e-Learning Perspectivas e Tendências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Facilitar o e-Commerce Programas de Marketing
Advertisements

Porque optar por ReadyGo?
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
‘ Por que estudar sistemas de informação?
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Actividades do Formador
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Estrutura e modelos de negócios na Web
Web Course Builder A mais eficaz ferramenta de autoria de e-Learning
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
Empreendimentos em Informática
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Janeiro, Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação.
Conhecimento e Inovação com as TIC.
Atualmente o investimento em soluções digitais é primordial para o crescimento de qualquer empresa. A WebQualité é especialista no atendimento e desenvolvimento.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Gerenciamento de mudanças ao ambiente corporativo
Workshops Empresariais
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Administração de e-Business
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Licenciatura em Informática Content Management Uma visão geral… Suporte: Content Management Using the Rational Unified Process Michael McIntosh - Rational.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Departamento do Ensino Secundário
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
Santarém Março a Julho de 2007
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Evolução da Ferramenta Informática no Apoio à Decisão (Sistemas de Apoio à Decisão) Ricardo Melo Emanuel Pimentel Técnicas de Optimização e Decisão.
Tecnologia da Informação
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Mercados de trabalho e competências profissionais
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Por que estudar sistemas de informação?
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
CURSOS EFA – NS.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Olá muito prazer ! É uma honra para nós saber que existe o seu interesse em contratar nossos serviços, nos próximos slides conhecerá pouco da Mix Soluções,
Estratégia Organizacional
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Chat FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Comunicação e formação síncrona Prof: Nuno Bordalo Pacheco Aluno: Diogo Véstia Mestrado em Educação e Comunicação.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Gabriel Bastos Machado
Aplicações de redes em sistemas de informação
Infra-estrutura da tecnologia de informação
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Formação contínua de professores à distância
Cursos em eLearning Características de um Curso 4 Organização da informação em cada página - por.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Gildo de Almeida Leonel.
EXTRANET Luciano Chede Abad
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

e-Learning Perspectivas e Tendências http://www.readygo-br.com

O que está a acontecer À medida que crescem as aplicações baseadas na Internet empresas e organizações utilizam Intranets como uma plataforma de disponibilização de formação a baixo custo, rápida e eficaz. Source: NUA

O ambiente de trabalho Na medida em que os negócios procuram aperfeiçoar os serviços prestados para manter as suas vantagens competitivas, a formação constitui-se como uma ferramenta poderosa para: Aumentar a produtividade Construir relações mais sólidas com parceiros empresariais Fortalecer imagem de serviço e criar uma ligação preferencial com clientes Transformar o web site num recurso aditivo e de valor para os utilizadores

Desafios à formação Para manter vantagens competitivas as empresas necessitam de assegurar formação em novas tecnologias, tendências e abordagens (métodos, processos, técnicas) As necessidades de formação estão a a crescer e diversificar-se: Novas tecnologias Globalização Novos mercados Legislação e regulação dos Governos As empresas procuram formação que seja, de baixo custo eficaz de fácil acesso

* em média, grandes números Abordagens à Formação * em média, grandes números

O que é e-Learning? e-Learning consiste em formação suportada em Intranet de uma empresa ou organização, numa Extranet de um parceiro tecnológico, ou na Internet Fácil de controlar - gestão e administração centralizadas Custos baixos de implementação e difusão - acessível via Internet ou na Intranet da empresa Permite um simples e fácil acesso aos formandos a partir da sua secretária / do seu posto de trabalho

Ferramentas de Formação, hoje Os sistemas de formação nas empresas Sistemas de software e hardware que alojam cursos e que asseguram a gestão de formação Controlo e acompanhamento do progresso dos formandos Acessíveis através da Intranet da empresa ou de acessos Internet Portais de formação Sites que alojam e permitem acesso a cursos Podem incluir sistemas de gestão de formação Ferramentas Autor Software utilizado para criar cursos de formação a distância

Formas de e-Learning Formação assíncrona (Asynchronous e-Learning) - turmas em modo auto-aprendizagem (Internet, Intranet, ou Extranet) Formação síncrona (Synchronous e-Learning) – apresentações e sessões formativas com presença de tutor que têm lugar em horário/calendário definido (Internet, Intranet, or extranet). Formação com tutor (Instructor led e-Learning ) - em média demora cerca de 90 vezes mais a concluir um curso em modo auto-aprendizagem do que com o acompanhamento de tutor.

O que se pretende do e-Learning Compreender os objectivos, ambiente pedagógico e população alvo Procurar: Qualidade do material pedagógico Facilidade de apresentação Boas práticas pedagógicas Interactividade Apoio complementar e tutoria

O que é Pedagogia? É a arte e a ciência de formar Boas práticas pedagógicas,... Têm em consideração as necessidades dos formandos Fornecem informação nova, actual,… sob uma forma que é fácil de compreender e interiorizar Reforça a aquisição e compreensão de ideias, conceitos e processos através da repetição Tem em consideração que cada formando apresente necessidades diferentes e adere a diferentes estilos preferenciais de aprendizagem - fornece informação sob diferentes formas complementares Baseiam-se em objectos pedagógicos simples e fáceis de utilizar.

Implementando e-Learning Quanto mais complexo o ambiente de formação mais elevados são os custos de exploração e gestão de formação. (aumento de complexidade = aumento de custos) Mesmo redes muito sofisticadas e alargadas podem envolver congestionamento de tráfego - manter as aplicações para a web simples de modo que os formandos não se sintam frustrados ou desanimados. Cursos que podem ser difundidos em mercados alargados envolvem requisitos que permitam a sua utilização em plataformas e ambientes de características diversas (formandos externos dos escritórios da empresa, parceiros e clientes) Os ambientes dos clientes e dos parceiros provavelmente não devem aceitar cursos que exigem plug-ins ou macros.

E se se optar pela concepção com recursos internos? 80% da formação nas empresas é desenvolvida com pessoal interno As empresas e organizações podem optar por: Contratar uma empresa de consultoria para a web para lhe desenvolver cursos em e-Learning Adquirir uma ferramenta de autoria e contratar conceptores e programadores Reciclar os seus formadores (convencional, em sala) para os transformar em autores de formação a distância Adquirir uma ferramenta que os especialistas de conteúdo possam utilizar de modo eficaz na produção de cursos de formação a distância

O que procurar numa ferramenta de autoria Custos - Custos de concepção e desenvolvimento e de implementação e difusão A capacidade dos formadores de utilizarem os recursos que lhe irão ser disponibilizados Curva e tempo de aprendizagem curtos Facilidade e capacidade de transformar material pedagógico existente para e-Learning Pedagogia inerente ao ambiente de aprendizagem Facilidade de implementação e difusão de formação

Conclusões A formação online reduz custos de formação Permite um acesso simples e fácil dos empregados à formação Responde de forma mais exacta a cada necessidade específica de formação (personaliza a formação) Constitui uma forma de enriquecer a actividade dos formadores, de os realizar profissionalmente e de lhes alargar o campo de actuação