Terapia do autismo Contribuições da noção da atuação conjunta e da atenção compartilhada. MIGUEL HIGUERA CANCINO dynamiscapacita@gmail.com
PCB/SIMBOLIZAÇAO MECANISMOS DE AÇAO CONJUNTA ASSOCIAÇAO MULTIMODAL PATRONES DE CASTIGO E RECOMPENSA NEURONIOS EM ESPELHO TEORIA DA MENTE EMPATIA
INTENÇÃO COMUNICATIVA ACOPLAMENTO CORPORAL FORMATOS DE AÇÃO ATENÇÃO CONJUNTA INTENÇÃO COMUNICATIVA ORIENTAÇÃO SOCIAL
COMPREENSÃO E EXPRESÃO DE EMOÇÕES OLHAR CONJUNTO REFERENÇA CONJUNTA APONTAR USO SOCIAL DE OBJETOS ATENÇÃO FOCALIZADA SIMBOLIZAÇAO MEMORIA PROCEDURAL INTER EMOTIVIDADE INTER SUBJETIVIDADE RECIPROCIDADE EMPATÍA JOGO DE FAZ CONTA TURNOS ROLES COMPREENSÃO E EXPRESÃO DE EMOÇÕES AÇÃO CONJUNTA COGNIÇÃO PRAGMÁTICA
Atuação Conjunta Atenção Compartilhada Compreensão do ato de apontar Referencia conjunta Apontar Seguimento de objetos e pessoas Manutenção de contato visual Olhar Conjunto Atenção Compartilhada
Compartilhar intenção comunicativa APONTAR expressão compreensão Compartilhar intenção comunicativa
Contato e seguimento visual Formatos: GUARDAR RECEBER COLOCAR DEIXAR TIRAR PEGAR ENTREGAR apontar
Gestos comunicativos icônicos Iguais a o referente representado Claros e concretos dêiticos Mostram objeto e posicionamento Concretos e situados simbólicos Precisam de simbolização Arbitrários e consensuais
Exemplos de gestos Icônicos Dêiticos Simbólicos Comer uma maça Se pentear Escobar os dentes Dormir Comer Botar os sapatos Silencio Parar Apontar ao objeto que se pede Apontar uma cadeira para a mai se sentar Tocar a mesa para deixar um copo Tocar a quem deve seguir na brincadeira Esperar Depois Linguagem de senas Pensar Agora! Terminar
Gestos e Fala Neurologia Áreas próximas Efeito facilitador Cognição Representação mais possível Compreensão social e não verbal
Atenção compartilhada Apontar Compreensão das intenções Atuação Conjunta Atenção compartilhada Apontar Compreensão das intenções Compartilhar emoções Imitação de ações Imitação de gestos Imitação vocal Imitação verbal
Comunicação e processos cognitivos Atenção compartilhada Atuação conjunta Atenção Focalizada Atenção sustenido Filtro de atenção Memória operativa Memória procedural Memória sensorial Motivação de competência Sistemas de premio-castigo Motivação intrínseca
Desenvolvimento comunicativo MODELO ACME (HIGUERA 2010) Ação conjunta Modulação emocional Desenvolvimento comunicativo Cognitivo e social
CARATERISTICAS BASICAS SISTEMATICIDAD ASIMETRIA SENTIDO DE ORGANIZACIÓN FUNCIONALIDAD EMOCIONALIDAD COMPARTIDA RECIPROCIDAD
Olhar Contato Manutenção Seguimento
Manutenção da atividade Ação conjunta Formatos de ação Manutenção da atividade Turnos Roles Alternância reciprocidade Atenção focalizada Atenção dividida Atenção alternante Memória procedural Memória visual Memória verbal Uso social recíproco de objetos Intenção comunicativa Apontar compreensiva e expressivamente Imitação Compreensão de gestos e intenções alheias
DESENVOLVER HABILIDADES E PROCESSOS COGNITIVOS BASICOS ATENÇÃO DIVIDIDA MÚLTIPLE ALTERNANTE FOCALIZADA FILTRO MANTENIDA
MEMORIA EPISÓDICA/PROCEDURAL OPERATIVA VISUAL OPERATIVA VERBAL
19
INTENÇÃO COMUNICATIVA 20
APONTAR MOSTRAR ESCOLHER PEDIR
22
SABOTAJE 23
Focalizar objeto Seguimento visual Procurar objeto Pedir objeto compartilhar
Alternar turnos Alternar roles Uso social recíproco Compreensão Imitação
Intenção comunicativa compartida Incremento de tempo de ação conjunta Incremento de objetos e ações compartilhadas e compreendidas Construção de rotinas
DESENVOLVIMENTO PCB PAREAR AGRUPAR ORGANIZAR
“ARRUMAR” COISAS NO COTIDIANO: ORGANIZAR: Actividades simples GESTO-OBJETO-LAMINA PALABRA-O-G-L LÁMINA-LÁMINA LÁMINA-OBJ OBJ-OBJ PAREO: AGRUPAR: FORMAS AMBIENTE SITUAÇÃO CLASE CORES PESSOA “ARRUMAR” COISAS NO COTIDIANO: ORGANIZAR: CD,MATERIAIS DA ESCOLA, ETC. ROUPAS ,LIVROS,
Experiência observação Imitação Ensino e cultura
Interação linguística e social Manipulação objetos Formatos Atuação conjunta Atenção conjunta Interação linguística e social
OBRIGADO!!!!