Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Habilidades Motoras Característica do existência humana
Advertisements

Organização Curricular da Escola
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
Teoria do Circuito Fechado
Medidas de Erro AE CE VE E
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL
Avaliação Psicomotora
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
CURRÍCULO NUCLEAR Alessandra Rogério; Carla Ronda; Valéria Hong; Célia Fernandes; Lisia Kiehi; Adalberto Silva; Mateus Laterza; Fernanda Maluf.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Metodologia do Trabalho Científico
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física
Curso de Docência Universitária
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos Educação Física – Licenciatura e Bacharelado Laboratório de Produção de Texto.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Fundamentos de Metodologia
Teorias da Aprendizagem
Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG com. br www
Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)
DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
PSICOMOTRICIDADE.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
Metodologia da Pesquisa Científica
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
CEAP Prof.ª Erika Figueira
Fase de movimentos especializados
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Laboratório de desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e de equipes.
Plasticidade Cerebral
Apresentação da Disciplina
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Plano de Ensino AHP 2011.
Professor: José Medina
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Competências Profissionais
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
P SICOLOGIA DO D ESENVOLVIMENTO V IDA A DULTA E ENVELHECIMENTO Profa. Juliana Tonizza Puglia Santos.
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

1. ENCONTRO Apresentação da disciplina: objetivos, conteúdos, avaliações, bibliografia. AVALIAÇÃO:  PROVA (Fevereiro) Prova Escrita + Exercícios (10,0)  PROVA (Março) Prova Escrita + Exercícios (20,0)  PROVA (Abril) Seminário (20,0)  PROVA (Maio) Prova Escrita + Exercícios (20,0)  PROVA (Junho) Prova Escrita (30,0)

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA Programação/Conteúdo Programático Desenvolvimento e Aprendizagem motora com sub-áreas de estudo do movimento humano e da Educação Física; Definição do estudo do desenvolvimento motor: os conceitos de movimento e de mudança no comportamento motor; Perspectivas teóricas no estudo do desenvolvimento motor; Seqüência de desenvolvimento motor: modelos e questões; Conceitos de desenvolvimento motor e suas implicações para a Educação Física; Fatores que afetam o desenvolvimento motor; Aplicações e implicações pedagógicas do desenvolvimento motor; Teoria de circuito fechado x circuito aberto; Teoria de esquemas e variabilidade de prática; Teoria hierárquica de programação motora; O processo de aquisição de habilidades motoras; conhecimento de resultados e feedback; Interferência contextual, retenção e transferência.

Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 2. ENCONTRO) Tema da aula: Terminologias, Conceituação, Pesquisas do movimento humano.

DEFINIÇÕES Aprendizado – processo interno que produz alterações consistentes no comportamento individual em decorrência da interação da experiência, da educação e do treinamento com processos biológicos. Desenvolvimento Humano - o processo que se refere à estabilidade e mudanças nas características biopsicológicas dos seres humanos durante o curso de suas vidas e através de gerações”(p. 995) Bronfenbrenner e Morris (1998). Desenvolvimento Motor – alteração contínua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida provocadas pelo ambiente, individualidade biológica e pelas peculariedades da mecânicas da tarefa.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA

ORIGEM DOS PESQUISADORES ÁREA DE ATUAÇÃO (1988 - 2004)

ORIGEM DO PRIMEIRO AUTOR 1994 - 2003 CATUZZO, BASSO, WALTER, PAROLI, SILVA, TANI, 2004

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA IES UF CONCEITO M D F CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA UCB/RJ RJ 3 - CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA UNIVERSO CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE UNESP/RC SP 5 CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO UFMG MG CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO UFRGS RS 4 UDESC SC EDUCAÇÃO FÍSICA UNB DF UCB UFES ES UFV UFPR PR UEL UGF UFPEL UFSC USP UNICAMP UNIMEP USJT UNICSUL Mestrados/Doutorados Reconhecidos M - Mestrado Acadêmico, D - Doutorado, F - pós-doutorado

ONDE E QUEM ESTUDA O DESVOLVIMENTO MOTOR? No Brasil - Rui Krebs (UDESC), Go Tani (USP), Nádia Valentine (UFRS) , Fernando Coppete (UFSC), Ana Peleguine (UNESP). Internacional - David Gallahue (Indiana University), Carl Gabbad (Texas A&M University), Dale Urich (Michigan University), Hellen Eckert.

COMO PODE SER PESQUISADO O DESENVOLVIMENTO MOTOR ? MÉTODO LONGITUDINAL - ideal e o único real. MÉTODO TRANSVERSAL - pessoas diferentes, representando cada idade. MÉTODO LONGITUDINAL MISTO - combina os aspectos. DOIS TIPOS DE OBSERVAÇÃO. PROCESSO - descreve as fases desenvolvimento das habilidades motoras . PRODUTO - analisa as necessidades biológicas, ambientais, ocupacionais que influenciam as habilidades motoras e o desempenho motor. FOCO DAS OBSERVAÇÃO. TEORIAS - Idéias gerais que explicam desenvolvimento humano. MODELOS - esquemas que escrevem o desenvolvimento das fases motoras .

Vias de condução de informação

Plasticidade Neural

Plasticidade Neural

Ler os artigos para avaliação. A INFLUÊNCIA DE FATORES AMBIENTAIS NO DESEMPENHO MOTOR E SOCIAL DE CRIANÇAS DA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR (AFFORDANCES) EM AMBIENTES DOMÉSTICOS NO CEARÁ – BRASIL TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR NA LITERATURA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. A TEORIA DOS ESTÁGIOS APLICADA AOS ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR: UMA REVISÃO (Inara Marques)

Obrigado!