PIBID/DANÇA/UFBA DANÇA ALÉM DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADE DE NOVAS CONFIGURAÇÕES DO AMBIENTE ESCOLAR Rogério de Medeiros Silva Orientadora: Profª Drª.

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Transcrição da apresentação:

PIBID/DANÇA/UFBA DANÇA ALÉM DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADE DE NOVAS CONFIGURAÇÕES DO AMBIENTE ESCOLAR Rogério de Medeiros Silva Orientadora: Profª Drª Virgínia Maria Rocha PIBID – Dança Universidade Federal da Bahia Salvador - Bahia Este trabalho trata-se da minha experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFBA), no período entre Março a Junho de 2014, na cidade de Salvador/Ba, sob orientação dos Coordenadores: David Iannitelli, Virginia Chaves e Supervisão de Ana Flávia Cazé com a colaboração da professora Clotildes Mª de Oliveira Cazé, em uma investigação da relação do corpo e arquitetura escolar, objeto de estudo que iniciou na Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa (EMARC). PIBID é um projeto da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que se dedica à formação de professores, tendo por finalidade Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; promovendo a iniciação à docência, formação prática para o exercício do magistério no sistema de ensino da rede pública e Incentivando a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da educação pública. O Trabalho busca por subsídios para a ampliação da perspectiva de um ensino e aprendizado escolar significativo e atraente para os estudantes, aproveitando o próprio espaço/ambiente arquitetônico da escola, na tentativa de ressignificação da ocupação desse ambiente sociocultural e, sobretudo o entendimento da relação do corpo com esse ambiente onde o aluno vive e convive. O corpo e ambiente caminham juntos, estar consciente de si é também estar consciente do espaço, se o corpo está em constante transformação o espaço também não ficará estático, assim como o oposto, transformar o espaço é transformar a si mesmo. Um corpo consciente de si é um corpo que está em constante aprendizagem, como ressalta Damásio ( 2000:45) “ ...,Consciência é conhecimento, conhecimento é consciência,...”. É com estas afirmações que a presente pesquisa caminha esperando colaborar positivamente em um comportamento diferenciado nos ambientes escolares: Meio e organismo são indissociáveis e isso trás implicações para um entendimento de ambiente não como demarcação territorial das espécies, mas como espaço definido pelas atividades dos próprios organismos. (LEWONTIN (2002, apud QUEIROZ, Clélia, 2013, p.18). No processo a pesquisa conta com técnicas/danças urbanas (dança de rua e Parkour) e influências da educação somática, pretendendo levar os estudantes a experimentar um ambiente artístico, sensível, reflexivo, em espaços da escola que são comumente padronizados e limitados por atributos predefinidos. Além disso o processo visa investigar as possíveis contribuições para a progressão da arte neste ambiente, utilizando como recurso principal, os muros, corrimãos, escadas e toda arquitetura escolar. É um trabalho que se concretiza pela ação sinergética entre a arte, ciência, biológico e o ambiente. Objetivos Provocar o interesse artístico e corporal Incentivar o pensamento crítico, analítico, coletivo-individual. Promover um espaço de autodescoberta Fomentar a sinergia entre a dança/arte e a ciência Descobrir metodologias que possa colaborar na constituição de obras artísticas em dança Fomentar um pensamento autoeducativo A Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa, tem este nome em homenagem ao filho ilustre da Bahia que se empenhou na educação de crianças através da arte e atende do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Localizada na Rua Nossa Senhora do Resgate, nº 906 no bairro do Cabula, anteriormente de domínio Estadual, passa a pertencer no final do ano de 2013 ao domínio Municipal. O perfil da unidade escolar tem como missão de oferecer um ensino de qualidade, em um ambiente humano e democrático, com intenção de despertar nos estudantes o pensamento crítico, compreensivo e transformador, formando verdadeiros cidadãos nos valores do respeito pelas relações humanas, participação ao sucesso escolar, a excelência para prestar um bom serviço, satisfação da comunidade, incentivando e valorizando ações criativas. Metodologia Pesquisa e Diagnóstico da realidade da escola Registro de toda ambientação escolar Cerca de 90 % das aulas são ministradas fora da sala de aula, tornando ao mesmo tempo momentos divertidos em momentos de aprendizagem artística e biológica. As atividades propõem ao aluno analisar o espaço e seus detalhes, as possibilidades de se mover nele, promovendo um ambiente livre para experimentar e descobrir-se/descobrir. As instruções iniciais acontecem geralmente em sala de aula, são aplicados vídeos estimuladores da prática para potencializar ideias e possibilidades do corpo na arquitetura/arquitetura no corpo. Além disso, são criados registros audiovisuais das aulas, sendo mostradas aos alunos pelo menos 1 vez por mês. A provocação por perguntas é a chave no desenvolvimento das atividades, elas tem uma função de despertar o interesse pelo percebido no ambiente/corpo deste trabalho. É proposto diversos exercícios como cultivadores de estados corporais. Um exemplo desses exercícios seria andar sobre um muro ou corrimão, com uma espessura que necessite de mais atenção para equilibrar-se. Referências ADRIANO, M. Rafael. Cidade lúdica: Um estudo antropológico sobre o parkour em São Paulo. 2010, 87 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. DAMÁSIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Cia. Das Letras, 2000. DOMENICI, Eloisa. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 69-85, maio/ago. 2010 FELDENKRAIS, M. consciência pelo movimento. São Paulo: Summus, 1977. FOTIN, Sylvie. Quando a ciência da dança e educação somática entram na aula de técnica de dança. Pro-Posições - Vol. 9 N° 2 (26) Junho de 1998 FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra Ltda, 2011. KRISHINAMURTI, J. Sobre Relacionamentos. São Paulo: Cultrix, 1992. LEAL, P. Amargo Perfume: dança pelos sentidos. São Paulo: Annablume, 2012. NANNI, D. Dança Educação – Pré-escola á universidade. 4ª Ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 1995. QUEIROZ, L. Corpo, mente, percepção: Movimento em BMC e Dança – São Paulo: Annablume , Fapesp, 2009. _________. Corpo, Mente, Movimento e contato BMC e Dança, Arte e Ciência – Fortaleza – Expressão Gráfica Editora, 2013. RIBEIRO, A.; CARDOSO, R. Dança de rua. São Paulo : Editora Átomo, 2011. STRAZZACAPA, M. MORANDI, C. Entre a Arte e a Docência – A formação do artista de dança. São Paulo: Papirus, 2006. ________. Educação Somática e Artes Cênicas: Princípios e aplicações. São Paulo: Papirus, 2012.