DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,

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Transcrição da apresentação:

DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA

 A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças, ela estabelece relações de aprendizado.  Quando a criança é exposta ao meio, ela recebe e partilha informações para o seu desenvolvimento intelectual. Mas é só desse desenvolvimento que ela precisa?

 Além do desenvolvimento social, a criança se desenvolve pela afetividade. Sempre a família como berço de ambas aprendizagens.  O amor familiar, a afetividade que a criança recebe em família é mensurável na estima que se desenvolve no aluno.

 Quando a criança nasce, o contato materno é importante. A proximidade, o olhar da mãe, a carícia na amamentação. Esse início é a porta de todo o afeto que a criança vai receber ao longo das relações em família e fora dela.  A ausência de afeto materno e familiar pode ocasionar dificuldades de aprendizagem.

 A criança desde que nasce, deve receber o estimulo afetivo. Caso ela não seja regada com esses contatos familiares iniciais, com 1 ano e meio ela já começa apresentar problemas de ordem afetiva. O CONTATO MATERNO É A PORTA PARA O DESENVOLVIMENTO AFETIVO.

 Enquanto professor, você já percebeu em sua sala de aula, alunos que apresentem um vazio afetivo?  Em caso afirmativo, qual foi a sua intervenção?  Envie o seu exercício para:

Desenvolvimento do SNC (sistema nervoso central) Desenvolvimento Constitutivo Observa-se na relação que a criança trava com o meio, como ela manipula os objetos. Desenvolvimento psicomotor Como a criança aprende pelos estímulos externos. O professor observa a capacidade de aprendizagem da criança. Desenvolvimento intelectual

 A psicomotricidade, o intelecto e o constitutivo. Se essas áreas são bem desenvolvidas, a criança constrói o seu modelo de personalidade dentro das expectativas. Caso contrário, surgem AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

 Winicott e outros teóricos afirmam que a afetividade está diretamente relacionada com a aprendizagem.  A partir do modelo materno, a criança constrói a sua figura de apego nos primeiros anos e, com isso, terá base para relacionar-se.  Uma criança com dificuldades de aprendizagem pode ser trabalhada a partir do seu lado AFETIVO.

 A criança introspectiva é observada nas seguintes dimensões:  1ª. Emocional: estados sentimentais que se manifestam em vários matizes.  2ª. Sentimental: estados sentimentais mais duradouros e estáveis.  3ª. Paixão: estados sentimentais com manifestações mais estáveis.

 Nesse cenário afetivo, você já teve alunos que apresentassem um reflexo de instabilidade afetiva ao longo da aprendizagem? Qual fora a sua intervenção.  Envie o seu exercício para o

 Até 1 ano: a criança quer satisfazer suas necessidades básicas: comer, beber, brincar...  2 anos: a criança amplia sua autonomia operatória e expõe sua emoção através do lúdico.  4 anos: a criança tem iniciativas de comportamento de forma mais madura e começar a desenvolver a sua consciência moral.

 A partir dos 6: a criança amplia suas relações e começa a formar grupos de relações diárias.  Entre 8 e 11 anos: a criança que não desenvolveu até aqui um relacionamento afetivo sólido, apresentará dificuldades de aprendizagem. Eis a relação estabelecida entre aprendizagem e afetividade.

 Professor, faça um relato pessoal de sua turma, diga a faixa etária e como que você observa a relação afetiva e cognitiva.  Envie o seu exercício para o

Família Escola Sociedade

 Seguindo o chavão, é a base. Irá facilitar a entrada da criança no meio de educação formal e na sociedade.  É responsável pela confiança, pela segurança, pelas informações que a criança irá receber em sua infância.  É a primeira estrutura que gerará o desenvolvimento em todas as esferas.

 A criança pode apresentar desajustes emocionais no seu desenvolvimento. A criança apresenta fatores de inibição, dificuldade de se expressar, estima-baixa. Na crise social e familiar atualmente, são transtornos comuns. E reparados quando os vínculos são revertidos, sem fazer a criança de vítima.

 A escola amplia o relacionamento social da criança. Passa a ser uma família mais ampliada, com possibilidade de auto- afirmação, auto-conceituação. Com possibilidades ainda de despertar na criança habilidades de destaque. A ESCOLA TAMBÉM FALHA...

 A escola falha quando ela cria uma sistema de classificação que inibe as competências naturais da criança – aquelas trazidas do primeiro pilar que é a família.  Quando ela classifica, ela despreza uns em prol do destaque de outros. O que também gera a baixa estima e desestímulo na criança.

 A criança, desde que nasce, demonstra necessidades sociais. E assim ela continua a se desenvolver.  A considerar o pais, o local em que a criança nasce, ela continuará estabelecendo vínculos afetivos nesse núcleo. Mais adiante, ela será uma prestadora de serviços desse ambiente. CHAMAMOS DE PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO

 Quando a sociedade falha em atender as expectativas da criança? Disserte. Envie o seu exercício para o