“O Divino Semeador sabia que não bastava plantar os bons princípios e sim oferecer, antes de tudo, à semente, favoráveis condições necessárias à germinação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Planejamento e Plano de aula.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Planejamento de Tutoria
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Processo Administrativo
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Afinal, o que é Planejamento?
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
Plano de Desenvolvimento da Escola
Funções da Administração
A Importância da Educação Continuada
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Planejamento de Tutoria
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Documento de Aparecida
Escola Politécnica da USP
Arquidiocese de Brasília
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
PEAD Ludicidade e Educação
Metodologia de Ensino e Extensão
Sociedade de São Vicente de Paulo
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
Liderança e Relações Interpessoais
Evangelização Desafio de Urgência
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Relatório de Proposta de Projeto
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
BUSQUE O HORIZONTE ... Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da criação que, segundo.
Os projetos, programas, campanhas e outras propostas para desenvolver ações voltadas à educação no trânsito no Brasil, surgiram a partir da implementação.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Subprojeto: Geografia
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Estância Turística de Santa Fé do Sul
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Alienação Mental Nomes dos componentes do grupo: Aline Santiago n°: 01 Danilo n°: 10 Gabriela n°: 17 Gean n°: 18 Laís n°: 29 Priscila n°: 37 2° A. EE.
Planejamento de Ensino
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Transcrição da apresentação:

“O Divino Semeador sabia que não bastava plantar os bons princípios e sim oferecer, antes de tudo, à semente, favoráveis condições necessárias à germinação e ao crescimento”. Emmanuel

A ação evangelizadora da infância e da juventude em busca da qualidade: Objetivos: curto,médio e longo prazo. O Espiritismo é ciência,filosofia e religião e pode iluminar educação com uma filosofia que: - transpõe todos os imediatismos, - transcende a todos os limites, - descortina os mais amplos horizontes, - atende aos mais nobres interesses,e possui um ideal capaz de impulsionar o progresso.

A Evangelização Espírita põe em ação os ideais educativos do Espiritismo. Um programa básico de Espiritismo compõe o Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil /FEB,nele estão expressos objetivos muito bem definidos.

- Alvo que se pretende atingir,através de uma ação clara e explícita. OBJETIVO O que é? - Um propósito; - Alvo que se pretende atingir,através de uma ação clara e explícita. O que expressa? - Uma ação definida para atender as reais necessidades do educando, com uma certa previsão para sua concretização; - Os comportamentos que se espera, em termos de conhecimentos, habilidades , atitudes e de resultados.

O que indica? - As linhas,os caminhos e os meios para toda ação. - Sem direção , o fim é incerto e duvidoso. Como se classifica? - Geral; - Específico; - Operacional...

Como se caracteriza? - Pela clareza .- na sua expressão, comunicação, elaboração e construção. O objetivo geral é : -Amplo; - Abrangente; - Observável a longo prazo.

Exemplos: - Os objetivos da Evangelização Infanto-Juvenil. - O programa desenvolvido ao longo do curso de evangelização destina-se a crianças e jovens e atende de 3 a 21anos.

O objetivo específico é: - Concreto; - Delimitado quanto à abrangência; - Observável a médio e a curto prazo. Exemplos: Os objetivos das unidades de ensino. O objetivo operacional é: - Delimita o conteúdo; - Observável a curto prazo. Os objetivos dos planos de aula.

O objetivo operacional é uma decorrência do objetivo específico. Ele estabelece: - o comportamento a ser atingido; - os critérios que quantificam ou qualificam o desempenho desejado; - as condições que indicam os materiais, os meios, as maneiras os recursos ou situações que são utilizadas para alcançá-lo.

Concluindo: Toda ação educativa /evangelizadora supõe objetivos. Não haveria razão de existir ,se não houvesse metas a alcançar como: - Modificação do comportamento; - Aquisição de conhecimento; -Desenvolvimento da personalidade; -Percepção como homem integral, crítico,consciente, participativo, herdeiro de si mesmo,cidadão do Universo agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível. Em suma,o homem de bem.

“Não nos esqueçamos de que somos os braços do Senhor em serviço dEle e,aceitando a nossa condição nesse clima de fraternidade e interdependência ,ante a Supervisão Divina,estaremos concretizando o Seu excelso programa de luz e amor.” Bezerra de Menezes

-Rocha, Cecília- Pelos Caminhos da Evangelização Bibliografia: Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto- Juvenil /FEB. -Rocha, Cecília- Pelos Caminhos da Evangelização 1ª edição-Rio de Janeiro:Federação Espírita Brasileira,2006. Menegolla,Maximiliano;-Martins Sant Anna, Ilza .-Por Que Planejar? –Como Planejar?7ªedição-Editora Vozes-Petrópolis,1999.