O GERENTE EQUALIZADOR ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO O GERENTE EQUALIZADOR ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO Prof. Bianor Scelza Cavalcanti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Permanente como estratégia de gestão
Advertisements

Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Projetos de Aprendizagem
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O ambiente organizacional
Qualidade de vida no Trabalho
Administração de Conflitos e Negociação
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Educação profissional:
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Gestão do Conhecimento na CAIXA Estratégias e Ferramentas
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
PLANEJAMENTO ORIENTADO À GESTÃO EMPREENDEDORA
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Disciplina: Prática Profissional II
Processo Praxis – Fase de Concepção
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Boa Tarde!. Desenvolvendo Talentos Desenvolvendo Talentos Gertrudes Stanislauki
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Novos instrumentos de gestão para a profissionalização da Administração Pública A avaliação do desempenho Miguel Nuno Rodrigues.
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
DESENHO DA PESQUISA - exemplo
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane.
AS 10 LINHAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO
Strategy Business Game
1. 2 ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 3 CELSO ABREU DE ARAUJO Administração - FACIG MBA Gestão Empresarial - FGV Mestrado Adm. Empresas - UDELMAR Telefone:
O profissional da gestão escolar e suas implicações
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Softwares Educacionais – Cód
Utilização da avaliação em situ(ação) em tempos de turbulência Beth Moreira Rio de Janeiro- Dezembro de 2012.
Educação permanente Prof Rodrigo Bueno.
REVISÃO GERAL ADMINISTRAÇÃO Prof° Demetrius Alexandre FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1.O QUE É ADMINISTRAÇÃO? 2.As empresas.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Segurança da Informação
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Fundamentos da Administração Pública
A Administração e suas perspectivas
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER.
O ambiente organizacional
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Introdução à Administração Análise Ambiental
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
PROJETOS SOCIAIS # Projeto é uma ação humana que se pensa e se realiza no presente para buscar o futuro tal qual se deseja viver. Projeto Social é ação.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Transcrição da apresentação:

O GERENTE EQUALIZADOR ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO O GERENTE EQUALIZADOR ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO Prof. Bianor Scelza Cavalcanti El gerente ecualizador: estratégias de gestión para el sector público. Buenos Aires: Proyecto de Modernización del Estado, Jefatura de Gabinete de Ministros, (2007). Le Leadership dans les Organisations Publiques au Brésil. Québec: Les Presses de L’Université Laval. Rio de Janeiro: Editora FGV, (2009).

Questões Centrais  Relevância de entender melhor a ação das pessoas e dentre elas dos administradores, em contextos nos quais estruturas e processos formais mais burocratizados “competem” com a dinâmica dos acontecimentos e com a fluência dos processos re-construtivos da dinâmica social nas organizações.

Questões Centrais  Por que há gerentes que passam pelo setor público deixando um rastro de realizações, enquanto outros se sentem restringidos pelas estruturas e controles inflexíveis, justificando assim, resultados organizacionais medíocres?  Que estratégias adotam uns e outros?  Como lidam com as pessoas, estruturas e processos formais existentes?

Questões Centrais  Em nenhum momento - dirigente público brasileiro e suas equipes - contam com o apoio de modelagem organizacional, das estruturas e mecanismos de gestão formais que atenda ao requisito da “congruência”.  Esta constatação justifica micro-análises - enfoques mais subjetivistas - guiados por uma visão interpretativa da ação humana.

Modelo Conceitual

Adequação do Modelo Organizacional à Situação SITUAÇÃO (TAREFA E RELAÇÕES AMBIENTAIS) MODELO ORGANIZACIONAL CERTEZA, ESTABILIDADE, PREVISIBILIDADE INCERTEZA, INSTABILIDADE IMPREVISIBILIDADE MECANICISTAADEQUAÇÃORIGIDEZ ORGÂNICOLAISSEZ-FAIREADEQUAÇÃO

Questões Centrais  Weick - o modelar substitui a modelagem - o processo de modelagem é entendido como mais fragmentado e compartilhado.  Um processo onde a interação social constrói e reconstrói o significado de estruturas sempre precárias.  Como “sancionam” novos ambientes, estruturas e processos?

Questões Centrais  Como ampliam e modificam mapas cognitivos gerando novas interpretações da realidade com seus colaboradores?  Como negociam interpretações concorrentes da realidade? Como “improvisam” na construção e reconstrução de realidades?  Que conhecimentos, nesta linha, são transmissíveis em programas de formação e capacitação de administradores?

Estratégias de Ação  Das estórias contadas pelos dirigentes - foram catalogadas oito estratégias de ação: 1. Compartilhando quadros de referência; 2. Explorando os limites formais; 3. Fazendo o jogo da burocracia; 4. Induzindo a inclusão dos outros; 5. Promovendo a coesão interna; 6. Criando escudos contra transgressão; 7. Superando restrições internas; 8. Deixando as estruturas “florescerem”.

Estratégia de Gestão 1: Compartilhando Quadros de Referência 1/2

Estratégia de Gestão 1: Compartilhando Quadros de Referência (continuação) 2/2

Estratégia de Gestão 2: Explorando os Limites da Formalidade 1/1

Estratégia de Gestão 3: Fazendo o Jogo da Burocracia 1/2

Estratégia de Gestão 3: Fazendo o Jogo da Burocracia (continuação) 2/2

Estratégia de Gestão 4: Induzindo o Envolvimento dos Outros 1/2

Estratégia de Gestão 4: Induzindo o Envolvimento dos Outros (continuação) 2/2

Estratégia de Gestão 5: Promovendo a Coesão Interna 1/4

Estratégia de Gestão 5: Promovendo a Coesão Interna (continuação) 2/4

Estratégia de Gestão 5: Promovendo a Coesão Interna (continuação) 3/4

Estratégia de Gestão 5: Promovendo a Coesão Interna (continuação) 4/4

Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões 1/6

Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 2/6

Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 3/6

Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 4/6

Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 5/6

Estratégia de Gestão 6: Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 6/6

Estratégia de Gestão 7: Superando Restrições Internas 1/1

Estratégia de Gestão 8: Deixando as Estruturas “Florescerem” 1/1

Contatos – Prof. Bianor Scelza Cavalcanti Telefones: (21) e

Obrigado! Prof. Bianor Scelza Cavalcanti