Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Helena Barros de Oliveira
Advertisements

Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Programa de Ética e Cidadania
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Saúde: bem público global e direito fundamental
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
PLANO DE GESTÃO.
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
Direitos e Garantias Fundamentais
Curso Direito à Memória e à Verdade
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Direitos do cidadão e cidadania
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
FETRACONSPAR 5 de março de 2011 Mulheres, Política e Cidadania Prof. Ricardo Costa de Oliveira Ciências Sociais. UFPR.
CIDADANIA.
CIDADANIA & DEMOCRACIA
A PASTORAL DA SAÚDE EM DEFESA DA VIDA
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL
Cícero paulino dos santos costa
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Discriminação O Racismo
“Os Incríveis”.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Emile Durkheim e o fato social
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Terceira Parte.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Democracia.
Política Educacional Brasileira
Projetos Comunitários Lilian Kelian
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
AULA 1 – CONCEITOS EM SAÚDE MENTAL
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Cidadania.
IDEOLOGIA.
Fundamentos da Administração Pública
DISCUTINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO SÉCULO XXI
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Direitos Individuais Profa. Ana Menezes. Introdução No Brasil os direitos e garantias individuais estão previstos na Constituição de 1988, em seu art.
Émile Durkheim
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
twitter.com/funasa.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Jean-Jacques Rousseau ( )
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

Cidadania aula 2 Julio C M Haddad

História A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos.  A cidadania está em permanente construção pois é um importante referencial de conquista da humanidade

Ter consciência de que é sujeito de direitos. Ser cidadão é... Ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, direitos civis, políticos e sociais.

Para pensar O CIDADÃO tem de TER CONSCIÊNCIA das suas responsabilidades enquanto parte integrante de uma sociedade, de um Estado. E que para o seu perfeito funcionamento TODOS devem ser responsáveis por uma parcela de contribuição. Somente assim se chega ao mesmo objetivo final, COLETIVO: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, O BEM COMUM.

Ser cidadão é Ter direitos e deveres, ser súdito e soberano. Todos os homens são iguais ainda que perante a lei, sem discriminação de raça credo ou cor .

E mais O direito de expressar-se livremente, militar em partidos políticos e sindicatos, fomentar movimentos sociais e lutar por seus valores.

Ser cidadão é ter deveres De ser o PRÓPRIO FOMENTADOR da existência dos direitos a todos, ter responsabilidade, cumprir normas etc.

Na realidade o que acontece é que Essas propostas são difíceis de serem efetivadas, pois quem detém o poder, cuida de encaminhar as coisas na “direção que atenda basicamente seus interesses”

Se houver prática da reinvidicação ! Só existe cidadania Se houver prática da reinvidicação !

Neste sentido A prática da cidadania pode ser a estratégia para a construção de uma sociedade melhor Mas.... O primeiro pressuposto dessa prática é que esteja assegurado o direito de reinvidicar os direitos e que o conhecimento desse se estenda cada vez mais a toda a população

O problema é que... A maioria das pessoas tendem a pensar a cidadania apenas em termos de direitos a receber esquecendo que elas também podem ser agentes da existência desses mesmos direitos. ex. se existe algum tipo de problema no seu bairro, ficam esperando que a solução velha espontaneamente!

Ou seja Neste caso para que haja cidadania é necessário que todos se mobilizem e busquem uma solução capaz de resolver os problemas em vários níveis.. Pessoal, comunitário, governamental etc...

Direitos civis Dizem respeito basicamente ao direito de se dispor do próprio corpo, locomoção, segurança, etc Parece óbvio? Mas não é!

Direitos civis Dizem respeito basicamente ao direito de se dispor do próprio corpo, locomoção, segurança, etc Parece óbvio? Mas não é!

Direitos sociais Dizem respeito ao atendimento das necessidades humanas básicas. Para facilitar vai a dica: são todos aqueles que devem repor a força de trabalho, sustentando o corpo humano: alimentação, habitação, saúde, educação etc

Direitos políticos Dizem respeito ao à deliberação do homem sobre a vida, ou seja ao direito de ter livre expressão de pensamento e prática política, religiosa etc. Neste ponto os direitos políticos relacionam-se à convivência com outros homens em organismos de representação seja na forma direta ou indiretamente

Você consegue visualizar ações que vão contra a cidadania? E aí Você consegue visualizar ações que vão contra a cidadania?