Curso de Capacitação em Educação a Distância
Objetivo Geral Capacitar professores e coordenadores pedagógicos para os cursos de graduação a distância da Uniban
Objetivos de Aprendizagem Criar uma disciplina no ambiente virtual de aprendizagem para apoio ao curso presencial e telepresencial. Realizar planejamento completo do curso e suas aulas Criar e converter material didático de apoio pela web para cursos presenciais, semi-presenciais e a distância Capacitar-se a dar uma aula com todos os recursos pelo sistema telepresencial
O Papel do Professor no Novo Milênio Papel está mudando Foco no aluno Gerar conteúdo e fazer tutoria
Com o advento da NTIC, a Educação a distância vem exigir um perfil diferente de docente para atuar no processo de ensino-aprendizado, levando os profissionais a rever conceitos e práticas de ensino exercidas durante anos de experiência com a docência de ensino presencial. Amaral e Moran
Perfil diferente do docente Conhecer o conteúdo Conhecer a tecnologia utilizada (desenvoltura, agilidade e criatividade) Conhecer os meios de interação disponíveis para esta tecnologia
Perfil diferente do docente Modificar a orientação pedagógica Incentivar o aprendizado individual planejando a estrutura de aula de tal forma que o aluno possa relacionar o conteúdo que está sendo ministrado às suas experiências. “o conhecimento que é elaborado, a partir da própria experiência, se torna forte e definitivo em nós”. Construtivismo Incentivar o aprendizado em grupo estimulando a troca de experiências, conhecimento, fazendo o grupo interagir de forma intensa. Ex. Ensino baseado em problemas
É preciso substituir a abordagem tradicional por uma abordagem que desenvolva no aluno a competência de aprender a aprender, de buscar a informação, processá-la e utilizá-la na solução de problemas, em um ambiente de aprendizagem desafiador, interativo e colaborativo.
Não é o que o professor faz E sim o que o estudante faz
Rever conceitos e práticas Gerar conteúdo Fazer tutoria Orientar como buscar a informação e utilizá-la na solução de problemas. Criar ambientes desafiadores, motivadores, colaborativos.
Tipos de Cursos a Distância na Uniban Semi-presencial (Apoio pela Web) – atuais Ex: 20% de carga horária Puramente a distância (só Web) - DP On-Line, Atividades complementares Tele-presenciais (Web + Transmissão) (Graduação, gestão)
Estratégia gradativa rumo à EAD Disponibilização imediata e simultânea de todos os sites encorajam professores e alunos dos cursos presenciais a se aculturar e utilizar mais os recursos on-line Gradativamente a instituição e seus docentes e discentes se prepara para a mudança de paradigma Ao final, os sites mais completos podem ser usados para oferta totalmente a distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem Semi-presencial Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via email Atividades complementares
Exemplos Semi-presencial Unicamp (Linguas, Engenharia) PUC-Campinas – Engenharia de produção (grad. e especialização) UnB – Graduação, Pós graduação e extensão UFSC – Direito e Informática Metodista – Cultura religiosa Uniplac (Pedagogia)
Exemplo curso Semi-presencial http://www.edumed.org.br/cursos/edu003/
Programa
Ex. Curso Semi-presencial
Tutoriais
Perguntas Frequentes
Classe Virtual em Tempo Real Video stream Chat audio texto
Puramente a distância Gerenciamento acadêmico on-line Comunicação síncrona (chat) Comunicação assíncrona (fórum, email) Avaliação on-line
Curso Telepresencial Web + Transmissão
Estúdio de geração de aulas por TV Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas
Coating
Modelo de Sala de aula de ensino por TV interativa via satélite
Componentes da sala de recepção de aulas Tutor (ou monitor) TV ou telão Professor Computador Sistema de som microfone, Câmera Tutor (ou monitor) – será o responsável pelo controle da sala e pela comunicação com o professor e seu assistente O computador servirá para: O tutor se comunicar com o professor e seu assistente (através do chat VPoint) O tutor acessar o material do professor (através do programa Teleduc) O microfone será para o aluno interagir com o professor A câmera será para transmitir a imagem do aluno quando ele estiver falando com o professor Alunos Telefone Vídeo Impressora Antena
Tutor Nos alunos No professor No computador (chat)
Curso Telepresencial
Curso Telepresencial
Roteiro de aula
Atividade 5 Aluno quer fazer um comentário sobre a matéria. Qual sua atitude? Tempo: 30 seg.
Como resolver a dúvida do aluno? Tempo: 30 seg.
Solução 1 Enviar pergunta ao professor envia comentários ou dúvidas de alunos ao professor
Solução 2 Chama o aluno na frente
Solução 3 Central de Comunicação do site
Próxima atração: Ambiente Virtual de Aprendizagem