COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Regina Célia Baptista Belluzzo
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Profª. Selma Maria da Silva
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
ad – direção para, tendência para;
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso:
RECURSOS HUMANOS II EQUILÍBRIO: Vida pessoal, familiar e profissional
Empreendedorismo.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Empreendedorismo Cidinha Fonseca.
Gerente de RH 13º Seminário Regional de Qualidade e Produtividade na Construção Civil - Sinduscon Pelotas Desenvolvendo.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
“De consultora a Diretora em 5 meses”
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Empreendedorismo pode ser aprendido
Plano de ação: De consultora a Diretora em 5 meses
MERCADO DE TRABALHO.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Por que estudar sistemas de informação?
GEC GEC Gestão de Negócios Prof. d´Avila 1o Semestre de 2006
Recursos Humanos do Projeto
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Administração de Recursos Humanos II
McClelland Busca de oportunidade e iniciativa
COACHING EDUCATION.
SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
5 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Mercado de Trabalho.
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Gestão de Pessoas no Setor Público
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
O desenvolvimento do adulto
Empreendedorismo e Estratégia de Negócios
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
Introdução à Gestão Organizacional
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
LEARNING ORGANIZATION
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EMPREENDEDORISMO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

EMPREENDEDORISMO União da: Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID) McBer&Company (David McClelland) especializada na análise de competência profissional e estudos de padrões de comportamento Management Systems International (MSI) – empresa de consultoria

EMPREENDEDORISMO O Objetivo era desenvolver instrumentos destinados à seleção e capacitação de empreendedores Realizado em três etapas: 1 – Realização de pesquisa para identificação das características fundamentais do empresário de sucesso.

EMPREENDEDORISMO 2 – Desenvolvimento e teste dos instrumentos de identificação (pesquisas, provas, entrevistas etc.) para selecionar empresários potenciais. 3 – Aplicação dos conhecimentos adquiridos para promover o desenvolvimento e capacitação de empreendedores.

EMPREENDEDORISMO Através de análises das formas de pensar, das atitudes e comportamentos, especialistas da área comportamental distinguiram as habilidades e competências dos empreendedores de sucesso.

Conjunto da Realização. EMPREENDEDORISMO Conjunto da Realização. Iniciativa; Busca de oportunidade; Persistência; Busca de Informação; Preocupação com a alta qualidade do trabalho; Comprometimento com os contratos de trabalho; Eficiência.

Conjunto do Planejamento e Resolução de Problemas. EMPREENDEDORISMO Conjunto do Planejamento e Resolução de Problemas. Planejamento Sistemático; Resolução de problemas.

Conjunto da Gestão e Controle EMPREENDEDORISMO Conjunto da Gestão e Controle Assertividade; Monitoramento.

Conjunto da Maturidade Pessoal EMPREENDEDORISMO Conjunto da Maturidade Pessoal Autoconfiança; Perícia; Reconhecimento das próprias limitações.

Conjunto da Influência EMPREENDEDORISMO Conjunto da Influência Persuasão; Uso das estratégias de Influência.

Conjunto da Disponibilidade para os Demais. EMPREENDEDORISMO Conjunto da Disponibilidade para os Demais. Credibilidade, integridade e sinceridade; Predisposição para o bem-estar dos empregados; Reconhecimento da importância das relações comerciais.

EMPREENDEDORISMO OBSERVAÇÕES Uma série de competências empreendedoras poderiam ser reforçadas com a utilização orientada das habilidades, e assim habilidades empresariais também poderiam ser expandidas e melhoradas

EMPREENDEDORISMO Atualmente todos os esforços para capacitação de competências e habilidades empreendedoras tem atualmente como base os resultados finais desta pesquisa.

Carreiras Empreendedoras do Futuro. EMPREENDEDORISMO Carreiras Empreendedoras do Futuro. Há 30 anos: proporção de empreendedores na sociedade poderia chegar a 10% Em 1990: 25% de todas as famílias canadenses operavam algum tipo de negócio.

Carreiras Empreendedoras do Futuro. EMPREENDEDORISMO Carreiras Empreendedoras do Futuro. Ano de 2000: aproximadamente 20% dos trabalhadores eram autônomos Prognostico próximos 20 anos: 50% ou um em cada dois trabalhadores assumirá papel de empreendedor na sociedade.

Você sabe a razão para este acontecimento? EMPREENDEDORISMO Carreiras Empreendedoras do Futuro. O número de empresas na sociedade moderna está crescendo, enquanto o tamanho delas vem decrescendo. Você sabe a razão para este acontecimento?

EMPREENDEDORISMO 1 – Tecnologias Nas relações de negócios tempo é fundamental, algumas empresas tem que aumentar seu ritmo e não podem ficar para trás. Outras empresas enfrentam picos e depressões nos seus ciclos de produções. A solução para ambas é a subcontratação - Terceirização

EMPREENDEDORISMO 2 – Mudança Organizacional As organizações precisam ser flexíveis, e consultar pessoas altamente experientes.

EMPREENDEDORISMO 3 – Segurança Com o crescente enxugamento das estruturas e com as aposentadorias de pessoas ainda aptas a trabalhar, muitos indivíduos tem percebido que a verdadeira segurança é trabalhar para si mesmo, através da criação de pequenos negócios.

EMPREENDEDORISMO 4 – Envelhecimento e Especialização A qualificação e a experiência está crescendo na sociedade, tornando-se fonte de empreendedores autônomos, pois a probabilidade de se tornar autônomo aumenta com a idade.

EMPREENDEDORISMO 5 – Espaço Próprio Com o crescimento de pessoas educadas, algumas acabam achando seus papeis organizacionais restritivos e pouco satisfatórios, não lhes proporcionando a oportunidade de crescer e alcançar suas ambições.

EMPREENDEDORISMO 6 – Pessoas Vivendo Sozinhas É cada vez maior o número de famílias com apenas um membro e casais sem filhos, nestes núcleos o “Auto-emprego” também é tendência.

EMPREENDEDORISMO 7 – Sendo seu próprio patrão Pessoas cansadas de serem controladas ou pagas para controlar outras pessoas. Desejo de realizar seu trabalho em paz.

EMPREENDEDORISMO 8 – Encasulamento Estilo de vida voltado para trabalhar em rede, preferindo resolver tudo em casa com menos stress.

EMPREENDEDORISMO 9 – Ecologia Pessoal Na medida em que o mundo se torna menos estável e a sociedade mais violenta, indivíduos estão tendendo a procurar mais estabilidade e equilíbrio em suas vidas pessoais e profissionais.

EMPREENDEDORISMO 10 – Nostalgia dos “Velhos e Bons Dias” Procura por estilo de vida nostálgico no qual havia mais liberdade e menos repressão. Empresas menores, mas conectadas globalmente.