Tecnologias aplicadas ao Ensino I Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo PPGed Mestrado em Educação UTP iolanda@boaaula.com.br
Tecnologia “Aplicação de um conhecimento sistematizado para solucionar problemas, melhorar as condições do contexto, ou a vida do ser humano” (Cortelazzo) iolanda@boaaula.com.br
Tecnologias e Novos Ambientes Implementação da tecnologia Velho paradigma Tecnocentrismo Experimentalismo Nova proposta Projeto emergente da cultura existente “A adoção e a implementação de novas tecnologias necessitam basear-se e crescer a partir de uma cultura já existente” (CAVALLO, 2000, p.3) iolanda@boaaula.com.br
Tecnologias e Novos Princípios construcionismo; fluência tecnológica; ambientes de imersão; projetos de longo-prazo; antropologia epistemológica aplicada; investigação crítica; projeto emergente; iolanda@boaaula.com.br
Construcionismo construcionismo; fluência tecnológica; O aluno constrói conhecimento a partir de sua experiência ao construir alguma coisa; Exemplo, crianças com baixo rendimento escolar compreendem idéias complexas de mecânica, física e matemática quando constróem com o Logo Lego fluência tecnológica; iolanda@boaaula.com.br
Fluência Tecnológica Fluência lingüística: pensa, expressa-se, comunica e cria com a linguagem; Fluência tecnológica: criação de condições para expressão individual e coletiva com a tecnologia Interlocução; Mudança de foco na aprendizagem iolanda@boaaula.com.br
Ambientes de Imersão Imersão na cultura de uma outra língua propicia a melhor aprendizagem da língua Falar a língua melhora a fluência lingüística Imersão em um ambiente altamente tecnológico propícia o uso da tecnologia Construir artefatos que sejam de seu interesse com a tecnologia, desenvolve a fluência tecnológica iolanda@boaaula.com.br
Projetos de longo prazo Abordagem por projetos Planejados pelo professor Curta duração Currículo amplo Emergente Respondendo aos interesses do grupo Longa duração Elementos básicos iolanda@boaaula.com.br
Antropologia epistemológica aplicada Desvelamento de estruturas básicas de conhecimento existentes Construção De artefatos que permitam sua livre expressão Mediação Discussão orientada pelo professor Elemento chave para o desenho de tecnologias para a aprendizagem iolanda@boaaula.com.br
Investigação Crítica Diálogo com o contexto a fim de compreendê-lo e atuar para atuar nele; Colaboração na definição dos projetos; Conhecimento do objeto de estudo em detalhes; Construção de artefatos para modelar o fenômeno ou melhorar a situação Compreensão e análise dos artefatos. iolanda@boaaula.com.br
Projeto Emergente Parafraseando Richard Lester “Cada instituição tem sua própria cultura, complexa, plena de sutilezas e as instituições bem sucedidas são aquelas que podem inovar, cultivar, inovar, cultivar, adaptar, e usar métodos que possam se desenvolver em seus ambientes específicos”. iolanda@boaaula.com.br
Projeto Emergente Gerenciador do processo Aprendizagem construída a partir do conhecimento existente; de projetos de sua escolha Mediação por parte de Professores, Pais Outros membros da comunidade. . iolanda@boaaula.com.br
Projeto Emergente Propiciar mudança organizacional Mediar interação de professores e alunos. “Eu sugiro que nós criemos ambientes para a aprendizagem de idéias computacionais da mesma forma que os monges aprendem jardinagem” (Cavallo, 2000, p. 5). iolanda@boaaula.com.br
Objetivos Desenvolver pensamento crítico ; Promover inovação e criatividade; Desenvolver espírito e habilidades de colaboração; Aprender a aprender; Promover aprendizagem significativa Promover prazer no aprender iolanda@boaaula.com.br
Bibliografia CAVALLO, D. Emergent Design and learning environments: Building on indigenous knowledge. IBM System Journal, vol 39, 3&4, 2000. iolanda@boaaula.com.br