MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
Advertisements

SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
ALFABETIZANDO UM DOWN.
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
O mundo das letras.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Professora Simone Araujo Silva
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
LABMAT Mat. p Conj Blocos Lógicos sugestões
Percepção do Espaço Pela Criança
Sistema Digestório.
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
WEBQUEST Fernanda Eliza L
Sugestão de Atividade:
ÂNGULOS Professora autora: Maria Helena Augusto Colégio Humboldt
Alegria que contagia! Amanda de Melo Barbosa Ana Carolina Vieira Silva
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Sou uma poetisa.
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Fundamentos de Matemática
João e Maria.
O Patinho Feio Língua Portuguesa Ensino Fundamental I
Colégio Estadual Augusto Meyer
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
Linguagem Oral e Escrita
UME ANTONIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
CONTOS DE FADAS PROFESSORA VANESSA ALVES DI PETO
Ilustração de texto observando as mídias e tecnologias.
HÁBITOS DE HIGIENE KATIA CRISTINA DA COSTA
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Módulo Conexão do Saber
AS CORES Maria Fernanda M. Pieruzi.
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
UME FERNANDO COSTA A MATEMÁTICA NO COTIDIANO
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Matemática Aprendendo Matemática
Registro do jogo de TRILHA
FABIANA DE PAULA PEREIRA
OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Projeto “Bichos e Poesia”
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Mistura das Cores Gabriela Ferreira de Sousa Silvana Lessa Silva Goes
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
Apresentação Período: 04 a 09 de 2013;
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
O TEXTO POÉTICO.
Natureza e Sociedade Higiene no dia-a-dia
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Edição: Site da Educação – SEDUC
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
O COLORIDO DAS ARTES.
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Descobertas Turma: 2º ano Professora: Fátima Montes.
3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas Autoras: Ana Barreto dos Santos Cristiane Amaro da Silva Santos Edição: Site da Educação

INFORMAÇÕES Segmento/ano: Educação Infantil/Infantil V Área de conhecimento: Matemática Módulo do Conexão do Saber: Cores e Formas geométricas - Educação Infantil - Matemática

OBJETIVOS Identificar as cores e formas; Reconhecer e nomear as figuras geométricas: quadrado, círculo e triângulo; Explorar tais propriedades nos objetos e figuras; Ampliar o conhecimento de novas cores; Relacionar as figuras do cotidiano com as formas geométricas.

CONTEÚDO Cores primárias e formas geométricas (quadrado, círculo, triângulo e retângulo)

Orientações didáticas 1- Conhecimento prévio das cores e formas que os alunos já identificam. 2-Proporcionar brincadeiras para o reconhecimento das cores com bexigas, por exemplo como: apresentação das cores por meio das brincadeiras com bexigas (os alunos encherão a bexiga e depois falarão para os demais a cor escolhida).

Orientações didáticas 3-Brincadeira do elefante colorido, pegando vários bambolês de cores alternadas. Quando a professora, ou um aluno escolhido, indicar uma cor, as crianças deverão entrar na cor indicada. 4- Pintura livre e dirigida - pintar por meio da observação de uma obra de arte, utilizando as cores da obra (Sugestão: bandeirinhas de Volpi).

Orientações didáticas 5- Utilizar os blocos lógicos. Após o manuseio livre, pedir para que as crianças coloquem a forma escolhida no lugar. Haverá uma caixa com os lugares especificados para cada forma. http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/00050511?idioma=portugues

Orientações didáticas 6-Desenhar no chão várias figuras geométricas e pedir aos alunos que caminhem por elas. Após o comando do professor, o aluno deverá permanecer dentro da figura indicada pelo professor ou por um outro colega da sala. 7-Ler o poema “ As Borboletas”, de Vinícius de Moraes, enfatizando as cores. Depois da leitura, propor a pintura das borboletas.

Orientações didáticas As Borboletas Vinícius de Moraes Borboletas brancas São alegres e francas. Borboletas azuis Gostam muito de luz. As amarelinhas São tão bonitinhas! E as pretas, então... Oh, que escuridão! Brancas Azuis Amarelas E pretas Brincam Na luz As belas Borboletas http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-vinicius-de-moraes/as-borboletas.php

Orientações didáticas 8- Pesquisar, fora da sala de aula, figuras geométricas. O professor deverá escrever onde foram encontradas as figuras e depois retomar o assunto em sala de aula. 9-Propor, em uma aula de culinária, fazer gelatina colorida e cada grupo de alunos representará uma cor e depois é só saborear a deliciosa gelatina. 10-Brincadeiras com fitas coloridas: os alunos dançarão com tiras coloridas de crepom de acordo com a escolha das crianças. Quando a música parar, eles deverão buscar o cavalo da cor correspondente e grudar o rabo no cavalo (cavalo azul, amarelo, etc).

Orientações didáticas 11- Brincadeira da caixa surpresa. Os alunos deverão colocar a mão dentro de uma caixa e adivinhar qual é a forma correta somente pelo tato. 12- Ir ao laboratório de informática e utilizar o módulo: Cores e formas geométricas, do Conexão do Saber.

Referências http://www.google.com.br/bandeirinhasdevolpi http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html http://www.atividadeseducativas.com.br/ http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/ http://www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/page.php?252- acesso ao Conexão do Saber.