Erros e Acertos na Avaliação Escolar

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Transcrição da apresentação:

Erros e Acertos na Avaliação Escolar Alcimary Amaral Marcelo Franzen Erros e Acertos na Avaliação Escolar Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar Quedas do Iguaçu 2007

Introdução O Objetivo principal é analisar a avaliação, não como fim, mas como meio de verificação de um processo, que, quando necessário deve-se alterar a postura diante dos resultados, vendo a aprendizagem como a realização do trabalho do professor. Assim, pretende-se analisar a avaliação como um processo de promoção ou exclusão, dentro do contexto escolar, com a finalidade de propor alternativas de trabalho aos professores e equipes pedagógicas.

Referencial Teórico RESGATE HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO CONCEITOS E DEFINIÇÕES

Modalidades da Avaliação A AVALIAÇÃO MEDIADORA A AVALIAÇÃO FORMATIVA A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA A AVALIAÇÃO SOMATIVA A AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Avaliar na Escola Avaliar significa relacionar o conhecimento anterior do aluno com suas construções futuras, e que, quando se fala em avaliação, a proposta educativa do professor, suas ações e posições teórico – metodológicas também são avaliadas. Assim, avalia-se não somente a sala de aula, o espaço educativo, mas também aquilo que acontece fora dos muros da instituição escolar, ou seja, as interações sociais e experiências de vida de cada indivíduo.

Qual é a Real Função da Avaliação ? A avaliação, unicamente, “medida”, ranço do positivismo, mais oculta e mistifica do que mostra, ou aponta aquilo que deve ser retomado, ser trabalhado novamente e de outra forma, o que é imprescindível que o aluno conheça. Avaliar exige, antes que se defina aonde se quer chegar, que se estabeleçam os critérios, para, em seguida, escolherem-se os procedimentos, inclusive aqueles referentes à coleta de dados, comparados e postos em cheque com o contexto e a forma em que foram produzidos.

Avaliação e Competência AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS O que parece patente é que avaliar competências sem possibilitar recuperação e novas oportunidades de passar pelo processo educativo é rotular, classificar de modo estanque, registrar uma marca indelével na vida de uma pessoa.

Diretrizes Gerais da Avaliação : Aspectos Conceituais e Legais A AVALIAÇÃO E O PROFESSOR A AVALIAÇÃO E O ALUNO A AVALIAÇÃO E A FAMÍLIA

Considerações Finais Entendemos que a hiperatividade é um problema que não tem cura, mas que pode ser controlada através da terapia, atividades físicas e nos casos mais graves medicamentos. A avaliação deverá ser feita com a ajuda do professor e da família, pois a participação dos pais é essencial para as crianças hiperativas. A escola precisa ter mais a atenção voltada as crianças hiperativas para que sejam valorizadas e estimuladas a ponto de amenizar o distúrbio que estas apresentam.

Obrigado ! Fim