NOVOS MODELOS DE EMPRESAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CICLO DE VIDA.
Advertisements

Análise das cinco forças de Porter
Sistema de Informação Gerencial
Cadeia logística integrada supply chain
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS
Novos Modelos de Empresas Agricultura
Administração Estratégica
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Módulo Análise do Ambiente Operacional ou Micro Ambiente Externo
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Análise do Meio Ambiente
REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL, TERCEIRIZAÇÃO E REDES DE SUBCONTRATAÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Logística e Gerenciamento da
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Aula 2 Ambiente de Marketing.
1. Introdução 1.1. Objetivos Identificar os pontos críticos nos processos da agência; recebimento do briefing, desenvolvimento do trabalho internamente,
LOGÍSTICA Grupo 97..
Por que investir? 09 de junho de 2010
Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil
Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil
O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Processos em Manufatura e Serviços
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Conceitos Básicos de Estoques
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Profª. Selma Maria da Silva
MICROECONOMIA.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Controle de estoque.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA SETOR AUTOMOBILÍSTICO
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
O Armazenamento.
Iniciando na logística empresarial
NOVOS MODELOS DE EMPRESAS
Seminário Avançado - Eletiva A
MATRIZ BCG.
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Logística e Gerenciamento da
Micros e Pequenas Empresas
NOVOS MODELOS DE EMPRESAS
Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
CONCORRÊNCIA.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
Portfólio de Serviços TI
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
1 Tópicos Especiais de Logística II AULA : 4. DESAFIOS AOS OPERADORES LOGÍSTICOS 4.1 Operadores Logísticos e o comércio eletrônico. 4.2 A distribuição.
Transcrição da apresentação:

NOVOS MODELOS DE EMPRESAS Cesar Cacuso Eric Martins Flávio Caparroz Francisco Coutinho Rafael Souza Rubens Neves

menor grau de incerteza maior FATORES CHAVE A – Clientela B – Concorrência C – Econômico D – Tecnológico E – Social F – Político G – Jurídico H - Físico E A G F H C B menor impacto maior D menor grau de incerteza maior

CENÁRIO EM 2020

Clientela Concorrência CENÁRIO EM 2020 - GERAL Econômico Tecnológico Os clientes serão mais exigentes, procurando a melhor relação entre custo e benefício. A aceitação a veículos das montadoras asiáticas aumentará, representando um risco à empresa. Concorrência Atuais montadoras devem continuar com grande participação de mercado. Devem surgir novas montadoras asiáticas, ameaçando a hegemonia das atuais líderes. Econômico Brasil continuará a crescer economicamente, bastante dependente da exportação de commodities. Isso deve garantir a taxa de câmbio nos patamares atuais, o que protege as montadoras nacionais das importações. Tecnológico Serão desenvolvidas tecnologias que visam a preservação do meio ambiente ("carros verdes"). Não se sabe ao certo qual o tipo de tecnologia ou combustível que prevalecerá, m as ela será rapidamente adotada pela maioria das montadoras. Jurídico Incerteza com relação a novas leis, mas será natural o surgimento de novas exigências conforme o mercado se torne mais maduro (itens de segurança, nível de emissões de poluentes, aumento ou redução de impostos, etc.) Físico Tendência a aumentar o número de veículos reciclados e portanto aproveitamento dos scraps para fabricação de novos produtos.

CENÁRIO 1 EM 2020 – PRINCIPAIS FATORES Social 1 Crescimento econômico do Brasil segue uma tendência positiva, porém muito dependente do mercado internacional. Curva de crescimento se mantém positiva, ocorrendo aumento e maior distribuição da renda para os brasileiros. Programas assistencialistas do governo injetam grande quantidade de dinheiro na economia. A venda de veículos nos centros urbanos continuará num ritmo menor do que o atual. Acontecerão problemas de mobilidade (congestionamentos em períodos maiores). Fábricas de veículos explorarão as vendas em novos mercados, fora dos grandes centros. Novos veículos que teoricamente valorizam a mobilidade, passarão a ser vendidos em escalas maiores (veículos para 2 pessoas, com alto nível de tecnologia embarcada).

