Terapia do autismo Contribuições da noção da atuação conjunta e da atenção compartilhada. MIGUEL HIGUERA CANCINO dynamiscapacita@gmail.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Advertisements

Comunicação e Animação de Grupos
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Matemática para todos Educação Básica
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
1.Consciência (Chalmers,1997)
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
TEACCH Treatment and Education of Autistic Children and Related Communication Handicapps (Tratamento e Educação de Crianças com autismo e patologias da.
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
Pederneiras- São Paulo
Rotina na Alfabetização:
O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA Reflexões para a educação infantil.
Searle, John. Consciência e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes 2010
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Habilidad lingüística comunicativa
Autismo: Orientação Familiar
Funções COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS NO AUTISMO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Isabel Cardoso Pinto, 2010.
Plano Individual de Intervenção para a Criança com Autismo
Aprendizado depende de:
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Características da criança: perspectivas teóricas
O que é ensinar história?
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
ASPECTOS CENTRAIS DA INTEGRAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
e o comportamento verbal
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Comportamento Verbal e Linguagem
Inteligência Emocional
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Terapia analítico-comportamental infantil
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Etapas de uma sequência didática
TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Perturbações.
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Semântica e Pragmática – 1/2012 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Professora: Janine Fernandes
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Coordenadora: Eliana Magalhães
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Escola : COOPEN Aluno : Gabriel Série : 5° ano
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Comportamento de Indisciplina
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Música, Neurociência e Desenvolvimento Humano (Mauro Muszkat)
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Terapia do autismo Contribuições da noção da atuação conjunta e da atenção compartilhada. MIGUEL HIGUERA CANCINO dynamiscapacita@gmail.com

PCB/SIMBOLIZAÇAO MECANISMOS DE AÇAO CONJUNTA ASSOCIAÇAO MULTIMODAL PATRONES DE CASTIGO E RECOMPENSA NEURONIOS EM ESPELHO TEORIA DA MENTE EMPATIA

INTENÇÃO COMUNICATIVA ACOPLAMENTO CORPORAL FORMATOS DE AÇÃO ATENÇÃO CONJUNTA INTENÇÃO COMUNICATIVA ORIENTAÇÃO SOCIAL

COMPREENSÃO E EXPRESÃO DE EMOÇÕES OLHAR CONJUNTO REFERENÇA CONJUNTA APONTAR USO SOCIAL DE OBJETOS ATENÇÃO FOCALIZADA SIMBOLIZAÇAO MEMORIA PROCEDURAL INTER EMOTIVIDADE INTER SUBJETIVIDADE RECIPROCIDADE EMPATÍA JOGO DE FAZ CONTA TURNOS ROLES COMPREENSÃO E EXPRESÃO DE EMOÇÕES AÇÃO CONJUNTA COGNIÇÃO PRAGMÁTICA

Atuação Conjunta Atenção Compartilhada Compreensão do ato de apontar Referencia conjunta Apontar Seguimento de objetos e pessoas Manutenção de contato visual Olhar Conjunto Atenção Compartilhada

Compartilhar intenção comunicativa APONTAR expressão compreensão Compartilhar intenção comunicativa

Contato e seguimento visual Formatos: GUARDAR RECEBER COLOCAR DEIXAR TIRAR PEGAR ENTREGAR apontar

Gestos comunicativos icônicos Iguais a o referente representado Claros e concretos dêiticos Mostram objeto e posicionamento Concretos e situados simbólicos Precisam de simbolização Arbitrários e consensuais

Exemplos de gestos Icônicos Dêiticos Simbólicos Comer uma maça Se pentear Escobar os dentes Dormir Comer Botar os sapatos Silencio Parar Apontar ao objeto que se pede Apontar uma cadeira para a mai se sentar Tocar a mesa para deixar um copo Tocar a quem deve seguir na brincadeira Esperar Depois Linguagem de senas Pensar Agora! Terminar

Gestos e Fala Neurologia Áreas próximas Efeito facilitador Cognição Representação mais possível Compreensão social e não verbal

Atenção compartilhada Apontar Compreensão das intenções Atuação Conjunta Atenção compartilhada Apontar Compreensão das intenções Compartilhar emoções Imitação de ações Imitação de gestos Imitação vocal Imitação verbal

Comunicação e processos cognitivos Atenção compartilhada Atuação conjunta Atenção Focalizada Atenção sustenido Filtro de atenção Memória operativa Memória procedural Memória sensorial Motivação de competência Sistemas de premio-castigo Motivação intrínseca

Desenvolvimento comunicativo MODELO ACME (HIGUERA 2010) Ação conjunta Modulação emocional Desenvolvimento comunicativo Cognitivo e social

CARATERISTICAS BASICAS SISTEMATICIDAD ASIMETRIA SENTIDO DE ORGANIZACIÓN FUNCIONALIDAD EMOCIONALIDAD COMPARTIDA RECIPROCIDAD

Olhar Contato Manutenção Seguimento

Manutenção da atividade Ação conjunta Formatos de ação Manutenção da atividade Turnos Roles Alternância reciprocidade Atenção focalizada Atenção dividida Atenção alternante Memória procedural Memória visual Memória verbal Uso social recíproco de objetos Intenção comunicativa Apontar compreensiva e expressivamente Imitação Compreensão de gestos e intenções alheias

DESENVOLVER HABILIDADES E PROCESSOS COGNITIVOS BASICOS ATENÇÃO DIVIDIDA MÚLTIPLE ALTERNANTE FOCALIZADA FILTRO MANTENIDA

MEMORIA EPISÓDICA/PROCEDURAL OPERATIVA VISUAL OPERATIVA VERBAL

19

INTENÇÃO COMUNICATIVA 20

APONTAR MOSTRAR ESCOLHER PEDIR

22

SABOTAJE 23

Focalizar objeto Seguimento visual Procurar objeto Pedir objeto compartilhar

Alternar turnos Alternar roles Uso social recíproco Compreensão Imitação

Intenção comunicativa compartida Incremento de tempo de ação conjunta Incremento de objetos e ações compartilhadas e compreendidas Construção de rotinas

DESENVOLVIMENTO PCB PAREAR AGRUPAR ORGANIZAR

“ARRUMAR” COISAS NO COTIDIANO: ORGANIZAR: Actividades simples GESTO-OBJETO-LAMINA PALABRA-O-G-L LÁMINA-LÁMINA LÁMINA-OBJ OBJ-OBJ PAREO: AGRUPAR: FORMAS AMBIENTE SITUAÇÃO CLASE CORES PESSOA “ARRUMAR” COISAS NO COTIDIANO: ORGANIZAR: CD,MATERIAIS DA ESCOLA, ETC. ROUPAS ,LIVROS,

Experiência observação Imitação Ensino e cultura

Interação linguística e social Manipulação objetos Formatos Atuação conjunta Atenção conjunta Interação linguística e social

OBRIGADO!!!!