Ação de Usucapião Urbano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Advertisements

5 – Estudo do ITR.
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA
Da Prescrição Aquisitiva
DIREITO CIVIL III AULA 10 TEMA 08 DA AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL
REGISTROS PÚBLICOS AULA 12 TEMA 8 – REGISTRO DE IMOVEIS – CONTINUAÇÃO.
Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ITBI
Burocratização um diagnóstico adicional uma outra estratégia possível.
Estudo do ITBI.
Balneário Camboriú, 17 de junho de Lei nº , de 16/6/2011. PMCMV.
2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira
Lei nº , de 16/6/2011.  PMCMV  Balneário Camboriú, 17 de junho de 2011.
DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS
PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – LAR LEGAL
DIREITO DE PROPRIEDADE
Universidade Potiguar Escola do Direito Direito Processual Civil V Prof. Bruno Tavares P. Bezerra
DIREITO ECONÔMICO CAPITAL ESTRANGEIRO – ART. 172
DIREITO CIVIL IV - DIREITO DAS COISAS
Estatuto da Cidade.
AS CERTIDÕES NEGATIVAS DA LEI 8.212/91
Aluno: Felipe Robalinho C. Barbosa Matrícula: Turma: 3º Ano B Diurno.
AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM COMODATO
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Discriminação de Terras Devolutas
Registro de Imóveis Rurais
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
01/04/2017.
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Ação de Reintegração de Posse
Ação de Usucapião – artigos 941 a 945 CPC
Direito das coisas.
Direito das coisas.
1) É correto afirmar que a aquisição por usucapião de imóvel urbano, por pessoa que seja proprietária de imóvel rural, se dá: a) após cinco anos, independentemente.
INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL (INVENTÁRIO ADMINISTRATIVO)
INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E NO DOMÍNIO ECONÔMICO.
Ação de DIVÓRCIO LITIGIOSO
Regularização Fundiária No Município de Nazário Em 2013 deu-se início aos procedimentos da realização de leis e de execução da regularização fundiária.
Registro de Imóveis Rurais Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Ação de reconhecimento de união estável cc. dissolução
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA EM GOIÁS
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Produção Antecipada de provas
IMPOSTO S/ TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art
PROF: SANDRO GASPAR AMARAL
PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA
Prof. Alessandro Lucas Santos
Aluna: Mayara Guimarães Ramos
Andrezza Eliab Oliveira Simões
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA
USUCAPIÃO..
USUCAPIÃO NO NOVO CÓDIGO CIVIL
Professor Paulo Hermano
Regulado → Capítulo VII – Título I – Livro IV - CPC Arts. 941 ao 945. regulado → Capítulo VII – Título I – Livro IV - CPC Arts. 941 ao 945. Lei nº /2001.
Portaria spprev nº 102, de 28/02/14, doe DE 06/03/14, republicada em 08/03/14. Dispõe sobre novo regulamento para homologação de CTC – Certidão de Tempo.
Aula 05 – Direitos Reais Meios de Aquisição da Propriedade: 
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
RECIVIL Módulo 6 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL PELA USUCAPIÃO ESPECIAL
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 4 – Registro de Nascimento Aula 4 – Registros especiais de nascimento.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
SERVIDÕES ARTs – 1389.
AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL
Instrumentos de regularização fundiária urbana
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a.
DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR
PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL – PNHR Moradia para as famílias Renda para os trabalhadores Desenvolvimento para o Brasil Gerência Nacional de Habitação.
Fernando Bonfá de Jesus
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
Transcrição da apresentação:

Ação de Usucapião Urbano

Definição Usucapião (do latim usucapio, ou "adquirir pelo uso") é o direito que um cidadão adquire, relativo à posse de um bem móvel ou imóvel, em decorrência do uso deste bem por um determinado tempo.

