DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: JOSÉ MARIA MADEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FCC/ Analista Judiciário do TRT 9ª Região
Advertisements

ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
DIREITO ADMINISTRATIVO
DIREITO ADMINISTRATIVO I I
LICITAÇÃO Lei 8666/93 de 21 de junho de 1993
Atividades e atos administrativos
Licitações e Contratos Emerson César da Silva Gomes
Licitações e Contratos
Apresentador: José Djailson F. de Barros
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS
FREQÜENTES EM PROCEDIMENTOS
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
LICITAÇÃO Elizabete Nunes.
MÓDULO: MODALIDADES DE LICITAÇÃO
Direito Administrativo II Licitações
O que é Pregão?.
VIDEOCONFERÊNCIA SOBRE LICITAÇÃO
CONTRATO ADMINISTRATIVO
Licitação.
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
LICITAÇÃO Procedimentos (Lei 8.666/93).
Direito Administrativo II
LICITAÇÃO – Lei 8666/93 Conceito: É o procedimento administrativo mediante o qual a Adm. Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato.
PREGÃO SAEB/CCL SALVADOR, 18 e 19 DE MARÇO DE 2008
SETOR DE COMPRAS CEART/UDESC
Atividades e atos administrativos
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Liege Gomes Machado de Melo
Licitação: Procedimentos e Passo a Passo
Dispensa e inexigibilidade para contratações na Cultura e no Turismo
Direito Administrativo II Licitações
RDC DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS Lei n , de 5 de agosto de 2011
LICITAÇÕES PÚBLICAS Lei Federal 8666/93 (Lei de Licitações e Contratos Públicos) Lei Estadual n /06 Escopos da Licitação Garantir a Administração.
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
Terceirização de Serviços na Administração Pública.
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Atividades e atos administrativos
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Lei nº 8.666/93.
Conceito de Licitações Públicas
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Noções Jurídicas de Contratos
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
5º semestre – Matutino – A modalidade de licitação é forma específica de conduzir o procedimento licitatório, a partir de critérios definidos.
Direito administrativo
LICITAÇÕES LEI 8.666/93.
LICITAÇÃO -.
Compras/Contratações
FÓRUM BRASILEIRO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E INFRAESTRUTURA Cesar A. Guimarães Pereira RDC: PROCEDIMENTO LICITATÓRIO
Licitação Lei 8.666/93.
PREGÃO ELETRÔNICO: NOÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS
PROFESSOR: JORGE GUSTAVO DE OLIVEIRA DA SILVA. PERGUNTA QUANDO SURGIU A OBRIGAÇÃO DE FAZER LICITAÇÃO?
AULA 06 LICITAÇÃO DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
LICITAÇÃO.
DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: JOSÉ MARIA MADEIRA
DIREITO ADMINISTRATIVO – OAB PROFESSORA ANA MARIA ROMANO
Empresas públicas e sociedades de economia mista 1. Benefícios fiscais: empresas exploradoras de atividade econômica em sentido estrito e em sentido amplo.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
1 O CONTROLE DE CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Assegurar que o objeto contratado seja efetivamente realizado, no tempo e modo devidos, com.
LICITAÇÃO E CONTRATOS ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS Por que licitar?
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
DIREITO ADMINISTRATIVO
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
LICITAÇÃO E CONTRATOS ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS Por que licitar?
Transcrição da apresentação:

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: JOSÉ MARIA MADEIRA PROAB 2012.1 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: JOSÉ MARIA MADEIRA Aula 5

CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS QUANTO À FORMAÇÂO (ORIGEM)

APROVAÇÃO + NOMEAÇÃO do Procurador Geral ATO SIMPLES ATO COMPOSTO ATO COMPLEXO Agentes ou Órgãos 2 atos 1 AGENTE OU ÓRGÃO 2 ou mais AGENTES OU ÓRGÃOS 1 ATO APROVAÇÃO + NOMEAÇÃO do Procurador Geral PORTARIA DO MINISTRO CONVÊNIO E CONSÓRCIO DISPENSA DE LICITAÇÃO

SANATÓRIA / CONVALIDAÇÃO

FORMAS DE MANTER OS EFEITOS CONVENIENTES DE UM ATO ADMINISTRATIVO COM VÍCIO DE LEGALIDADE PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBICO CONVERSÃO SANATÓRIA OU CONVALIDAÇÃO CONFIRMATÓRIA PRESCRIÇÃO QUINQUENAL VÍCIO DE OBJETO

VÍCIO DE COMPETÊNCIA RATIFICAÇÃO VÍCIO DE FORMA REFORMA

LICITAÇÃO E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

COMO O ASSUNTO FOI COBRADO PELA FGV? Sociedades de economia mista federais, exploradoras de atividade econômica, sujeitam-se ao regime próprio das empresas privadas, por força do art. 173 da Constituição Federal. Em assim sendo, elas não podem (A) ser obrigadas a licitar para vender a terceiros os produtos e serviços de suas atividades normais; (B) ter seus atos fiscalizados pelo Congresso Nacional; (C) ser sujeitos passivos de ação popular; (D) submeter, seus empregados, à vedação constitucional de acumulação de cargos e empregos; (E) ser obrigadas a realizar concurso público para contratar seus empregados.

