Filosofia e filosofia da educação

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Transcrição da apresentação:

Filosofia e filosofia da educação 1ª Aula Profª Karina Oliveira Bezerra

Filosofamos partindo do que sabemos para o que não sabemos, para o que parece que nunca poderemos saber totalmente; Em muitas ocasiões filosofamos contra o que sabemos, ou melhor, repensando e questionando o que acreditávamos já saber. Então nunca poderemos tirar nada a limpo? Sim, quando pelo menos conseguimos orientar melhor o alcance de nossas dúvidas ou de nossas convicções. Quanto ao mais, quem não for capaz de viver na incerteza fará bem em nunca se pôr a pensar. Fernando Savater

1. Diferente olhares Podemos olhar o mundo e a nós mesmo de diversas perspectivas: O mito/religião, do Senso Comum, da Ciência, da Arte e da Filosofia. Essas abordagens compreensivas da realidade NÃO se excluem necessariamente, mas coexistem no cotidiano: Um cientista não deixa de usar o senso comum na vida cotidiana quando educa seu filho, ou recorre a filosofia para analisar os fundamentos de sua ciência. E conforme a época ou lugar, pode haver variação da ênfase que dá a alguma dessas abordagens

O mito O mito é um tipo de compreensão intuitiva da realidade. Entendemos por intuição um conhecimento imediato, que dispensa argumentos e fundamentações. Bastam as crenças, sem que se exija daquele que crê a compreensão plena dos mistérios: Estes são aceitos sem discussão Transmitidos pela tradição cultural Muitas vezes com forte apelo ao sobrenatural, isto é, à orO pensamento reflexivo não decreta a morte da consciência mítica. igem divina dos acontecimentos.

O senso comum Chamamos de senso comum o conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências continuam sendo levadas a efeitos pelos indivíduos da comunidade. Em um 1º momento é herdado e não questionado. Caberá ao bom senso retomar criticamente os saberes e valores recebidos, para adequá-los ou transformá-los a partir da análise de novas situações vividas. Nesse sentido o bom senso depende da sabedoria.

A ciência Surgiu no século XVII, quando Galileu estabeleceu as bases de um revolucionário método científico que transformou a física e a astronomia vigentes desde a antiguidade grega em ciências modernas. Descobriu regularidades nos fenômenos observados, estabelecendo leis gerais e teorias. O sucesso da ciência e da tecnologia, porém, não justifica a supervalorização da ciência e a exclusão de outros tipos de conhecimento.

A arte Por meio de objetos concretos o artista intui a realidade de modo original, provocando também naquele que frui a obra de arte, uma nova interpretação da experiência vivida. A imaginação, ao tornar o mundo presente em imagens, nos faz pensar. Saltamos dessas imagens para outras semelhantes, fazendo uma síntese criativa. O mundo imaginário assim criado não é irreal. É, antes, pré-real, isto é, antecede o real porque aponta suas possibilidades em vez de fixa-lo numa forma cristalizada. Por isso, a imaginação alarga o campo do real percebido, preenchendo-o de outros sentidos.

2. O processo do filosofar É comum usarmos a expressão filosofia de vida para designar uma certa sabedoria que permeia as reflexões de todas as pessoas. A reflexão do filosofo especialista, é mais a atitude de colocar em questão o que parece para muitos indiscutível, seja porque eles têm certezas, seja porque estão acostumados com aquilo que lhes parece “banal”. É um linguagem rigorosa que define os conceitos, evitando a ambiguidade típica das expressões cotidiana.

Mas se o pensamento crítico não são prerrogativas apenas do filósofo Mas se o pensamento crítico não são prerrogativas apenas do filósofo. O que, portanto, seria específico da reflexão filosófica, além do já indicado anteriormente? A filosofia não quer explicar a realidade – função que compete a ciência – mas, compreendê-la. E a compreensão supõe a busca do sentido das coisas e da vida. “O tempo é o sentido da vida” – Paul Claude O que podemos entender por essa expressão poética? Que o conceito de sentido se refere: Sensação Direção Significação E que não entendemos o ser humano, o mundo, a vida, fora de sua temporalidade

3. Origem da Filosofia Pensamento mítico, Homero (Ilíada e Odisseia) e Hesíodo (Teogonia). VII e VI a.C Grécia – Jônia e Magna Grécia, Tales de Mileto e Pitágoras de Samos. “A filosofia é filha da cidade”. Polis Pré-socrático, Socrático, Sistemático, helenístico. Idade Média. Revolução científica XVII – Ciências particulares. Enquanto cada cientista se especializa em “recortes” do real, o filósofo jamais renuncia a considerar o objeto do ponto de vista da totalidade.

5. Filosofia da educação Assim como as demais ciências nasceram no bojo da reflexão filosófica, também a pedagogia se achava intimamente ligada à filosofia. Cabe ao filosofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica, de modo que (promova a passagem “de uma educação assistemática (guiada pelo senso comum) para uma educação sistematizada (alçada ao nível da consciência filosófica). O filosofo deve avaliar os currículos, as técnicas e os métodos para julgar se são adequados ou não aos fins propostos sem cair no tecnicismo.

Conclusão Vivemos em um mundo pragmático, voltado para as coisas práticas, para a eficácia e as soluções imediatistas. Por isso, com suas indagações intermináveis, nem sempre se compreende porque a filosofia é importante. Contudo ela é necessária. E, se desejamos desenvolver nossa humanidade e a das novas gerações, pela educação, ela é um tipo de reflexão inevitável. A intenção deste livro é discutir sobre caminhos possíveis pelos quais os futuros educadores possam filosofar sobre a educação.