Curso de Capacitação em Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Maio / 2006.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Universidade de Aveiro
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
A Educação a Distância é possível?
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Projeto de Educação a Distância da Metrocamp
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Projeto Impacta EAD Instituto Edumed Campinas, SP Instituto Edumed Campinas, SP.
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Tecnologias em Educação a Distância
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Experiências de Uso de Tecnologias na Educação Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Projeto Rede de Educação e Tele- Saúde Via Satélite.
Ensino e Treinamento Via Satélite. O Instituto Edumed Associação de pesquisa, desenvolvimento e educação, sem fins lucrativos, estabelecida em Campinas,
Educação a Distância no Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Projeto de Educação à Distância para Universidades
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite UnimedSat.
Videoconferência Via Satélite
A Universidade Metropolitana de Santos Convida V.Sa. a participar do mais completo programa de inclusão universitária do Brasil.
EduCorp Tecnologia e Educação Plataforma Integrada de Ensino a Distância para Instituições de Ensino Superior.
Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Projeto de Educação à Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Curso de Capacitação em Educação a Distância

Objetivo Geral Capacitar professores e coordenadores pedagógicos para os cursos de graduação a distância da Uniban

Objetivos de Aprendizagem Criar uma disciplina no ambiente virtual de aprendizagem para apoio ao curso presencial e telepresencial. Realizar planejamento completo do curso e suas aulas Criar e converter material didático de apoio pela web para cursos presenciais, semi-presenciais e a distância Capacitar-se a dar uma aula com todos os recursos pelo sistema telepresencial

O Papel do Professor no Novo Milênio Papel está mudando Foco no aluno Gerar conteúdo e fazer tutoria

Com o advento da NTIC, a Educação a distância vem exigir um perfil diferente de docente para atuar no processo de ensino-aprendizado, levando os profissionais a rever conceitos e práticas de ensino exercidas durante anos de experiência com a docência de ensino presencial. Amaral e Moran

Perfil diferente do docente Conhecer o conteúdo Conhecer a tecnologia utilizada (desenvoltura, agilidade e criatividade) Conhecer os meios de interação disponíveis para esta tecnologia

Perfil diferente do docente Modificar a orientação pedagógica Incentivar o aprendizado individual planejando a estrutura de aula de tal forma que o aluno possa relacionar o conteúdo que está sendo ministrado às suas experiências. “o conhecimento que é elaborado, a partir da própria experiência, se torna forte e definitivo em nós”. Construtivismo Incentivar o aprendizado em grupo estimulando a troca de experiências, conhecimento, fazendo o grupo interagir de forma intensa. Ex. Ensino baseado em problemas

É preciso substituir a abordagem tradicional por uma abordagem que desenvolva no aluno a competência de aprender a aprender, de buscar a informação, processá-la e utilizá-la na solução de problemas, em um ambiente de aprendizagem desafiador, interativo e colaborativo.

Não é o que o professor faz E sim o que o estudante faz

Rever conceitos e práticas Gerar conteúdo Fazer tutoria Orientar como buscar a informação e utilizá-la na solução de problemas. Criar ambientes desafiadores, motivadores, colaborativos.

Tipos de Cursos a Distância na Uniban Semi-presencial (Apoio pela Web) – atuais Ex: 20% de carga horária Puramente a distância (só Web) - DP On-Line, Atividades complementares Tele-presenciais (Web + Transmissão) (Graduação, gestão)

Estratégia gradativa rumo à EAD Disponibilização imediata e simultânea de todos os sites encorajam professores e alunos dos cursos presenciais a se aculturar e utilizar mais os recursos on-line Gradativamente a instituição e seus docentes e discentes se prepara para a mudança de paradigma Ao final, os sites mais completos podem ser usados para oferta totalmente a distância

Ambiente Virtual de Aprendizagem Semi-presencial Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via email Atividades complementares

Exemplos Semi-presencial Unicamp (Linguas, Engenharia) PUC-Campinas – Engenharia de produção (grad. e especialização) UnB – Graduação, Pós graduação e extensão UFSC – Direito e Informática Metodista – Cultura religiosa Uniplac (Pedagogia)

Exemplo curso Semi-presencial http://www.edumed.org.br/cursos/edu003/

Programa

Ex. Curso Semi-presencial

Tutoriais

Perguntas Frequentes

Classe Virtual em Tempo Real Video stream Chat audio texto

Puramente a distância Gerenciamento acadêmico on-line Comunicação síncrona (chat) Comunicação assíncrona (fórum, email) Avaliação on-line

Curso Telepresencial Web + Transmissão

Estúdio de geração de aulas por TV Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas

Coating

Modelo de Sala de aula de ensino por TV interativa via satélite

Componentes da sala de recepção de aulas Tutor (ou monitor) TV ou telão Professor Computador Sistema de som microfone, Câmera Tutor (ou monitor) – será o responsável pelo controle da sala e pela comunicação com o professor e seu assistente O computador servirá para: O tutor se comunicar com o professor e seu assistente (através do chat VPoint) O tutor acessar o material do professor (através do programa Teleduc) O microfone será para o aluno interagir com o professor A câmera será para transmitir a imagem do aluno quando ele estiver falando com o professor Alunos Telefone Vídeo Impressora Antena

Tutor Nos alunos No professor No computador (chat)

Curso Telepresencial

Curso Telepresencial

Roteiro de aula

Atividade 5 Aluno quer fazer um comentário sobre a matéria. Qual sua atitude? Tempo: 30 seg.

Como resolver a dúvida do aluno? Tempo: 30 seg.

Solução 1 Enviar pergunta ao professor envia comentários ou dúvidas de alunos ao professor

Solução 2 Chama o aluno na frente

Solução 3 Central de Comunicação do site

Próxima atração: Ambiente Virtual de Aprendizagem