Considerações iniciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODULO 4 - ESTRUTURA FINANCEIRA DA EMPRESA
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
Fontes de Recursos e Custos de capital
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Reforço - Estrutura das Demonstrações Contábeis Módulo 6.1 Prof. Wilter Furtado (34) –
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – UMA INTRODUÇÃO
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Fórum de Empreendedorismo
Professor: Samir Silveira
Análise das Demonstrações Contábeis
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
CUSTO DE CAPITAL E DECISÕES DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO
Risco INVESTIMENTO RETORNO INCERTEZA
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS UNIDADE ACODEMICO ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANALISE DE BALANÇOS.
Departamento Jurídico-Financeiro
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
MERCADO DE CRÉDITO Prof Samir Silveira.
Aula 12.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Capital de terceiros / custo de capital de terceiros
Estrutura de capital, custo de capital e política de dividendos
PEC. PEC Fonte de recursos: SBPE e FGTS PLANO EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL - PEC OBJETIVO Linha de Crédito para financiamento à produção de empreendimentos.
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
Função da Administração:
Considerações iniciais
A atividade produtiva e a ação do Estado
Alavancagem Financeira Retorno sobre Investimento
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap6.1 Administração de Tecnologia de Informação Técnicas de Administração: Controle.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
Considerações preliminares
CONTADORES: MAURO.
Leases (IAS 17) A IAS 17 determina os procedimentos contábeis a serem adotados pelas empresas arrendadoras e arrendatárias com relação às transações.
Desenvolvimento de Projetos e produtos Prof. Sílvio Carlos Valentini BIBLIOGRAFIA : Projetos & Negócios – Sílvio Carlos Valentini –Editora Komedi – 2006.
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
ATRAÇÃO DE CLIENTES Como já comentei com vcs no início, um negócio é resumido em vender e lucrar. E isso depende do interesse de alguém em comprar. Ou.
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Análises Financeira Profª : Suzana Habitzreuter Muller
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Custos de capital Cristina Juliana Solange Valéria.
Avaliação das Demonstrações Contábeis
DÍVIDA PASSIVA Conceito
AULA 2 – Mercados Financeiros
Empreendedorismo “Imprendere”
CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
FLUXO DE CAIXA LIVRE (FCL) = REPRESENTA O MONTANTE DE FLUXO DE CAIXA DISPONÍVEL PARA OS INVESTIDORES.- OS FORNECEDORES DE CAPITAL DE TERCEIROS E DE.
Análise das Demonstrações Contábeis
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 Agricultura Familiar: Alimentos Saudáveis para o Brasil Plano Safra.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Custo de capital Quando são avaliados investimentos com payback, VPL e TIR, o custo de capital é apresentado.
Riscos do sistema financeiro
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Administração Financeira e Orçamentária I
A teoria do custo de capital fundamenta-se nos conceitos de risco e retorno. Risco de negócio: risco que a a empresa corre de não gerar receitas suficientes.
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
Decisão de Investimento
Índices de liquidez Liquidez imediata (LI)= Disponível
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Estrutura de Capital.
(Uma letra pode mudar uma completamente uma palavra, mas uma ATITUDE pode mudar TUDO, inclusive o mundo). 21/06/2016.
Transcrição da apresentação:

Considerações iniciais A execução de um projeto dependerá fundamentalmente dos recursos disponíveis interna e externamente à empresa. Estes recursos podem ser classificados com sendo capital, recursos humanos, informação e tecnologia. O capital próprio que a empresa colocará no projeto é um elemento importante para a determinação do investimento total que pode ser feito. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

Considerações iniciais O endividamento (capital de terceiros) pode acarretar um risco financeiro elevado, com a possibilidade de comprometer a viabilidade do projeto. Isto ocorrerá porque os recursos externos exigem uma remuneração uma renumeração pois são participam dos resultados do empreendimento. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

Considerações iniciais Assim, o custo do capital próprio e do capital de terceiros são fundamentais para que se possa avaliar os projetos. Ou seja, os projetos devem apresentar retorno superior ao custo ponderado de capital. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

Fontes de recursos Preliminares Para que a empresa possa obter crédito será necessário a existência de algumas condições: apresentar garantias reais, aportar uma parcela de recursos próprios no projeto, demonstrar que o projeto é viável e que pode atender aos pagamento dos compromisso financeiros advindos dos empréstimos ou financiamentos. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

Fontes de recursos Características do aporte dos recursos Os empréstimos e os financiamentos vencem em datas definidas em contrato. Assim, o pagamento do custo da dívida pode ser considerado como despesa (tendo dedução do imposto de renda). Por outro lado, o capital próprio não tem data de vencimento, estando sujeito aos resultados do empreendimento. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

Fontes de recursos Fatores a serem considerados na seleção Compatibilidade; Risco; Rendimento; Controle; Flexibilidade; Época. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.

Fontes de recursos Classificação das fontes de recursos Quanto ao prazo; Quanto a origem. WOILER, Samsão; MATHIAS, Whashington Franco.. Projetos Planejamento, Elaboração e Análise. 2011.