas de estacionamento, áreas para a transmissão de partidas, etc.. Áreas de Restrição Comercial: perímetro máximo de 2km ao redor dos Locais Oficiais de Competição. Restrições Comerciais: Marketing de emboscada, comércio de rua e cambistas.

Áreas de Restrição Comercial Não é permitida qualquer publicidade, mesmo aérea ou náutica, inclusive por meio do uso de balões, aeronaves ou embarcações, nos Locais Oficiais de Competição, em suas principais vias de acesso, nas Áreas de Restrição Comercial ou em lugares que sejam claramente visíveis a partir daqueles. A delimitação das áreas de exclusividade relacionadas aos Locais Oficiais de Competição não prejudicará as atividades dos estabelecimentos regularmente em funcionamento, desde que sem qualquer forma de associação aos eventos (permitida a venda de produtos de concorrentes dos patrocinadores). Pena: Indenização pelos danos causados e pagamento dos lucros cessantes.

Exclusividade dos direitos de transmissão e retransmissão No Brasil, a TV Globo é a emissora oficial da Copa do Mundo 2014 e, portanto, está autorizada, pela FIFA, a emitir autorizações para a realização de “Eventos de Exibição Pública” que pretendem transmitir toda e qualquer partida da Copa do Mundo. Ou seja, somente após ser emitida uma Licença pela TV Globo poderão ser transmitidos os jogos em “Eventos de Exibição Pública”.

Eventos de Exibição Pública - Regulamento da FIFA Evento de Exibição Pública: aquele no qual há a exibição e visualização da transmissão da Competição para um público (composto ou não por membros do público em geral) em qualquer local que não seja uma residência privada. Eventos de Exibição Pública Comerciais: quando há fins comerciais com cobrança de taxa de entrada direta ou indireta; exploração de patrocínio ou são obtidas vantagens comerciais. Precisa de autorização da FIFA/Globo. Não é concedido para concorrentes dos Afiliados de Marketing da FIFA (Patrocinadores). Eventos de Exibição Pública Não Comerciais: quando o Exibidor não obtém qualquer tipo de vantagem comercial por organizar o evento e o mesmo tiver capacidade para menos de espectadores. Ressalta-se que por vantagem comercial se entende cobranças diretas ou indiretas de taxas de entrada ou atividades com patrocínio. Não precisa de autorização.

Marketing de Emboscada Divulgar marcas, produtos ou serviços, com o fim de alcançar vantagem econômica ou publicitária, por meio de associação direta ou indireta com os Eventos ou Símbolos Oficiais, sem autorização da FIFA ou de pessoa por ela indicada, induzindo terceiros a acreditar que tais marcas, produtos ou serviços são aprovados, autorizados ou endossados pela FIFA. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano ou multa.

Marketing de Emboscada

Seleção dos Poupançudos: entendeu-se que a caracterização dos personagens como jogadores de futebol, com uniforme semelhante ao da Seleção Brasileira, dentro de um campo de futebol e durante a Copa do Mundo, seria ato de concorrência desleal, pela prática do “marketing de emboscada”, entendendo como suficiente para tanto a referência indireta à seleção, ressaltando o fato de a campanha ser veiculada no período da Copa do Mundo. Marketing de Emboscada

Exemplos de Ações Proibidas Anúncios comerciais gerais, Concursos, Jogos, Loteria: qualquer tipo de anúncio, concurso, jogo ou loteria que utilize uma marca oficial (como emblemas, palavras, slogans, etc) ou qualquer outro tipo de referência ao evento em um contexto comercial cria associação indevida. Promoções com ingressos: qualquer tipo de promoção com ingressos, exceto quando organizado por um parceiro da FIFA, gera uma associação indevida.

Exemplos de Ações Proibidas Tabela de jogos: o uso comercial do calendário de jogos, especialmente com a aposição de marcas de empresas não patrocinadoras do mesmo para fins de marketing, promoção ou publicidade, gera uma associação indevida. Materiais de marketing: o uso de uma marca ou das designações oficiais da Competição em um item de merchandising gera associação indevida.

Exemplos de Ações Proibidas Decoração de estabelecimentos comerciais: o uso de uma Marca/Designação Oficial da Competição como parte da decoração de estabelecimentos comerciais gera uma associação indevida. Nomes de domínio/URLs: em geral, as Marcas/Designações Oficiais da Competição não podem ser incorporadas, no todo ou em parte, a nomes de domínio (ou a uma identifiação de URL que venha antes do nome do domínio) de sites com conteúdo comercial.

Exemplos de Ações Proibidas SMS e aplicativos móveis: os símbolos e Marcas Oficiais não podem ser utilizados em SMS ou outro serviço de comunicação móvel similar em um contexto comercial. As Marcas Oficiais também não podem ser utilizadas em um aplicativos específicos voltados para a Copa do Mundo, não sendo permitida a criação de qualquer associação com a FIFA e com a Copa do Mundo. Mídias Sociais: os logotipos, símbolos e outras Marcas Oficiais não podem ser utilizadas em plataformas de mídia social. Os Termos Protegidos da FIFA não poder ser utilizados de maneira a criar a impressão de que uma página é oficialmente associada à FIFA e/ou a Copa do Mundo.

Exemplos de Ações Proibidas Eventos de Exibição Pública: não é permitido o uso das Marcas/Designações Oficiais, e não poderá ser concedido patrocínio que crie uma associação direta ou indireta entre a FIFA/Copa do Mundo e terceiros que não sejam parceiros comerciais da FIFA.

Na realização de publicidade (mídia escrita, TV e rádio) com personalidades ligadas à seleção brasileira ou à Copa do Mundo: Tome cuidado com referências a garotos propagandas de outras marcas patrocinadoras do evento (Budweiser e Brahma), para evitar acusações de concorrência desleal e marketing de emboscada. Exemplo: anúncio Romário – Copa de A FIFA proíbe qualquer pessoa envolvida nas competições, incluindo jogadores e técnicos (os membros das delegações das seleções nacionais), de participar de qualquer atividade que seja, pela FIFA, considerada como marketing de emboscada relacionado às competições. Alerta!

Anúncios comerciais gerais: um anúncio comercial utilizando somente termos/elementos visuais gerais relacionados a futebol não cria, necessariamente, uma associação indevida. Tabela de jogos: o uso editorial, não comercial, do calendário de jogos pela imprensa não gera uma associação indevida, Exemplos de ações permitidas:

Anúncios: um nome de empresa relacionado ao futebol ou ao Brasil de maneira geral não cria, necessariamente, uma associação indevida (contato que não seja utilizado juntamente com símbolos, elementos visuais ou referência à Copa do Mundo. Materiais de marketing: itens de merchandising contendo termos gerais relacionados ao futebol ou ao Brasil ou a bandeiras nacionais não infringem os direitos da FIFA (desde que não sejam utilizados juntamente com símbolos ou elementos visuais com referências à Copa do Mundo. Exemplos de ações permitidas:

Decoração estabelecimentos comerciais: itens de decoração relacionados de forma geral ao futebol ou ao Brasil em estabelecimentos comerciais não geram uma associação indevida. Nomes de domínio/URLs legítimos: o uso de uma Marca Oficial como URL pode ser considerado como uso legítimo e descritivo se a mesma vier após o nome do domínio. Exemplos de ações permitidas: