Planejamento e Controle e obras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

FASES DO PROJETO DE INTERIORES
Análise e Projeto de Sistemas I
Os projetos.
Gerenciamento do escopo
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Engenharia de Software
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) Profª Bruna Gratão.
Gerenciamento do escopo do projeto
Etapas do Projeto Melhado (1994) diz que o processo de projeto é composto por diferentes atividades ou fases e segue etapas conceitualmente progressivas,
O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
II WORKSHOP NACIONAL GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO EDIFÍCIOS A INTEGRAÇÃO DAS FASES DE PROJETO, EXECUÇÃO E UTILIZAÇÃO COMO MECANISMO FACILITADOR.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Grupos de Processos de um Projeto
A ENGENHARIA NO PROJETO
INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Empreendimentos de construção civil
Construção Civil I Aula 01 – Estudo da viabilidade técnica e econômica de projetos Prof. Deyse Macêdo.
PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
Departamento de Material e Serviços Auxiliares
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Planejamento do Projeto anteriormente à execuçãod a obra
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
Elaboração e Análise de Projetos
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
FTAD – Módulo de Planejamento Gestão de Projetos
PROJETO BÁSICO VISÃO DO CONTROLE EXTERNO EXERCIDO PELO TCE-RJ
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Ana Paula Villwock Devair Rosin Marina Scarsi Micheli Pegoraro
Os Novos Marcos Regulatórios
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
O Processo de desenvolvimento de software
Reforma em Edificações – Sistema de Gestão de Reformas – Requisitos
É possível aliar competitividade e redução do risco do negócio?
Planejamento e Controle e obras
Instrutor: Objetivos:.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Coordenação Regional de Santa Catarina
Qualidade de Software Aula 4
PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Planejamento e Controle e obras
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Tecnologia de Construção I Levantamentos Preliminares
Planejamento e Controle e obras
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Instrutor: Objetivos:.
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Projeto de Edificações
Coordenação Regional de Santa Catarina
• ARTESANAL: utiliza métodos e processos empíricos e intuitivos
CONTRATOS DE OBRAS Contrato de construção é todo ajuste para execução de obra certa e determinada, sob direcção e responsabilidade de um construtor, pessoa.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS.
Projetos em Química I “O objetivo principal de relatórios e artigos é o de informar” 2 “O objetivo principal das propostas é persuadir. O objetivo.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Controle e obras PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil – Construção Civil II Planejamento e Controle e obras Apresentar os documentos integrantes de um projeto Conceituar os documentos escritos _____________________________________________________ Prof. Eng. Civil Priscilla Borges

PASSOS DO PROCESSO DE ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO Pesquisa de mercado Planejamento e projeto conceitual Aquisição do terreno Elaboração do anteprojeto Orçamento preliminar Estudo de viabilidade Desenvolvimento Projeto básico Elaboração Projeto executivo Elaboração Projeto legal Lançamento comercial

Planejamento e Controle de obras FASES DE UM PROJETO CONCEPÇÃO TERMOS DE REFERENCIA ESTUDO PRELIMINAR ANTEPROJETO CONSOLIDAÇÃO PROJETO BÁSICO ANÁLISE DE VIABILIDADE DESENVOLVIMENTO PROJETO OFICIAL PROJETO EXECUTIVO PROJETO PARA LEGALIZAÇÃO DETALHAMENTO DO PROJETO RIMA PROJETOS COMPLEMENTARES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MEMORIAL DESCRITIVO CADERNO DE ENCARGOS

Planejamento e Controle de obras Resultados do projeto de edificações é dividido em: Documentos gráficos Documentos escritos

Planejamento e Controle de obras Definindo a nomenclatura e os objetivos dos documentos: 1) Termo de referência: documento destinado a explicitar os objetivos do projeto. O que se deseja, seus destinos e usos, a qualidade esperada, o desempenho. Enfim o objetivo é orientar o profissional quanto a elaboração do projeto.

Planejamento e Controle de obras 2) Estudo Preliminar – Corresponde ao esboço ou concepção iniciais do que deverá ser construído para verificar se todas as necessidades foram corretamente identificadas e se a construção as atenderá satisfatoriamente.

Planejamento e Controle de obras 3) Anteprojeto – apresentação gráfica simplificada em escala de construção para confirmação e/ou correção do estudo preliminar e definição do projeto.

