Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Projeto Qualified Curriculum
Introdução a Algoritmos
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Engenharia de Software
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Engenharia de Software
Consultoria Empresarial
A estrutura do gerenciamento de projetos
12.1 © 2007 Eduardo Brião 12 REPROJETO DA ORGANIZAÇÃOCOM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Capítulo.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Análise e Projeto de Sistemas
Implementação de Sistemas
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Sistemas de Informação Capítulo 6
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Rational Unified Process
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Engenharia de Software
Desafios do desenvolvimento de software
Fundamentos de Engenharia de SW
1 Cap 5 –Planejamento de Projetos de Software Ricardo L Schneider FES.
Cap 2 – Processo de Software
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas
Gerenciamento da Integração
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Análise e Projeto de Sistemas
Prof. Alexandre Vasconcelos
Técnicas e Projeto de Sistemas
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
O Processo de desenvolvimento de software
Estratégia Organizacional
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Sistemas de Informação Capítulo 7
Qualidade de Software Aula 4
Técnicas e Projeto de Sistemas
Equipe Prof. Henrique Freitas
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
Arquitetura de Segurança da Informação.
Engenharia de Software
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Capítulo 12: Avaliação de Projetos de SAD. Escopo da avaliação de SAD As atividades de avaliação devem ser mensuradas de acordo com o tamanho, complexidade.
Análise de Requisitos Introdução Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores Maio a Setembro/2000.
Metodologia para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Gerenciamento dos Recursos Humanos
1 Pós-Implantação Visão Geral  É nessa etapa em que a organização passa a conviver com o novo sistema ERP e perceber os acertos e eventuais erros cometidos.
Professora: Fabrícia F. de Souza
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
WAREHOUSE AUTOMATION Plano de Automação de Armazéns WAREHOUSE AUTOMATION Plano de Automação de Armazéns.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
PETI Planejamento Estratégico de TI
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 11. Administração de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação Aula 19/10

Desenvolvimento e uso de SI As empresas necessitam de diferentes tipos de Sistemas de Informação de acordo com o seu tamanho, complexidade estrutural e política.

Ciclo de vida dos sistemas É o método padrão de desenvolvimento de sistemas onde ocorre a divisão do trabalho em fases relacionadas. A maior parte do seu desenvolvimento é praticada por profissionais técnicos. Não indicada para sistemas que necessitam de soluções imediatas.

Tanto os profissionais de Tecnologia quanto os (gerentes, chefes e usuários) precisam manter uma relação extremamente próxima para a correta modelagem da solução.

A ideologia de fazer alterações tardias promove uma série de prejuízos para a organização.

Ciclo de vida dos sistemas Principais fases: Definição do projeto (determinar o problema); Estudo do sistema (coleta de informações); Projeto da solução (modelagem e documentação do projeto); Programação (codificação da solução e testes); Instalação; Pós-implementação (executar manutenção).

Prototipagem Método que primeiramente cria-se um protótipo do sistema como um elemento experimental. Aproxima mais o desenvolvimento de sistema das necessidades do usuário. Estrutura mais flexível e informal. Indicada quando as necessidades do usuário não estão muito claras.

Prototipagem Este método também é importante para testar a interface com o usuário do Sistema de Informação.

Prototipagem “Alto poder de decisão) Desenvolver a versão para a produção. Desenvolver o protótipo final Implementação Verificar a aceitação do protótipo? Usar o protótipo? Desenvolvimento do protótipo operacional Entendimento do problema Tomada de decisões Projeto da solução Identificar os requisitos iniciais Análise do problema Prototipagem Resolução de Problemas NÃO SIM

Uso de pacotes Programas pré-desenvolvidos e testados que se encontram disponíveis no mercado. Boa opção para empresas sem profissionais técnicos. Reduz o custo de desenvolvimento e custo com mão-de-obra especializada. Desvantagem: A organização é obrigada a mudar sua maneira de trabalhar para se adaptar ao sistema pré- elaborado. Custo elevado qdo o usuário não utiliza todos os recursos do sistema.

Uso de pacotes Talvez seja importante definir um processo de elaboração de questões relativas as necessidades do usuário. Faz-se uma cotação das diversas opções de pacotes existentes e verifica-se quais características que cada sistema pode resolver. Criar um sistema de pontuação para verificar o que melhor se adapta as necessidades.

Uso de pacotes Pós-implementação Adequação do pacote à organização Instalação do pacote Implementação Avaliação do pacote Projeto da solução Tomada de decisão Estudo do sistema Entendimento do problema Definição do problema Análise do problema Uso de pacotes Resolução de problemas

Terceirização – uma organização contrata uma empresa especializada para desenvolver qualquer tipo de serviço. Uso de uma empresa especializada que promove a concepção do sistema. Nem sempre a economia com a terceirização é materializada. Possui diversos elementos que devem ser levados em consideração, as vezes prestadores de serviços deixam a desejar. A empresa contratada deve ter capacidade técnica e prática suficiente para exercer a atividade em questão. Confiança em demasia pode se tornar um problema.

Terceirização Atividades que podem ser supridas: Operação de alguns ou todos os sistemas ligados a tecnologia; Desenvolvimento de suporte técnico; Desenvolvimento de aplicações personalizadas; Consultoria em resolução de problemas relativos a aplicação de tecnologia.

O principal motivo que leva uma organização a terceirizar um serviço é a redução de custos, além da vantagem de negociação de preços (sem o comprometimento da qualidade) e a previsibilidade que pode ser obtida com a contratação.

O excesso de confiabilidade na empresa de prestação de serviços é um fator negativo, pois pode causar a vulnerabilidade do negócio e a interrupção do serviço; caso a prestadora atravesse alguma dificuldade financeira, isso pode influenciar diretamente na organização, inclusive com a paralização dos serviços.

Terceirização Implantação Implementação Avaliação do prestador de serviços Projeto da solução Solicitação de propostas Tomada de decisão Estudo do sistema Entendimento do problema Definição do problema Análise do problema Terceirização Resolução de problemas