Programa de Pós-graduação em Meteorologia Departamento de Física / CCNE Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008 Simone E. Teleginski Ferraz.

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UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
Transcrição da apresentação:

Programa de Pós-graduação em Meteorologia Departamento de Física / CCNE Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008 Simone E. Teleginski Ferraz Gervásio Annes Degrazia Jossana Ceolin Cera MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

Pontos fortes do Programa 50% dos docentes são pesquisadores de produtividade do CNPq, sendo que 42% são professores efetivos do Programa. Apoio financeiro nos diferentes projetos incentivados pelos diferentes órgãos de financiamento. Para um curso em seu início, poucos projetos financiados conseguem manter as linhas de pesquisa e as dissertações ocorrendo. Apoio dado ao curso pelo Convênio INPE-UFSM, causando interação com pesquisadores do INPE e propiciando uma Infraestrutura adequada.

Pontos fracos do Programa O PPGMET não apresenta uma grande diversidade de linhas de pesquisa. Neste aspecto, cabe citar que alguns professores desenvolvem a sua pesquisa de um modo solitário. Forte carga de trabalho dos docentes causando um desequilíbrio na atuação docente (encargo didático, pesquisa, publicação e orientação). Ausência de novos professores em outras áreas de pesquisa. Falta de um prédio que no caso de uma ruptura do convênio com o INPE possa abrigar e sustentar as atividades do PPGMET.

Eixo 1: Proposta do programa MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidar e criar linhas de pesquisa Criar o programa de doutorado. BoaFalta de professores novos. 1 Expandir o corpo docente. Baixa.Distribuição de vagas no departamento. Falta de professores e pesquisadores disponíveis no país. 1 Expandir colaborações com grupos de pesquisa internacional. Boa.Excesso de atividades envolvendo ensino e administração. 2 Passar para nota 5 da CAPES Boa.Produção científica desigual entre os professores. 1

Eixo 2: Corpo Docente MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Desenvolver estratégias para que no período de 3 anos 4 novos docentes possam ser contratados. Boa.Vários grupos de pesquisa em consolidação no departamento de Física. Criação de novas vagas pelo governo. 2 Aumentar o número de professores com bolsa de produtividade CNPq Boa.Baixa produção de alguns professores. Curso no seu primeiro ciclo de avaliação. Grande número de professores em outras instituições com bolsa de produtividade na área. 3 DP

Eixo 3: Atividades de Pesquisa MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Vincular os diferentes projetos a grupos de pesquisa. Alta.Falta de união de professores em uma mesma linha. 2 Todo docente deve submeter, pelo menos, um projeto por ano. Alta.Falta de organização dos professores. 1 Melhoria da infra- estrutura e de laboratórios Média.Falta de infra- estrutura própria para alunos e professores e de laboratórios. Atualmente utiliza- se a estrutura do INPE. 2 PP

Eixo 4: Produção Intelectual MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incremento de 10% ao ano na produção intelectual. Boa.Outras atividades não relacionadas a pesquisa. Financiamento em pesquisa. 1 Aumentar a produtividade com a participação discente. BoaBaixa produção científica dos alunos. Demasiado tempo entre o envio dos artigos, o aceite e a publicação dos mesmos em revistas para o tempo total de desenvolvimento do mestrado. 1 TP

Eixo 5: Atividades de Formação MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Adequar distribuição de aluno por orientador Boa.Linhas com poucos pesquisadores. Poucos candidatos prestando seleção para o curso. 1 Incentivar que os docentes tenham orientandos com bolsas de projetos individuais, aumentando assim o número de bolsas disponíveis. Boa.Alta carga didática dos professores dificulta o envio de projetos. Não aprovação de projetos em instituições de fomento Matriculados479 Titulados004

Eixo 6: Destino dos Egressos Situação dos egressosMestres Total de egressos4 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes. 0 Porcentual de egressos que participam em Programas de PG4 Demais destinos relevantes dos egressos0

Eixo 7: Satisfação Interna Infraestrutura: A infraestrutura é satisfatória. As salas são espaçosas, arejadas, bem iluminadas e com climatização. As instalações de um modo geral são muito boas. Disciplinas ofertadas: As disciplinar ofertadas pelo PPGMET abrangem todas as linhas de pesquisa ofertadas, além de apresentar carga horária compatível e conteúdo programático atualizado. Porém é imprescindível o aumento no número de disciplinas ofertadas. Ponto forte do programa: 1) Qualidade dos professores do programa; 2) O ambiente de é muito bom – (Além de colegas somos amigos); 3) O acesso aos orientadores é fácil. “Converso com colegas que fazem pós-graduação em outras instituições e muitos deles “odeiam” seus orientadores. Aqui felizmente não é assim.” 4) Participação em eventos científicos. 5) Possibilidade de interação entre os laboratórios. Ponto fracos do programa: 1) Poucas áreas de concentração e linhas de pesquisa; 2) Professores que dão a mesma disciplina na graduação e pós graduação; 3) Poucas disciplinas optativas. Ponto fracos do programa: 1)aumentar o nível de exigência nas disciplinas; 2) Aumentar o nível da seleção para o mestrado.

Eixo 8: Infra-Estrutura MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Que todos os docentes permanentes submetam propostas de financiamento à pesquisa contemplando, também, equipamentos para laboratórios. Alta. Falta de prioridade de algumas áreas de pesquisa. 1 Construção de prédio próprio do programa. MédiaPrioridade na UFSM. 2

Eixo 9: Inserção Social MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar em 10% os projetos com a iniciativa privada. Boa. Poucos professores no programa. Desinteresse das empresas privadas. 3 Realizar pelo menos um PROCAD nos próximos três anos, aumentando a interação com algum centro de pesquisa de excelência. Média.Dispensa de professor para participação no convênio. Existência de poucos pós- graduações de excelência em Meteorologia no Brasil. 2

Consolidação dos 9 eixos Principais Metas Criação do doutorado; Aumento das linhas de pesquisa; Aumento do corpo docente e discente; Infraestrutura própria.