Planejamento e Controle de obras 4) Projeto básico – corresponde á concepção final do projeto. Dele é possível desenvolver o projeto executivo e os complementares, pois com ele é possível entender, avaliar e orçar o produto final.

Planejamento e Controle de obras 5) Projeto executivo – é o projeto completo, com todas as informações gerais necessárias á execução. O projeto executivo prevê todas as interferências dos projetos complementares.

Planejamento e Controle de obras 6) Projeto legal – é uma versão do projeto indicativo contendo as informações para aprovação e registro nos órgão públicos de fiscalização e nas concessionárias de serviços.

Planejamento e Controle de obras 7) Detalhamento do projeto – é a definição precisa de todos os elementos construtivos a serem empregados na construção. Detalhes construtivos são informações gráficas adicionais para melhor definição, visualização ou esclarecimento de elementos construtivos a serem executados.

Planejamento e Controle de obras 8) Projetos complementares – são os projetos que complementam o projeto executivo. São os projetos de fundação, estrutura, instalações, etc.

Planejamento e Controle de obras 9) Especificações Técnicas – descrevem de forma precisa, completa e ordenada, os materiais e os procedimentos de execução a serem adotados na construção. Tem como finalidade complementar a parte gráfica do projeto. Possui as seguintes partes: a) Generalidades – incluem objetivo, identificação a obra, regime de execução, fiscalização, recebimento da obra, modificações de projeto, classificação dos serviços

Planejamento e Controle de obras b) Especificações dos materiais – pode ser escrito de duas formas: Genérica - relaciona materiais aplicáveis a qualquer obra. Específica – relacionando apenas os materiais a serem usado na obra em questão.

Planejamento e Controle de obras ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAL:   DESCRIÇÃO DO MATERIAL:   DIMENSÃO:  NORMAS TÉCNICAS: especificações e procedimentos (execução)  RENDIMENTO/CONSUMO:  CRITÉRIO DE ACEITAÇÃO:  EMBALAGEM:  ESTOCAGEM:  SEGURANÇA: transporte manuseio  ACESSÓRIOS: DOSAGEM/MISTURA/TRAÇO:  DILUIÇÃO:  LIMPEZA DE FERRAMENTAS:  DESCARTE DO MATERIAL: resíduos, embalagem, sobra, etc.

Planejamento e Controle de obras c) Discriminação dos serviços – especifica como devem ser executados os serviços indicando traços de argamassa, método de assentamento, forma de corte das peças, etc.

Planejamento e Controle de obras 10) Caderno de encargos – é o conjunto de especificações técnicas, critérios, condições e procedimentos estabelecidos pelo contratante para a contratação, execução, fiscalização e controle dos serviços e obra. O texto é semelhante ao da especificação técnicas, mais normalmente é mais geral, servindo para todas as obras, enquanto que as ET são particulares.

Planejamento e Controle de obras 11) Memorial descritivo – é outro tipo de resumo de especificações técnicas. Há memoriais descritivos para finalidades específicas, tais como venda, propaganda, registro de imóveis ou aprovação de projetos na municipalidade. Deve ser ajustado ao orçamento, seguindo a mesma ordem deste (ordenamento e nome dos serviços ou atividades).

Planejamento e Controle de obras 12) Manual do proprietário – Parte do manual é um resumo das especificações técnicas destinado ao usuário final (proprietário) e indica como deve ser conservado o imóvel, a posição da tubulações elétricas e hidráulicas. É importante que contenham detalhamentos e croquis das instalações elétricas, telefônicas e hidro sanitárias, evitando os acidentes comuns de perfurações as paredes de imóveis.

Planejamento e Controle de obras 13) Memória justificativa do projeto – é a descrição do projeto com justificativas para as soluções adotadas, sob os aspectos econômico, técnico e artístico. São utilizadas em concursos ou perícias, por exemplo.

Planejamento e Controle de obras 14) Orçamento – documento cujo objetivo é estabelecer custos e preços. 15) Cronograma – Apresenta a programação temporal da execução da obra nos aspectos físicos e financeiros. As diversa etapas de que se compõem a edificação são distribuídas no prazo de execução definindo-se ainda que provisoriamente, datas de início e fim para cada uma.

Planejamento e Controle de obras 16) RIMA – relatório de impacto ambiental é um documento onde constem o impactos e vantagens propiciados pelo projeto para o meio ambiente bem como conste a recomendação e solução apresentada.