Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Constitucional I
Advertisements

A ÉTICA DO MAGISTRADO 1. Dois pilares da magistratura
Regime Jurídico dos Servidores públicos civis da União
Judiciário.
MINISTÉRIO PÚBLICO.
ESTRUTURA E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Servidores Públicos Militares
Dos tribunais e juízes dos Estados
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
A LEI PROCESSUAL CIVIL.
Ministério Público Art O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo- lhe a defesa da ordem.
A JUSTIÇA ELEITORAL.
Título II Dos Tribunais Regionais. Advogado Res.-TSE nºs /2001, art. 12, p. único, VI, e /2003, art. 1º: exigência de 10 anos de prática profissional;
TEORIA GERAL DO PROCESSO
DA NACIONALIDADE – ART. 12 E 13 DA CF
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE
ADMINISTRATIVA ART. 93 CE TJ TJM I
O FUNCIONAMENTO DO PODER JUDICIÁRIO
Justiça Pública e Poder Judiciário
CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR
Formação de Magistrados. I) CF/88 - mantido como Poder da República; - marco para consolidação do ativismo; - autonomia administrativa e financeira; -
Prof. Eudes Vitor Bezerra
MAGISTRATURA.
DEFENSOR PÚBLICO Art A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa,
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
DO PODER JUDICIÁRIO: ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA
Supremo tribunal Federal - STF
- CENARIO DA ESCOLA JUDICIAL/TJPE: - CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO: RESULTADO DA PROVA ORAL DIVULGADO EM 20 DE MARÇO DE TOTAL.
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
Direito Constitucional
Revisão NP1 e EDs IJE.
ADVOCACIA 1 FONTES NORMATIVAS Constituição Federal.
DIREITO CONSTITUCIONAL Profa. Luciana Melo
AUTONOMIA MP CF ART. 127 CE ART. 109/110 LEI 8625 ART. 1/4 LEI
UNIDADE V – Visão Geral do Poder Judiciário
LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU
Direito Eleitoral – módulo I
ÓRGÃOS ESSENCIAIS À JUSTIÇA
2 - BASE CONSTITUCIONAL DO DIREITO PENAL MILITAR
As regras do poder judiciário brasileiro estão previstas nos artigos 92 a 126 da CF/88. Segundo Humberto Teodoro Junior, o sistema constitucional brasileiro.
Poder Judiciário do Brasil
Poder Judiciário O Poder Judiciário é incumbido da função jurisdicional, ou seja, da função de fazer justiça. A independência do Judiciário é uma necessidade.
O Código Eleitoral e o TSE
DIREITO CONSTITUCIONAL II
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
DIREITO CONSTITUCIONAL II
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
PREPARATÓRIO - CONCURSO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIÁS PARTE II.
PODER LEGISLATIVO.
Estatuto da OAB Aula 14.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
JUSTIÇA DO TRABALHO II Tribunal Superior do Trabalho
Direito Constitucional
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
PODER JUDICIÁRIO.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Ciência Política e Teoria Geral do Estado Prof. Marcelo Thimoti 1.
ESTUDOS DE CASOS PODER JUDICIÁRIO
MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Funções Persecução penal Defesa de instituições, bens e valores fundamentais ou pessoas Preservação dos valores fundamentais do.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
1/39 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. 2/39 CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
TEMAS EMERGENTES Direito Público Unidade III – Efeito Vinculante
PODER JUDICIÁRIO PROFA. MARIA TERESA CASADEI DIREITO CONSTITUCIONAL II.
GARANTIAS ESPECÍFICAS DA MAGISTRATURA (ART. 95 DA CF) GARANTIAS ESPECÍFICAS DA MAGISTRATURA (ART. 95 DA CF)
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
JUSTIÇA DO TRABALHO I Antecedentes e características, Conselho Nacional de Justiça e Supremo Tribunal Federal. No Brasil podemos destacar como origens.
TEMA 18: OS ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO BRASIL AULA 17 DATA: PROFESSOR: ANTONIO IANOWICH FILHO.
Professor Armando Takeo
Transcrição da apresentação:

Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO 2.1. Organização do Poder Judiciário 2.2. Organização da Magistratura Nacional 2.3. Garantias dos Magistrados 2.4. Vedações dos Magistrados 2.5. Súmulas Vinculantes 2.6. Conselho Nacional de Justiça

Organização do Poder Judiciário Art. 92 - São órgãos do Poder Judiciário: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A - o Conselho Nacional de Justiça; II - o Superior Tribunal de Justiça; III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho; V - os Tribunais e Juízes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juízes Militares; VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.

Organização da Magistratura Nacional (art. 93) I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação; II - promoção de entrância para entrância, alternadamente, por antiguidade e merecimento

Organização da Magistratura Nacional Continuação III - o acesso aos tribunais de segundo grau far-se-á por antigüidade e merecimento. IV - previsão de cursos oficiais de preparação, aperfeiçoamento e promoção de magistrados, constituindo etapa obrigatória do processo de vitaliciamento a participação em curso oficial ou reconhecido por escola nacional de formação e aperfeiçoamento de magistrados;

Organização da Magistratura Nacional Continuação VIII - o ato de remoção, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa;

Garantias dos Magistrados (art. 95) Art. 95 - Os juízes gozam das seguintes garantias: I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado; II - inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, na forma do Art. 93, VIII; III - irredutibilidade de subsídio.

Vedações dos Magistrados (p.u. art. 95) I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério; II - receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo; III - dedicar-se à atividade político-partidária. IV - receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei; V - exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

Súmulas Vinculantes Previsão Normativa (art. 103-A) Efeitos Pressupostos para Edição (art. 103 – A, §1º) Autoridades Competentes para Provocação da sua Aprovação, Revisão ou Cancelamento (art. 103-A, §2º c/c 103 I/IX) Consequencia do seu Descumprimento (art. 103 – A, §3º)

Conselho Nacional de Justiça Previsão Normativa (art. 103-B) Número de Membros Tempo de Mandato Presidência (art. 103-B, §1º) Nomeação e Aprovação da Escolha(art. 103-B, §2º) Negligência na Indicação dos Membros(art. 103-B, §3º)

Conselho Nacional de Justiça Continuação Atribuições (art. 103-B, §4º, I/VII) Função Corregedora (art. 103-B, §5º)