PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Programa Especial de Formação Pedagógica de
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Gestão Competente da Escola Pública
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
MONITORIA MORFOLOGIA HUMANA I PERÍODO
Capacitação dos professores
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
As Dificuldades para o Ensino e aprendizagem da Filosofia na Educação Básica Pública. E.E.P. FRANCISCO BRANT Prof. Supervisor: Westerley A. Santos.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA Escola de Dança PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Bolsistas: Caroline Soares Marins Isis.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Subprojeto: Geografia
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Colégio Estadual da Bahia Disciplina Matemática Adriana Cardoso Machado (Supervisora) Eliana Prates Soares (Coordenadora) Calebe Miranda da Silva (Bolsista)
Universidade Federal de Alagoas
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES

Coordenadora: Maria Cristina Penido Coordenadora: Maria Cristina Penido. Supervisor: Daniel Elias de Jesus Pereira Bolsistas: Alan Máximo dos Santos Heber Guerreiro da Hora Leandro Oliveira Cunha Magno Teixeira Mota Rogério Santos da Silva

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FEVEREIRO / AGOSTO VISITA A UNIDADE ESCOLAR Consiste em apresentar a unidade escolar ao bolsista. De modo que ele possa ter uma visão geral da mesma, com o objetivo de facilitar o acesso por toda a unidade escolar.

ACOMPANHAMENTO DOS AC’S Consiste na observação da atividade coordenada, onde o bolsista tem a oportunidade presenciar a articulação do corpo docente junto à coordenação do colégio, bem como as discussões e os temas tratados.

Acompanhamento das aulas e avaliações Consiste na audição de aulas e avaliações, com o objetivo de proporcionar ao bolsista, subsídios práticos, para uma reflexão do processo pedagógico.

Discussões de atividades que poderiam ser desenvolvidas Com base nas observações feitas na unidade escolar, elencar atividades que poderiam ser desenvolvidas uma melhor prática pedagógica e superação de obstáculos.

Visita ao laboratório e verificação dos Kits experimentais disponíveis A visita ao laboratório bem como a verificação dos kits experimentais são de caráter quantitativo e avaliativo com o objetivo de listar as possíveis atividades experimentais que poderiam ser desenvolvidas na unidade escolar.

Sessão tira duvida É o momento em que o bolsista ao mesmo tempo em que tira as duvidas dos alunos verifica as principais dificuldades na aprendizagem da física.

Visita a Biblioteca Foi feito um breve levantamento do acervo bibliográfico referente ao ensino de física.

RESULTADOS ALCANÇADOS O bolsista teve um entendimento maior, sobre relação entre os corpos docente, discente, pedagógico e administrativo do Colégio Estadual Dep. Manoel Novaes. Percepção da importância da pesquisa como uma das formas de se buscar novos caminhos para contornar os obstáculos que surgem durante a prática pedagógica. Melhoria do relacionamento entre os bolsistas e comunidade escolar.

ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO SETEMBRO / FEVEREIRO Pesquisando a socialização das atividades desenvolvidas nas unidades de ensino da rede PIBID - UFBA - 2009. Exploração de atividades didáticas em espaços não formais. Estudo de formas de utilização do teatro como estratégia dinamizadora no ensino de física.

Estudos e elaboração de experimentos como recurso didático para o ensino de física. Estudo sobre o desenvolvimento do documentário como forma de integração do ensino da física na rede PIBID.