Tipos de Usucapião Urbano Usucapião Especial Urbana Individual; Usucapião Especial Urbana Coletiva

Requerimentos – Usucapião Urbana Individual Ocorre somente no caso de imóveis urbanos com área de até 250 metros quadrados; É necessário que o imóvel tenha sido ocupado com animo de moradia para si próprio ou para abrigo de sua família; É necessário que o individuo tenha tratado o imóvel como se fosse dono do mesmo; Não há exigência de justo título e presume-se a boa-fé do possuidor; no entanto, exige-se que esse não seja proprietário de outro imóvel, urbano ou rural.

Requerimentos – Usucapião Urbana Individual A posse deverá ter ocorrido: De maneira mansa e pacífica; Ininterruptamente; Sem oposição do proprietário e Por prazo igual ou superior a cinco anos. Observação: Justo Título define-se como documento hábil de transferência de propriedade

Requerimentos – Usucapião Urbana Coletiva Ocorre somente no caso de imóveis urbanos com área superior a 250 metros quadrados; É necessário que o imóvel tenha sido ocupado por uma população de indivíduos de baixa renda, como se donos fossem, sem que seja possível identificar as respectivas áreas de cada possuidor, tendo todos destinado o imóvel para moradia deles ou de suas famílias; Como na Usucapião Urbana Coletiva, há presunção de boa-fé e inexigência de Justo Título, os possuidores não podem ser proprietários de outros imóveis, rurais ou urbanos, e a posse deve ocorrer nos mesmos termos anteriormente citados.

Documentos Necessários Carteira de identidade ou certidão de nascimento; CPF; Certidão de casamento; Comprovante de residência; Matrícula do imóvel usucapiendo ou do todo maior em que se insere a área pretendida ou certidão do Registro de Imóveis atestando a inexistência de matrícula

Documentos Necessários Contrato de promessa de compra e venda ou arras, quando houver; Documentos que comprovem o tempo de moradia no imóvel, tais como IPTU, contas de água ou de energia elétrica; Dista de testemunhas com qualificação e endereço; Nome e endereço dos confrontantes (vizinhos lindeiros); Levantamento topográfico e memorial descritivo.

Procedimento A Ação de Usucapião Urbana ocorrerá de acordo com o rito sumário, de acordo com o disposto nos artigos de 257 a 281 do Código de Processo Civil.

Embasamento Legal Artigos 182 e 183 da Constituição Federal; Artigos 102 e 1.240 do Código Civil; Artigos 9º, 10, 11, 12, 13 e 14 das Diretrizes Gerais da Política Urbana (Estatuto das Cidades - Lei No 10.257, de 10 de julho de 2001)

Competência Excluída do processo a União, pelo Juiz Federal, compete à Justiça Estadual processar e julgar a ação de Usucapião Urbana. A Justiça Estadual é competente para processar e julgar usucapião cujo objeto é bem imóvel hipotecado à Caixa Econômica Federal, enquanto a empresa pública não manifestar expressamente seu interesse na lide.

Provas No caso de haver construção no imóvel, é possível utilizar contas (água, energia, telefone, IPTU); Contrato de promessa de compra e venda ou arras, quando houver; Nomes e endereços completos dos confrontantes (vizinhos lindeiros) Lista de testemunhas com qualificação e endereço.

Custas Processuais & Valor da Causa Uma vez que o possuidor/requerente da Ação de Usucapião Urbana supõe-se desprovido de recursos, aplica-se o disposto na Lei 1060/50, uma vez admite-se que os requerentes não tem como arcar com as despesas e custas processuais; O valor da causa supões-se ser o valor de mercado do imóvel, e, portanto, quaisquer cálculos serão feitos em cima deste

Observações Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião, de acordo com o art. 102 do Código Civil; O possuidor poderá, de modo a assegurar o direito, requerer ao juiz que a propriedade seja declarada adquirida A usucapião constitui forma originária de aquisição de propriedade. Não há transmissão. Por isso, não incide o imposto de transmissão de bens; As jurisprudências STF e o STJ têm negado ações de usucapião em terras indígenas.