CENÁRIO 1 EM 2020 – PRINCIPAIS FATORES Político 1 Poucas políticas para melhoria do transporte público, resultando em altos índices de congestionamentos, em patamares insustentáveis e que desmotivam as pessoas a adquirir novos veículos. Vendas começam a decrescer. Os custos para a aquisição de novos veículos serão sutilmente reduzidos. A contrapartida será a rigidez das regras para a utilização do carro nos grandes centros, com implementação de rodízio por um período maior do que atual e ampliação para outros centros urbanos além de São Paulo. Criação de pedágios urbanos e outras políticas para inibir a utilização rotineira do veículo. As montadoras continuarão a obter estímulos financeiros para vendas (linhas de crédito, redução de impostos, mas existirão estímulos maiores para as vendas de veículos novos e menos poluentes. Itens de segurança, hoje como opcionais, passarão a ser itens obrigatórios de série (ABS, Air Bag, controle de tração, etc.) Estímulo a industrialização fora dos grandes centros para que a economia do país seja pulverizada com conseqüente maior distribuição da frota pelo território nacional.

CENÁRIO 2 EM 2020 – PRINCIPAIS FATORES Social 2 Crescimento econômico do Brasil segue uma tendência positiva, porém muito dependente do mercado internacional. Distribuição de renda permanece entre as piores do mundo. Programas assistencialistas perdem força, resultando em menos dinheiro na economia. A venda de veículos nos centros urbanos continua em níveis elevados, mas apenas parcela menor e mais rica tem condições de comprar novos veículos. Acontecerão problemas de mobilidade (congestionamentos em períodos maiores). Início de novas políticas de transporte público. Fábricas de veículos explorarão as vendas em novos mercados, fora dos grandes centros. Novos veículos que teoricamente valorizam a mobilidade, passarão a ser vendidos em escalas maiores (veículos para 2 pessoas, com alto nível de tecnologia embarcada).

CENÁRIO 2 EM 2020 – PRINCIPAIS FATORES Político 2 Novas políticas para implementação de transporte público de qualidade. Em 10 anos não serão agressivas suficientes para resolver os atuais problemas dos grandes centros, mas existirá uma tendência das pessoas a utilizarem menos seus veículos pessoais para a mobilidade do dia-a-dia nos grandes centros. Os custos para a aquisição de novos veículos serão sutilmente reduzidos. A contrapartida será a rigidez das regras para a utilização do carro nos grandes centros, com implementação de rodízio por um período maior do que atual e ampliação para outros centros urbanos além de São Paulo. Criação de pedágios urbanos e outras políticas para inibir a utilização rotineira do veículo. As montadoras continuarão a obter estímulos financeiros para vendas (linhas de crédito, redução de impostos, mas existirá estímulos maiores para as vendas de veículos novos e menos poluentes. Itens de segurança, hoje como opcionais, passarão a ser itens obrigatórios de série (ABS, Air Bag, controle de tração, etc.) Estímulo a industrialização fora dos grandes centros para que a economia do país seja pulverizada com consequente maior distribuição da frota pelo território nacional.

CENÁRIO 1 - RESUMO CENÁRIO 2 - RESUMO Altos níveis de congestionamento nos grandes centros levam as vendas de automóveis a cair drasticamente nesses locais, levando à necessidade do desenvolvimento de um novo modelo de negócios, baseado em serviços de locação de veículos. Migração de parcela da população para cidades menores, fazendo com que o modelo de negócios atual continue válido nesses locais. Demanda por carros menos poluentes, movidos por combustíveis “verdes” Forte concorrência das montadoras asiáticas, que só não será mais severa devido à taxa de câmbio que deve se manter no patamar atual CENÁRIO 2 - RESUMO Níveis elevados de congestionamento, mas sem grandes impactos na venda de veículos Demanda por veículos menores cresce nos grandes centros Demanda por carros menos poluentes, movidos por combustíveis “verdes” Forte concorrência das montadoras asiáticas, que só não será mais severa devido à taxa de câmbio que deve se manter no patamar atual

