INDICADORES ESSENCIAIS PARA DIAGNÓSTICO E SUPORTE

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Transcrição da apresentação:

INDICADORES ESSENCIAIS PARA DIAGNÓSTICO E SUPORTE MAPEAMENTO DOS INDICADORES ESSENCIAIS PARA DIAGNÓSTICO E SUPORTE AO PROCESSO DECISÓRIO MAPEAMENTO DOS INDICADORES ESSENCIAIS PARA DIAGNÓSTICO E SUPORTE AO PROCESSO DECISÓRIO Mestranda: Edimara Mezzomo Luciano Orientadores: Professores Henrique Freitas e João Luiz Becker Apoio: FAPERGS, CNPq e PADCT

Tema e justificativa Objetivos Desenho Método de pesquisa AGENDA Tema e justificativa Objetivos Desenho Método de pesquisa Plano de aplicação Resultados esperados

TEMA E JUSTIFICATIVA Necessidade de entender e orientar o decisor durante o processo de tomada de decisão. Possibilidade de promover a interação consultor- executivo. Mapear o que o decisor considera importante na tomada de decisão. Instrumentalizar e oferecer referencial ao consultor ou assessor, de forma a facilitar o diálogo com o executivo e melhor compreender, diagnosticar, enfim, mapear e orientar o processo decisório.

OBJETIVOS Propor um método de trabalho que possibilite a compreensão, o diagnóstico e o suporte ao processo decisório num determinado segmento empresarial do RS, pressupondo-se com isto também facilitar a interação consultor-executivo.

Objetivos específicos: Identificar, através de revisão de literatura, de experiência prática e de aplicação piloto, um conjunto de indicadores gerenciais essenciais ao processo decisório, nas diferentes áreas da gestão (recursos humanos, marketing, produção, finanças, etc.); Conceber um modelo de relacionamento lógico ou mesmo matemático entre os indicadores identificados, o qual permitirá compreender os decisores quanto às suas necessidades de suporte ao processo decisório, isto constituindo um referencial para confrontar novas situações; Derivar desse modelo as bases para a definição de um método de trabalho, na forma de um instrumento, bem como instruções de uso, que possibilitem orientar o diagnóstico e o suporte ao processo decisório.

DESENHO DE PESQUISA Literatura Situações de decisão Survey piloto Indicadores Prática Survey Setor/região Consolidar indicadores Método de trabalho Validação Identificar relações Observação participante Grade branco Refe- rencial Instruções uso Elaborar referencial

MÉTODO DE PESQUISA Estratégia: exploratória Método: survey/observação participante

PLANO DE APLICAÇÃO

PRODUTO FINAL

Tema e justificativa Objetivos Desenho de pesquisa Método de pesquisa AGENDA Tema e justificativa Objetivos Desenho Método de pesquisa jjkjkjkjk kjkkkkPlano de aplicaçãoultadossperados Tema e justificativa Objetivos Desenho de pesquisa Método de pesquisa Plano de aplicação Produto final Cronograma Setores Regiões Distribuição Análise Situações Instrumento Indicadores

Cronograma Etapas já concluídas Em andamento Próximas etapas

Setores industriais

Regiões geográficas

Distribuição das médias e grandes empresas (por setor de atividade e região)

Análise dos dados: Qualitativa Análise de conteúdo - codificação “Caso minhas vendas baixassem, eu primeiramente verificaria os preços praticados no mercado.” preços concorrência Quantitativa Incidência de codificações por respondente, na empresa, no setor, na região

Sua empresa precisa estar atenta diariamente ao que acontece dentro e fora dela, para manter-se competitiva e rentável. Sendo assim, várias são as preocupações de seus administradores, monitorando continuamente variáveis econômico-financeiras, de pessoal, mercadológicas, de produção e estratégia da empresa. Em recente pesquisa realizada pelo departamento de marketing, constatou-se uma certa insatisfação dos clientes. O que você faria? ____________________________________________________________________________________________________________ Explique o mais detalhadamente possível em que você se baseou para tomar suas decisões. __________________________________________________________________________________________________________ No verso desta folha, por favor faça um esboço dos principais elementos considerados na sua decisão e suas respectivas relações.