A estratégia do oceano azul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações Fique a vontade para utilizar a apresentação (por favor, cite a fonte ao utilizá-la); Sempre compartilhe as melhorias feitas, elas serão refletidas.
Advertisements

Desenvolvimento Local & Territórios
A Estratégia do Oceano Azul
Estudo de Mercados.
Prof. Paulo Raj março de 2009.
As empresas no contexto atual
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento
Vendendo mais valor e menos preço.
Novos Modelos de Empresas
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
Apostila 2 Estratégia e Fundamentos da Competitividade Empresarial
Concorrência e Inovação
Módulo 4 - Formulação da Estratégia
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICAII
POR QUE PLANEJAR!.
Teoria Econômica: Mercado e Concorrência
Planejamento Estratégico
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Ambiente.
O Boticário.
Repensando a Logística
Repensando a logística
Capítulo 2 Ferramentas e modelos de análise
Instituto Latino.
Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
Espinha de peixe (Diagrama Ishikawa)
CONTROLE ESTRATÉGICO E DESEMPENHO
Repensando a Logística
Professor W. Chan Kim and Professor Renée Mauborgne are research partners and coauthors of Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space.
RELATO DE MISSÃO INTERNACIONAL Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro Visita ao Laboratório Oficial.
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Estratégia do Oceano Azul
O Pensamento Estratégico Conceitos e Prática Administrativa Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação Administração Mercadológica.
Intro “Estratégia do Oceano Azul”.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Planejamento de Recursos Humanos O planejamento de recursos humanos coleta e utiliza informações.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Inovação no Setor de Serviços
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Reconhecendo oportunidades
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
Planejamento Estratégico TREVOSERVIS – 2011/2020
Inovação Tecnológica, Exportação e Emprego no Brasil Março de 2006 IEA-USP Glauco Arbix Professor da USP Presidente do IPEA.
UGF - Negócio e Comércio Eltrônico1 A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL Universidade Gama Filho Negócio e Comércio Eletrônico Titulares: Douglas Ferreira / Renato.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
INTERNAL USE ONLY Gestão de Riscos Estratégicos Outubro 21, 2013 Carlos Cortés Superintendente de Engenharia de Riscos Zurich Brasil Seguros.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
“Avaliação de aproveitamento” WebQuest – Final GRUPO 06: ANDRE LUIZ BARBATTO DE NOVAES EVERTON AUGUSTO LUCAS LUIZ ALBERTO STEPHAN JUNIOR RENAN NUNES CHIARANDA.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
Programa Soluções Tecnológicas
Diferentes Visões da Concorrência
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
Análise do Ambiente Competitivo
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
CONCORRÊNCIA SCHUMPETERIANA
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Especialistas em D.O.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Por Luciano Passos Criando uma estratégia empresarial em uma única página com Apresentação.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
TEORIA DA ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL Fundamentada em questões de política publica (nasceu em Harvard na década de 30) Fundamentada em questões de política.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Éverton Saulo Silveira
Inovação de Valor = menores custos + maiores benefícios
Transcrição da apresentação:

A estratégia do oceano azul Inovação de valor Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Adilson de Almeida Fernando P. Silva Paulo Cesar Rodrigo Calvet Ronaldo Nunes

Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Inovação de valor Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) A estrutura social se relaciona com as ações estratégicas dos concorrentes setoriais de acordo com duas visões: A visão Estruturalista A visão Reconstrutivista

Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Inovação de valor Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Visão ESTRUTURALISTA Também conhecida como Determinismo Ambiental. Tem suas raízes na economia das organizações industriais. Fluxo causal entre estrutura de mercado, conduta dos participantes e desempenho das empresas. Estrutura de mercado (Oferta e Demanda). Foco na concorrência.

Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Inovação de valor Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Visão ESTRUTURALISTA Para sustentar-se no mercado, os praticantes da estratégia baseada na concorrência se concentram no desenvolvimento das vantagens competitivas em comparação com os concorrentes, geralmente avaliando as ações dos rivais e se esforçando para fazer melhor.

Inovação de valor Visão RECONSTRUTIVISTA Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Visão RECONSTRUTIVISTA Teoria do crescimento endógeno (que nasce no interior de uma estrutura). As forças que mudam a estrutura econômica e o panorama setorial podem originar-se no interior do sistema. Converter demanda potencial em demanda real. Foco na demanda. Inovação de valor. Redefinição do problema. Está embasada,em parte, pela Teoria do Novo Crescimento.

Inovação de valor Teoria do Novo Crescimento Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Teoria do Novo Crescimento Demonstrou que a inovação pode ser replicada de forma endógena por meio da compreensão dos padrões ou prescrições por trás da inovação, abrindo caminho para a repetição sistemática da inovação .

Inovação de valor Comparativo Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Comparativo Visão Estruturalista - Foco na concorrência; - Busca soluções inovadoras a partir de problemas existentes; - Reforça a posição estratégica vigente; - Concentra-as no desenvolvimento de vantagens competitivas; - Jogo de soma zero; Visão Reconstrutivista - Foco na demanda; - Concentra-se na redefinição dos problemas existentes; - Gera mudanças em todo o sistema (deslocamento na estratégia); - Concentra-se em converter a demanda potencial em demanda real; - Jogo que apresenta grandes possibilidades de recompensas;

Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Inovação de valor Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Cirque du Soleil

Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Inovação de valor Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Cirque du Soleil Criação de nova forma de entretenimento (crescimento endógeno); Trazer o público adulto e empresários para o circo (converter demanda potencial em demanda real); Não concorreu com a demanda circense existente, criou um novo espaço de mercado inexplorado (redefiniçao do problema);

Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Inovação de valor Visão reconstrutivista da estratégia (Apêndice B) Cirque du Soleil FIM