COMPETÊNCIAS REQUERIDAS

CENÁRIOS EM 2020 – NOVAS COMPETÊNCIAS EM VENDAS Cenário considerando limitações legais (ambientais) e estruturais para circulação de automóveis: Neste cenário o modelo de vendas sofre uma total mutação para um modelo de “aluguel” de automóveis nas grandes cidades, o que desafia brutalmente a cultura do “carro próprio” já aderida pelo mercado brasileiro. Neste modelo, as grandes cidades seriam dotadas de um bolsão de automóveis (papel que poderia ser assumido pelas atuais concessionárias) e estes bolsões seriam responsáveis por abastecer as cidades e regiões com automóveis para locação, que seriam substituídos ao longo do tempo por novos modelos de maior tecnologia agregada e, consequentemente, menos poluentes. Competências necessárias nesse novo modelo de negócios seriam flexibilidade, agilidade e capacidade de customizar soluções. Será imperativo que os profissionais estejam capacitados e treinados nesse novo modelo

CENÁRIO EM 2020 – NOVAS COMPETÊNCIAS EM VENDAS 2. Cenário de mudança de mercado , considerando somente limitações estruturais a circulação de automóveis: Neste cenário a grande mudança do modelo não seria em vendas, mas sim no maneira de subsidiar as possibilidades de circulação dos automóveis; Podendo comparar-se as atuais PPP, a indústria assumiria o papel das concessionárias viárias abrindo possibilidade de obras e melhorias continuas para facilitar o uso do automóvel. Tal movimento teria impacto direto nas vendas pois permitiria o uso do automóvel de maneira funcional. O preço dos automóveis não seria afetado e possivelmente até cairiam em eventual negociação tributária pelas obras de melhorias adotadas. O ganho total para os consumidores estaria na acessibilidade e mobilidade.

CENÁRIOS EM 2020 – NOVAS COMPETÊNCIAS EM MOTORIZAÇÃO / TECNOLOGIA - A necessidade de se produzir automóveis mais leves, econômicos e menos poluentes levaria a indústria automobilística a modificar as formas e os projetos de fabricação de veículos exigindo uma grande reestruturação nesse setor. Duas possíveis tecnologias que devem entrar no mercado nos próximos anos: - HIDROGÊNIO Como funciona: o carro possui uma bateria que, ao receber o hidrogênio, o transforma em energia, que é enviada ao motor. O que ainda impede sua produção: o tanque para armazenar o hidrogênio. Ele precisa ser feito com um material que suporte 100 vezes mais pressão do que um tanque comum, já que o hidrogênio é um gás altamente inflamável. Isso resulta num custo extra de produção. - ENERGIA ELÉTRICA Como funciona: a bateria do carro é semelhante às de celulares, feitas com íon-lítio e alimentadas por energia elétrica. Para carregá-la é preciso apenas plugá-la na tomada. O que ainda impede sua produção: os materiais com que as baterias são feitas. A maioria delas não consegue funcionar sob as altas temperaturas a que o motor é submetido.

CENÁRIO EM 2020 – NOVAS COMPETÊNCIAS EM MOTORIZAÇÃO / TECNOLOGIA Veículos Elétricos – Estima-se que em 2020, 20% dos veículos comercializados sejam elétricos. Veículos Elétricos Híbridos – Carros elétricos cuja energia elétrica é gerada a bordo. Além da motorização ecológica, as montadoras investiriam em novos modelos de automóveis super-compactos. TAMANHO Fabricação em Massa de carros com tamanho menor (Ex: Smart) Teríamos um “novo” mercado onde as Montadoras passariam a competir fortemente. Esse carros seriam para no máximo 1 ou 2 pessoas e totalmente exclusivos para a locomoção na grandes cidades.

