Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Itinerante 2010.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
O Aluno.
A Educação Mediada pela Tecnologia
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Informática na Educação
Contextos de formação de Professores
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Sala de Aula Virtual para Professores
Curso de Docência Universitária
Escolhendo o nosso Futuro
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Sou o que sou pelo que nós somos
Conceitos e Gerações de EAD
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Novas formas de aprender e ensinar com a Internet
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Multimídia e Comunicação Educativa
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
Atividade complementar 04
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil

Desenvolvimento do Professor e as Tecnologias de Comunicação Experienciar as tecnologias de comunicação como ferramentas e meios de comunicação; Refletir sobre a aplicação tanto das tecnologias vigentes quanto das emergentes na prática pedagogica ; Encontrar novas formas de aplicação das mídias para a formação do cidadão participativo.

Conceitos Educação Aprendizagem Comunicação

como “processo de interação social...em que os seres humanos trocam experiências cognitivas e afetivas através do diálogo, influenciando-se reciprocamente seus comportamentos e por diferentes propósitos” (Beltran, 1972:22)

Comunicação Escolar Comunicação Social

Aula Expositiva Oficina Prática

Tecnologias de Comunicação Integração das Tecnologias de Comunicação tradicionais, novas e novíssimas (emergentes) Linguagem Audiovisual e Educação Informática, Multimídia e Realidade Virtual

Competência Incompetência ConhecimentoIgnorância Modelo de Competência e Consciência Não sabe que não sabe

Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Sabe Não sabe que não sabe que não sabe

Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Não sabe que sabe Sabe Não sabe que não sabe que não sabe

Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Sabe Não sabe que sabe que sabe Sabe Não sabe que não sabe que não sabe

Pensamento O que acontece na Escola Ensino e Aprendizagem Observação Ação Sentidos Aluno Professor O que acontece na Rua Discussão Aula Expositiva Orientação Descoberta

Professor Conteúdo Mídia Aprendiz Tecnologia Comunicacional

Redes de Comunicações (presencial e multimídica) Comunicação na escola - presencial - Mediada - audiovisuais, LANLAN Comunicação com a comunidade - Presencial - Mediada - audiovisuais, Correio regular, telefone, telefone celular, fax, Comunicação com o mundo - Internet ( , WWW)Internet

Mudanças na relação com o conhecimento Velocidade: Renovação do saber e do fazer saber Natureza do: aprender, transmitir e produzir trabalho conhecimentos Ciberespaço: apoio para as tecnologias intelectuais

Tecnologias Intelectuais base de dados/hiperdocumentos simulações sensores/ realidade virtual inteligência artificial Funções cognitivas memória imaginação percepção raciocínio

Tolerância conhecer, compreender, aceitar Integridade Cidadania Redes de Comunicações Valores e Atitudes Profissionalismo Equilíbrio Pessoalidade (Machado, 1995)

Acessar: ler e pesquisar os mais diferentes textos “on-line ” e “off-line” Pensar: analisar e interpretar texto oral e escrito, áudio, vídeo e informação digital Produzir: criar textos em diferentes mídias Comunicar: escrever “on-line” e “off-line” divulgar sua produção Habilidades para trabalhar em rede I

Projetos Pedagógicos Multimídicos e Telemáticos Forma : Equipe Multidisciplinar Conteúdo: Equipe Interdisciplinar Veículo: Multimídia Tradicional x Mutimídia Digital Telemática (BBS, Internet)

Perspectivas e Expectativas I Construção de um embasamento para leitura crítica das mídias Desenvolvimento de equipes interdisciplinares para a aplicação da Multimídia e Telemática na Educação Escolar

Perspectivas e Expectativas II Professores e alunos como aprendizes autônomos Professores e alunos trabalhando colaborativamente Professores e alunos passam a ser cidadãos do mundo conservando sua identidade cultural

“ Precisamos nos lembrar constantemente que a Educação não é um processo de manufatura; é um processo social, um processo no qual os seres humano estão continuamente interagindo com outros seres humanos de formas imprevisíveis, geralmente, não observadas e não observáveis. A Educação não lida com matérias primas inertes, mas com mentes vivas que se preocupam, instintivamente, com a preservação, em primeiro lugar, de sua própria integridade e, em segundo, de todas as pessoas à sua volta.” (Henry Dyer, 1968:13)

Rede Local - LAN

provedor Rede Distante - WAN INTERNET