- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palestras Treinamentos In Company Workshops Seminários
Advertisements

Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Planejamento estratégico de pessoas
Qualidade Total.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Administração Estratégica
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
Bom Dia! Luciano Crocco.
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
Eu sou seu cliente sabia?
Tendências do mercado Consumidor
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Liderança e Trabalho em Equipe MBA em Gerência de Projetos.
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
CAUSAS POTENCIAIS DAS FALHAS ORGANIZACIONAIS.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Estratégias Competitivas de Marketing
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
Introdução Ao Marketing
Planejamento estratégico
Introdução O dia da mentira na Intel
conhecimentos em resultados
Administração de Empresas Pessoais
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  É a área da empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Introdução ao Marketing
Gabriel Bastos Machado
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
Consultoria Empresarial
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Carlos Visão Global Social
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Capítulo 1 A administração hoje.
Este trabalho foi elaborado par a disciplina de TIC, no 10º ano, da turma A no ano de 2013/2014. Neste trabalho espero que aprendam sobre a importância.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Super Visão !!!. Construindo retornos positivos A crítica é parte fundamental do processo que visa orientar as pessoas a apresentarem comportamento.
Perspectiva estratégica da qualidade
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Qualidade dos serviços - SERVQUAL
Introdução à Administração
Princípios de gestão da qualidade
GESTÃO EMPRESARIAL.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
MARKETING PESSOAL MARKETING PESSOAL MARKETING PESSOAL Professor: Sandro Ergang.
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
COMO ORIENTARNOVOS FUNCIONÁRIOS COMO ORIENTAR NOVOS FUNCIONÁRIOS Aprenda Técnicas Para Estimular os Novos Funcionários a Se Integrarem Rapidamente à Organização.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
Transcrição da apresentação:

- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS Prof. Edvaldo de Farias, MSc. Gestão de Negócios em Educação Física

ATENDIMENTO A CLIENTES – UMA QUESTÃO INTERPESSOAL - Algumas Características Essenciais - Ocorre mediante comunicação entre pessoas; É função do trinômio estímulo x motivação x adequação; Depende do conhecimento profundo de necessidades e desejos; Não tem receitas prontas e padronizadas; É independente do produto/serviço mas faz parte dele; É fator diferencial em mercados competitivos; É tido, pelo cliente, como um referencial da empresa; Tem potencial para inviabilizar ou selar um negócio; Precisa ser centrado nas pessoas e não nas coisas; Não deve ser sinônimo de subserviência mas de atenção constante …

ATENDIMENTO A CLIENTES – UMA QUESTÃO INTERPESSOAL Na prestação de serviços, em qualquer que seja o tipo, dificilmente alguém “toma”o cliente de alguém. Normalmente foi o prestador do serviço que o perdeu, desprezando aquilo que era fundamental para ele, o cliente que é, em última análise, a própria razão de ser do negócio.

O QUE PODE GERAR A PERDA DE CLIENTES? Concorrente oferecer diferenças sutis; Cliente sair em busca de atingir seus objetivos não atingidos; Mudar o serviço sem ouvir o cliente; Sugestões/reclamações não ouvidas e/ou atendidas; Perda progressiva da qualidade intrínseca do serviço; Falhas no atendimento pessoal; Defasagens em relação à concorrência; Rotinas ou automatismos desmotivantes; Ações de encantamento da concorrência … CONCLUSÃO: Boa parte destas perdas, ou talvez todas elas, poderiam ser evitadas se o foco do trabalho estivesse no cliente, na relação com ele e no mercado do qual o negócio faz parte!!

HIERARQUIA DE NECESSIDADES EM RELAÇÃO À SERVIÇOS - A VISÃO DOS CLIENTES - INESPERADOS O cliente não esperava encontrar mas, uma vez tendo, não abre mão e se dispõe a pagar por eles, desde que valores coerentes. DESEJADOS O cliente desejava encontrar e já esperava pagar por eles, desde que um valor acessível. ROTINEIROS O cliente espera encontrar em qualquer lugar e com qualidade. Não admite que cobre-se mais por eles, a menos que tenham algum diferencial. ESSENCIAIS O cliente não admite falhas e espera qualidade intrínseca neles. Entende estarem incluídos no custo do serviço.

HIERARQUIA DE NECESSIDADES EM RELAÇÃO À SERVIÇOS - A VISÃO DOS CLIENTES - PRESTADORES DE SERVIÇO precisam investir em: Manter o que é essencial com padrões de excelência, e com o custo mais baixo possível; Fazer o que é rotineiro da forma mais ágil, com qualidade e oferecer diferenciais com menor custo possível p/ cliente; Pesquisar e conhecer, sempre, os desejos de seus clientes, viabilizando, sempre que possível, a oferta com custos razoáveis; Ter um processo de geração contínua de melhorias inesperadas para os seus clientes, de forma a mantê-los encantados c/ serviços; Ser benchmark no seu segmento de negócio. Estas ações geram encantamento e fidelização de clientes atuais, conquistam novos clientes e podem levar à liderança de mercado !!

PAPÉIS E FUNÇÕES NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - EXPECTATIVAS DOS CLIENTES - Investir no sentido de fazer de seu negócio o melhor do mercado, sendo capaz de atender as necessidades e desejos dos clientes, fornecendo serviços de qualidade e com custos acessíveis. Tomar decisões que facilitem sempre o trabalho dos profissionais na organização, satisfazendo clientes, gerando resultados e mantendo a estrutura funcional, ágil e competente. Atuar usando competências múltiplas, atendendo sempre da melhor forma possível, contribuindo para a satisfação das necessidades e interesses de seus clientes, dentro de padrões de excelência tanto pessoal como profissional. Viabilizar a excelência necessária ao funcionamento de toda a estrutura operacional, de modo a manter processos ágeis, eficazes e compatíveis com a excelência do negócio. EMPREENDEDORES GESTORES PROFISSIONAIS TÉCNICOS SUPORTE OPERACIONAL

O QUE É SER LÍDER DE MERCADO ? LIDERANÇA DE MERCADO O QUE É SER LÍDER DE MERCADO ? Ser líder de mercado em determinado segmento de negócio é ser a 1ª opção que vem à mente das pessoas quando o assunto é o serviço ou produto que você vende.

Algumas Leis Determinantes da Liderança de Mercado (All Ries, 2006) Lei da Liderança - Ser o primeiro no mercado para então buscar ser o melhor do mercado. Lei da Categoria - Criar uma categoria para ser o primeiro nela, criando um conceito. Lei da Mente - Ser o primeiro na mente dos clientes. Lei da Percepção - marketing deve criar percepções nos clientes e não só produtos para eles.