TUTELA Jurisdicional Direito do consumidor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
. AÇÃO CIVIL EX DELICTO.
Advertisements

Direito Processual Penal I
UNIDADE VI – AÇÃO CIVIL “ex delicto”.
Direito Processual Civil: Execução Cumprimento de Sentença
LIQUIDAÇÃO.
DIREITOS INDIVIDUAIS, DIFUSOS E COLETIVOS
Objeto e legitimação ativa
MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
Profa. Grasiele A.F. Nascimento
Ponto 5: COISA JULGADA Tgp2 UnB Prof. Vallisney
Aula 5 – Obrigações de não fazer Obrigações alternativas Obrigações divisíveis e indivisíveis Prof. Alexandre Guerra.
Aula 4 – Obrigações de dar coisa incerta Obrigações de fazer Obrigações de não fazer Prof. Alexandre Guerra.
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
“Capacitação em Atendimento e Atermação”
Coisa julgada coletiva.
Execução das obrigações de dar coisa
Execução das obrigações de dar coisa
Execução das obrigações de fazer e não fazer
Execução das Obrigações de fazer e não fazer
Execução das Obrigações de fazer e não fazer
REVISÃO AVALIAÇÃO A1 ORIGEM DOS JUIZADOS ESPECIAIS BINÔMIO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
Litisconsórcio Art. 46s do CPC.
Intervenção de terceiros
AÇÃO POPULAR.
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
I - PROCESSO CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a.
DO LISTISCONSÓRCIO E DA ASSISTÊNCIA
Execução das obrigações de dar coisa certa
Interesses Difusos e Coletivos – 2009
Defesa do consumidor em juízo
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
Ponto 1: PROCESSO EMENTA: Meios de Solução de Conflitos. Conceito e aspectos do Processo. Pressupostos (existência e validade). Classificação: cognitivo,
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6º semestre Professor: MILTON CORREA FILHO TEMA: A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS A intervenção.
Os institutos do direito processual coletivo
Direito das Relações de Consumo e Direito Ambiental Aula 1 DCD
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
EXECUÇÃO DAS OBRIGAÇÕES DE FAZER FUNDADA EM TÍTULO JUDICIAL
AÇÃO CIVIL EX-DELICT.
MODALIDADES DE EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR COISA
PARTES Arts. 7º a 45, CPc.
Juizado Especial Cível
1. Ponto 4.1: Litisconsórcio
EXECUÇÃO PARA ENTREGA DE COISA
PROCESSO ADMINISTRATIVO
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
Regulado → Capítulo VII – Título I – Livro IV - CPC Arts. 941 ao 945. regulado → Capítulo VII – Título I – Livro IV - CPC Arts. 941 ao 945. Lei nº /2001.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
A defesa dos interesses gerais
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Código de Defesa do Consumidor
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2010 Medidas Cautelares e Liminares. Tutelas de Urgência. Antecipação de Tutela e Tutela Inibitória. Prof.: Fábio Augusto Branda.
Profa. Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Limitações à concessão de antecipação de tutela e liminares em face da Fazenda Pública.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL COLETIVO
AULA 03 – PROCESSO CIVIL Capacidade Postulatória Encontra-se intimamente ligada à aptidão de realizar os atos do processo de maneira eficaz. (Art. 36 CPC)
Professora Larissa Pochmann
1 Prof. André Kersul AULA Das Partes Partes Reclamante. Capacidade processual, litisconsórcio. Representação. Assistência Reclamado.
Procedimento e coisa julgada
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
Direito Processual Civil V Aula – Prof. Luiz Henrique Borges Varella.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
Transcrição da apresentação:

TUTELA Jurisdicional Direito do consumidor

TUTELA INDIVIDUAL Defesa de interesses e direitos do consumidor Estendida à vítima de acidente de consumo Legitimação originária regulada pelo CPC Art. 83 – cabimento de todas as espécies de ações Art. 101 – Foro é o domicílio do autor Art. 102 – Chamamento ao processo de seguradora

TUTELA coletiva Lei 7347/85 – Lei da ação cível pública CDC – Ação cível coletiva

CAPACIDA POSTULATÓRIA I - Ministério Público. II - União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal. III - órgãos estatais  especificamente destinados à defesa do consumidor. IV - as associações de defesa do consumidor legalmente constituídas há pelo menos um ano, dispensada a autorização assemblear.

