SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS

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Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS SIGPS SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS Gerência de Coordenação de Planejamento de Políticas Sociais – GECP/SMPS JULHO- 2012

APRESENTAÇÃO O SIGPS é um projeto da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e suas Adjuntas (Assistência Social, Direitos de Cidadania, Segurança Alimentar e Esportes) com o apoio da Prodabel, baseado no conceito de Prontuário Eletrônico do cidadão/família.

CONCEPÇÃO DO PROJETO SIGPS A SMPS, no seu planejamento institucional, visando a melhoria da gestão e a integração dos programas, projetos e serviços realizados no âmbito das Políticas Sociais, apontou a importância estratégica de desenvolvimento e implantação de um Sistema de Informação. Paralelamente, a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sob a gestão plena do município, proposta em 2005, exigiu a constituição de um projeto de registro de informações que atendesse às necessidades da Assistência Social.

FINALIDADE Favorecer a integração de ações intersetoriais; Apoiar a tomada de decisões estratégicas; Planejamento, Monitoramento e Avaliação das políticas públicas; Melhorar a qualidade de atendimento ao cidadão (agilidade e precisão da informação).

PROJETO SIGPS Uso da base de dados do Censo BH Social (2011/2002):migração dos dados dos cidadãos, famílias, domicílios e endereços georreferenciados para banco dados do SIGPS; Interface com outros sistemas; Desenvolvimento de uma ferramenta flexível para atender as necessidades de outros serviços (como SMSA, SMED, FMC, SMAHAB); Adequação do SIGPS para receber as informações CadUnico (V.7).

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO (Elemento Central) PROJETO SIGPS PRONTUÁRIO ELETRÔNICO (Elemento Central) Armazenar informações sobre a situação social e as intervenções realizadas com o cidadão/família durante o período em que foi necessário ser atendido e/ou protegido socialmente.

PROJETO SIGPS Identificação unívoca do cidadão; Integração e/ou unificação do registro de atendimento; Padronização de linguagem; Tratamento espacial da informação; Desenvolvimento e acompanhamento de Indicadores.

DESENVOLVIMENTO/ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES NO SIGPS Dados sobre o cidadão/família e o território, qualitativamente relevantes e quantitativamente mensuráveis que subsidiam o planejamento, o monitoramento e a avaliação dos serviços que utilizam o SIGPS; Cada serviço determina o indicador a ser trabalhado e o tipo de relatório a ser extraído do sistema.

Gestão do Encaminhamento DW Metodologia Cadastro de Ofertante Desafios da Implantação Central de Encaminhamento Relatórios Cadastro dos modalidades e serviços, capacidade Fluxo do Atendimento Gestão da Oferta Gestão do Encaminhamento Cadastro dos Trabalhadores Prontuário Eletrônico Central de Regulação Agenda/Evento/Atividade Coletiva Registro do Atendimento Cidadão/Família Cadastro do Cidadão/Família Censo BH Social Cadastro Complementar das Adjuntas Integração com o CadUnico

Serviços ou Equipamentos com SIGPS implantado Serviços/equipamentos Secretaria de Referência Quantitativo Locais de Execução Observação Proteção e Atenção Especializada à Família e Indivíduos (PAEFI) SUAS/SMAAS 9 regionais Rede de Execução Direta Medidas Socioeducativas   Abordagem nas Ruas Proteção Social à Pessoa com Deficiência Regional de Atenção Básica à Família Plantão Social Plantão Social Migrante (Rodoviária) 01 Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes 34 Rede de Execução Indireta Central de Vagas Serviço de Reintegração Familiar Repúblicas 03 Espaço BH Cidadania e CRAS SMAAS/SMPS 04

Rede de Execução Direta BH Resolve SMPS 01 Rede de Execução Direta NIAT/SINE Rede de Execução Direta(SIGPS não será mais usado)   Educação alimentar (GAPCO) SMASAN Vida Ativa SMES Farmácia Popular do Brasil 04 SAIC SMADC Rede de Execução Direta (serviço não existe mais) Centro de Referência LGBT Auxílio Transporte Escolar no Programa de Transferência de Renda (Bolsa Família) 01 Gerência de Programa de Transferência de Renda Centro de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA) – Medidas Socioeducativas SUAS/SMAAS Centro de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA) – Medidas Protetivas Educação e Saúde 02 Prefeitura Municipal de Aracaju - Sergipe SEMASC 02 CRAS

Serviços ou Equipamentos para futura implantação do SIGPS Serviços/equipamentos Secretaria de Referência Quantitativo Locais de Execução Observação Centro de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA) – Medidas Protetivas SMPS 09 Gerências Regionais de Educação 09 Gerências Regionais de Saúde Rede de Execução Direta Auxílio Transporte Escolar no Programa de Transferência de Renda (Bolsa Família) e no BH Resolve 09 Gerências Regionais do GPTR 01 BH Resolve Rede de Execução Rede de Execução Direta Espaço BH Cidadania e CRAS SMAAS/SMPS 29 Conselhos Tutelares (consulta às vagas da Central de Vagas) SMAAS/CMDCA 10 Bolsa Família/CadÚnico 09 Gerências Regionais do PTR 01 GPTR Bemvinda SMADC 01 Casa Abrigo Sempre Viva Escola Profissionalizante Raimunda Soares da Silva Centro de Referência do Idoso

Conselho das Pessoas Portadores de Deficiência SMADC 01 Rede de Execução Direta Coordenadoria da Pessoa com Deficiência Coordenadoria do Idoso Coordenadoria da Igualdade Racial Atendimento 156 SMPS Segundo Tempo SMAES 09 Recrear Repúblicas SMAAS CREAS Pop de Rua SMAAS/SMPS Banco de Alimentos SMASAN Vida Ativa SMES Caminhar Superar Conselho do Idoso Central da Juventude   SMGO 03 BH Resolve Gerência de Transferência de renda das regionais SMPS/ GPTR 09 Regionais

PRÓXIMOS AVANÇOS - SIGPS Web Service com CadUnico (V.7); Migração Censo 2010; Projeto BUC (SMSA e SMPS).