ASSINATURA E PUBLICAÇÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO CONTRATAÇÃO DESISTÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DESITÊNCIA DO ADJUDICATÁRIO ASSINATURA E PUBLICAÇÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO

ADJUDICATÁRIO SÓ POSSUI EXPECTATIVA DE DIREITO AO CONTRATO CONTRATAÇÃO ADJUDICATÁRIO SÓ POSSUI EXPECTATIVA DE DIREITO AO CONTRATO DESISTÊNCIA DO CONTRATO ANULAÇÃO INADIMPLEMENTO TOTAL art. 81 da Lei 8666/93 SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

HABILITAÇÃO

COMO O ASSUNTO FOI COBRADO PELA FGV   (OAB/FGV) No âmbito do processo de licitação, o licitante somente pode desistir da proposta, sem necessidade de justificativas, até a conclusão da seguinte fase: a) julgamento b) habilitação c) classificação d) homologação e) adjudicação

JULGAMENTO DAS PROPOSTAS COMO O ASSUNTO FOI COBRADO PELA OAB?   Em um procedimento de licitação, licitante habilitada apre­senta sua proposta comercial com o seguinte preço: "50% a menos do que o de menor preço apresentado por qualquer licitante". A Comissão de Licitação deve a) classificar a proposta, desde que o edital permita preço baseado nas ofertas das demais licitantes. b) classificar a proposta, visto que se trata da proposta mais vantajosa para a Admi­nistração Pública. c) inabilitar a licitante, por ter apresentado preço inexequível. d) desclassificar a proposta, por ferir os princípios da legalidade e da vinculação ao instrumento convocatório.

REVOGAÇÃO - COMO O ASSUNTO FOI COBRADO PELA FGV?   Homologado o resultado da licitação: a Administração não pode deixar de realizar o contrato com o licitante vencedor; a Administração pode deixar de realizar o contrato havendo interesse público, caso em que pode revogar a licitação sem indenização ao licitante; a Administração pode anular a licitação desde que haja interesse público; a Administração pode deixar de realizar o contrato havendo interesse público superveniente, caso em que pode revogar a licitação.

MODALIDADES . COMO O ASSUNTO FOI COBRADO PELA OAB? Determinado órgão público federal ligado à cultura pretende atribuir prêmio e ofertar remuneração a trabalho artístico, predominantemente de criação intelectual. Para a escolha do melhor trabalho, o administrador deverá realizar a modalidade de licitação caracterizada como: a) leilão; b) tomada de preços; c) convite; d) concurso e) pregão.

MODALIDADES. COMO O ASSUNTO FOI COBRADO NA PROVA DA OAB? Na licitação realizada na modalidade pregão, é inviável a opção pelo tipo técnica e preço. Essa afirmação é: a) correta; b) errada, pois o pregão não é uma modalidade de licitação e sim uma espécie de tomada de preços; c) errada, pois o pregão não é uma modalidade licitatória e sim uma espécie de leilão; d) errada, pois a opção pelo tipo técnica e preço é viável sempre que se tratar de pregão para a contratação de serviços de natureza predominantemente intelectual.

AFASTAMENTO DA LICITAÇÃO

EXCEÇÃO A REGRA DA LICITAÇÃO OBRIGATÓRIA LICITAÇÃO DISPENSADA art. 17 da Lei 8666/93 DISPENSÁVEL art. 24 da UTILIZAÇÃO FACULTATIVA ROL LEGAL TAXATIVO INEXIGÍVEL art. 25 da EXEMPLIFICATIVO

COMO O ASSUNTO FOI COBRADO PELA FGV? Em uma licitação, regida pela Lei 8.666/93, da qual participavam as empresas A, B e C, as empresas A e B foram inabilitadas e a empresa C foi desclassificada por vício em sua proposta comercial. Nessa situação, a Admi­nistração: a) deverá considerar a licitação fracassada, revogando-a. b) poderá conceder prazo para que a empresa C sane os vícios de sua proposta, bene­fício esse não extensível às empresas A e B. c) deverá considerar a licitação fracassada, não sendo o caso de revogação ou de anulação. d) deverá considerar a licitação fracassada, anulando-a e) poderá conceder prazo para que a empresa C sane os vícios de sua proposta e para que as empresas A e B sanem os vícios de seus documentos de habilitação