S WOT trengheaknesspportunityhreat. “Concentra-te nos pontos fortes, reconhece as fraquezas, agarra as oportunidades e protege-te contra as ameaças ”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Interface no Ambiente VIAS K
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)
Escola Superior de Educação
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Liderança e Comportamento Empreendedor
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Educação e Práticas Pedagógicas
Proposta para aula 1: TV Digital e Educação W2E GT3
Fundamentação Teórica
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Mestrado em Pedagogia do E-earning
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
MARIA APARECIDA TRARBACH
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Plano Plano de Pesquisa.
Ivoti.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Tecnologia e Educação.
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Generalidades sobre e-learning
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
II Orientação Técnica PCAGP.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Introdução à Educação à distância
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Avaliação de aprendizagem colaborativa mediada por computador Raquel Bambirra EWIN, J. MILLER, D. A framework for evaluating computer supported collaborative.
Teoria e Aprendizagem da Ginástica Para Todos (Ginástica Geral)
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral Proposta.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
O computador como Meio e como Fim...
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Transcrição da apresentação:

S WOT trengheaknesspportunityhreat

“Concentra-te nos pontos fortes, reconhece as fraquezas, agarra as oportunidades e protege-te contra as ameaças ” (SUN TZU, 500 a.C., A Arte da Guerra)

Com o objectivo de melhor situar as várias Teorias de EaD e possibilitando a comparação entre Teorias pensámos em adaptar uma ferramenta da gestão à nossa análise. S W O T trengheakness pportunity hreat

A ESTRELA representa os pontos mais fortes da proposta. A VACA LEITEIRA, as oportunidades a desenvolver e que poderão chegar a estrelas. O CÃO, as ameaças/perigos. Os PONTOS DE INTERROGAÇÃO as propostas mais frágeis.

Pontos Fortes Oportunidades Fragilidades Ameaças T. da Distância Transaccional – Michael G. Moore Autonomia do Aluno (dos objectivos à avaliação) Visão da Distância como psicológica, comunicacional e pedagógica Construção de uma verdadeira Teoria Pedagógica do EaD, considerando a comunicação, o ambiente, a estrutura e os media utilizados Relação perfeita entre Behaviorismo e Construtivismo Media Utilizados – Potencialidades sempre em desenvolvimento Estrutura do Programa Design Instruccional

Pontos Fortes Oportunidades Fragilidades Ameaças Teoria que abraça o Modelo Industrial já desadaptado da actual realidade social Pioneira da EaD Estudo e Aluno Independentes Predomínio da tecnologia impressaEnsino individualizado e tutoria Visão restrita da relação pedagógica Visão restrita do processo pedagógico Democratização do ensino T. do Estudo Independente – Charles Wedemeyer Falta de um modelo pedagógico que ultrapasse as dificuldades de motivação, apreensão de conhecimento e avaliação dos alunos

Pontos Fortes Oportunidades Fragilidades Ameaças T. da Industrialização – Otto Peters Teoria que abraça o Modelo Industrial já desadaptado da actual realidade social Objectivação do processo de aprendizagem, mais perto de uma sugestão de modelo organizacional do que de uma teoria de aprendizagem Independência e auto-estudo Admite contactos informais e individualmente controlados Análise Didáctica Subdivisão do EaD em Ensino Directo e Indirecto Visão restrita da relação pedagógica Sendo o EaD considerado “pouco natural”, poderá existir uma desacreditação das suas potencialidades.

Peters, na sua obra “Didáctica do Ensino a Distância” (2003) veio reconhecer a passagem no EaD de um modelo industrial para um modelo pós- industrial, impulsionado pelas novas TIC e que culmina na educação online.

Pontos Fortes Oportunidades Fragilidades Ameaças T. da Conversação Didáctica Orientada – Borje Holmberg Reconhece que a tutoria e a comunicação desempenham um papel importante na motivação dos alunos. Aplica o modelo de comunicação pedagógica tradicional no EaD. Será que todos os aspectos deste modelo são replicáveis no EaD? Sobrevalorização da aprendizagem individual Defende que o aluno deve poder escolher a totalidade dos conteúdos, métodos e tempos.

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. Jonh Dewey