INTERESSES TUTELADOS I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza indivisível de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base; III - interesses ou direitos individuais homogêneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum.

PROVIMENTOS ANTECIPATÓRIOS TUTELA ESPECÍFICA DA OBRIGAÇÃO OU DETERMINARÁ PROVIDÊNCIAS QUE ASSEGUREM O RESULTADO PRÁTICO EQUIVALENTE AO DO ADIMPLEMENTO CONVERSÃO DA OBRIGAÇÃO EM PERDAS E DANOS SERÁ ADMISSÍVEL SE POR ELAS OPTAR O AUTOR OU SE IMPOSSÍVEL A TUTELA ESPECÍFICA OU A OBTENÇÃO DO RESULTADO PRÁTICO CORRESPONDENTE. INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS SE FARÁ SEM PREJUÍZO DA MULTA TUTELA LIMINARMENTE OU APÓS JUSTIFICAÇÃO PRÉVIA, CITADO O RÉU MULTA DIÁRIA AO RÉU, INDEPENDENTEMENTE DE PEDIDO DO AUTOR, SE FOR SUFICIENTE OU COMPATÍVEL COM A OBRIGAÇÃO, FIXANDO PRAZO RAZOÁVEL PARA O CUMPRIMENTO DO PRECEITO BUSCA E APREENSÃO, REMOÇÃO DE COISAS E PESSOAS, DESFAZIMENTO DE OBRA, IMPEDIMENTO DE ATIVIDADE NOCIVA, ALÉM DE REQUISIÇÃO DE FORÇA POLICIAL.

PREPARO DE CUSTAS E REGRESSO Não haverá adiantamento de custas, emolumentos, honorários periciais e quaisquer outras despesas, nem condenação da associação autora, salvo comprovada má-fé, em honorários de advogados, custas e despesas processuais. Nas ações de responsabilidade por acidente de consumo a ação de regresso poderá ser ajuizada em processo autônomo, facultada a possibilidade de prosseguir-se nos mesmos autos, vedada a denunciação da lide. Aplicam-se às ações previstas neste título as normas do Código de Processo Civil e da Lei da Ação Civil Pública, inclusive no que respeita ao inquérito civil, naquilo que não contrariar suas disposições.

FORO = LOCAL ONDE OCORRER O DANO DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA DIREITOS DIFUSOS, HOMOGÊNIO E INDIVIDUAL HOMOGÊNIOS DE INTERESSE SOCIAL FORO = LOCAL ONDE OCORRER O DANO LITISPENDÊNCIA = SOMENTE ENTRE OS LEGITIMADOS CONCORRENTE COISA JULGADA ERGA OMNES NOS LIMITES TERRITORAL DO JULGADOR EXCETO NA IMPROCEDÊNCIA POR FALTA DE PROVAS A CONDENAÇÃO EM DINHEIRO REVERTE PARA UM FUNDO DE DEFESA DE DIREITOS DIFUSOS

DA AÇÃO CIVIL COLETIVA DEFESA DE DIREITO INDIVIDUAL HOMOGÊNIOS FORO = LOCAL ONDE OCORRER O FATO EXCETO A EXECUÇÃO QUANDO INDIVUALIZADA = DOMICÍLIO DO AUTOR LITISCONSÓRCIO = ADMITE O INGRESSO DE INTERESSADOS COISA JULGADA ERGA OMNES NA PROCEDÊNCIA. NA IMPROCEDÊNCIA SÓ ATINGE OS DEMANDANTES LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DE SENTENÇA = ADMITE A CISÃO DE JUÍZOS

MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO OUTRAS AÇÕES AÇÃO POPULAR MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO HABEAS DATA