AMEAÇAS E OPORTUNIDADES Cenário 1 Cenário 2 Queda nos lucros com a queda nas vendas de veículos nos grandes centros Não desenvolvimento das competências necessárias para o modelo de negócios baseado nos bolsões de veículos Problemas no desenvolvimento de carros baseados em combustíveis “verdes”, resultando na perda de participação de mercado Problemas com o desenvolvimento de carros menores Problemas no desenvolvimento de carros baseados em combustíveis “verdes”, resultando na perda de participação de mercado Problemas com o desenvolvimento de carros menores Ameaças Antecipação ao problema de mobilidade nos grandes centros, sendo a primeira empresa a oferecer o serviço de aluguel de veículos Desenvolvimento de tecnologia para a utilização de combustíveis verdes, sendo a primeira montadora a oferecer essa tecnologia Conquistar o mercado de carros menores e mais adequados aos grandes centros Desenvolvimento de tecnologia para a utilização de combustíveis verdes, sendo a primeira montadora a oferecer essa tecnologia Conquistar o mercado de carros menores e mais adequados aos grandes centros Oportunidades

ESTRATÉGIA - Monitorar indicadores para antecipar a ocorrência de um dos cenários Estabelecer parcerias com centros de pesquisas, universidades, fornecedores e outras montadoras, afim de desenvolver tecnologias para carros movidos a combustíveis “verdes” Treinamento dos funcionários para aquisição de competências referentes a serviços, caso o cenário 1 se concretize Investimento no desenvolvimento de carros menores e menos poluentes para as grandes cidades

CENÁRIO EM 2020 – INDICADORES IMPORTANTES Êxodo Rural: Crescente. Transporte Público nos grandes centros: Rede maior que a atual, mas não suficiente para atender a demanda. Taxa de câmbio: estável, dólar em torno de R$ 2,00. Renda de população brasileira: maior que a atual, mas não de maneira significativa. Economia: Estável, com crescimento moderado. Volume de vendas do setor automobilístico: Em torno dos 5 bilhões. Funcionalidade do veículo: - Grandes centros: Locomoção – carros menores/econômicos. - Interior: Prazer, carros maiores para a família.

CADEIA DE VALOR ATUAL DA INDÚSTRIA Design Inteligência de Mercado Design Autopeças (sistemistas) Engenharia de Produto Gestão da Qualidade do Produto Aço Manufatura Vendas Pós Vendas Máquinas e Equipamentos Engenharia de Manufatura Gerenciamento de Programas

Análise de Operações Financeiras CADEIA DE VALOR EM 2020 Qualidade do Produto Inteligência de Mercado Autopeças (sistemistas) Engenharia de Produto Centros de Pesquisas Alianças Manufatura Centros de Reciclagem Importação Gerenciamento do Portfólio Vendas / Locações Análise de Operações Financeiras

CENÁRIO EM 2020 – PROCESSOS DA INDÚSTRIA Tecnologia: Enfoque contínuo em motores menos poluentes e tecnologias que tragam maior segurança e conforto aos motoristas. Monitoramento por satélite, maior automatização do carro: mais eletrônico e menos mecânico. Vendas: Estratégia de vendas diferentes para cidades grandes e cidades menores. Carros diferentes para nichos diferentes. Modelo de Negócio: Maior aliança com outras montadoras e centros de pesquisa; automóveis com maior índice de reciclagem; menos manufatura e mais importações (chineses e coreanos). Automóvel passa a ser uma ferramenta de mobilidade e não um bem de consumo. Manufatura: manufatura compartilhada. Mais fábricas, produzindo modelos de marcas diversas.

CENÁRIO EM 2020 – PROCESSOS DA INDÚSTRIA Produto: Carros tecnológicos e menos poluentes. Preços mais caros para compra. Funcionários: Mais engenheiros e estrategistas. Finanças deixa de ser uma área de monitoramento de budget e passa a ter maior enfoque nas operações de produção, importação e vendas. Necessária parceria com universidades para formar essa mão de obra. Pessoas com contratos de trabalho flexível, podendo trabalhar por projetos e não mais somente para a empresa. Marketing: Estímulo a locação de veículos nos grandes centros. Vendas com maior enfoque para cidades menores.

CENÁRIO EM 2020 – RESULTADOS ESPERADOS Receita: Receita continuará alta, mas com resultados advindos das parcerias com outras montadoras, governos e municípios. Market Share: Mais players dividindo o mesmo mercado. Domínio das 4 grandes (Fiat, VW, GM, Ford) será quebrado pela vinda de empresas mais enxutas e com operações mais baratas. Mix de Produtos: Opções variadas com modelos específicos para cada região (urbana / não-urbana).