Habilidades e competências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
CURRÍCULO EM FOCO.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Professor Auxiliar.
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Plano de Ensino Plano de aula
PEDAGOGIA DE PROJETOS! Edméa Oliveira dos Santos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Competências na Educação para a Hospitalidade
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Laboratório de Ensino de Química 1
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Construindo uma identidade profissional
Docente: Paula Reis de Miranda.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
Dez novas competências para Ensinar
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Competências e Habilidades
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Reunião coletiva com fundamental II e médio " É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento.
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Plano de Ensino Plano de aula
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
ISRAEL MATTÉ O objetivo da escola não deve ser passar conteúdos, mas preparar todos para a vida em uma sociedade moderna.
Formação continuada ANO 2015
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Habilidades e competências PLANEJAMENTO Habilidades e competências ATP – Nilson D. B. da Cunha OP – Andrea C. O. Ferreira PO – Cristiane F. S. G. Mota

Pauta Boas-vindas Leitura – “O sábio e o barqueiro” Apresentação de slides Café Atividade Socialização

Objetivo Construir referencial teórico que oriente o professor em sua prática para preparar suas aulas com foco em habilidades e competências.

Professor O conteúdo específico deve ser ministrado como meio para o desenvolvimento de habilidades.

Como fazer isso? “Partir sempre das competências e habilidades para selecionar o conteúdo curricular. Uma mesma habilidade pode estar ancorada em vários conteúdos, é o caso de ler e interpretar tabelas e gráficos que poderá ser desenvolvida em geografia, matemática, ciências.” (1)

Trabalhar a partir dos erros e obstáculos apresentados pelos alunos; Selecionar e organizar situações de aprendizagem a partir de sequências didáticas ou projetos.

“O que é isto de habilidades que estão falando na minha escola. [ “O que é isto de habilidades que estão falando na minha escola? [...] Ah, são aqueles verbinhos (analisar, aplicar, relacionar, comparar...) que a gente coloca nas reuniões de início de ano na frente dos objetivos de ensino? Já aprendi a fazer isto faz tempo!” (2)

HABILIDADES Dicionário Global de Silveira Bueno: 1- Qualidade de hábil. 2- Capacidade, aptidão em executar determinada coisa. Em educação é saber fazer algo e está relacionado a conteúdos comportamentais físicos ou mentais. (3)

COMPETÊNCIAS Dicionário Global de Silveira Bueno: 1- Faculdade de apreciar e julgar uma questão. Em educação é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos - como saberes, habilidades e informações - para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.

O que são competências e habilidades Competência é um conjunto de: CONHECIMENTO: saberes. ( conteúdos conceituais) HABILIDADES: saber fazer relacionado a prática do trabalho mental. (conteúdos procedimentais) ATITUDES: saber ser relacionados a aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação. (conteúdos atitudinais)

AS COMPETÊNCIAS ARTICULAM: CONHECIMENTOS PROCEDIMENTOS HABILIDADES VALORES ATITUDES Os alunos desenvolvem habilidades através dos conteúdos, exercitando essas habilidades adquirem competências.

Referências bibliográficas: 1- DALLAN, Ermelinda Maura Chezzi (consultora da Revista Nova Escola). 2- GARCIA, Lenise Aparecida Martins. 3- MORETTO, Vasco P. 4- PERRENOUD, Philipe.